O Que É Úvula? The 13 New Answer

Are you looking for an answer to the topic “o que é úvula“? We answer all your questions at the website Chewathai27.com/ppa in category: Aodaithanhmai.com.vn/ppa/blog. You will find the answer right below.

Qual é a função da úvula?

Evitar que as pessoas engasguem ao engolir; Contribuir na produção da saliva e lubrificação da garganta; Proteger o organismo da entrada de infecções e doenças; Auxiliar na emissão de sons e na fala.

Pode tirar a úvula?

A úvula pode ser removida parcial ou totalmente. Dependendo do caso, ainda é possível retirar apenas as amígdalas. Essa opção pode ser viável quando elas sofrem hipertrofia (aumento).

O que causa inflamação na úvula?

Várias causas de edema de úvula têm sido relatadas: alergia, infecçao, trauma, mecânica/traumática, angioedema hereditário e reaçao a fármacos, incluindo inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA)14.

Como é uma úvula?

A úvula é um apêndice cônico do véu palatino, situado na parte posterior da boca. Na linguagem coloquial ou vulgar dá-se à úvula nomes tais quais campainha, váula, goela, sininho ou belengodengo, dada sua semelhança ao badalo.

O que acontece se tirar a úvula?

“A úvula participa da deglutição direcionando os alimentos para a faringe e impede que os alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal vedando esta passagem, ou seja, é imprescindível para evitar o engasgamento”, revela. Além disso, a estrutura também contribui para a produção e emissão de sons na fala.

AAAI

Você sabe o que é úvula? Também conhecida como “sininho da garganta”, essa estrutura é encontrada no céu da boca ao lado das amígdalas e desempenha um papel importante na deglutição e emissão de sons da fala. Por esse motivo, embora seja facilmente esquecida durante os cuidados com a saúde bucal, ela também requer uma atenção especial por parte dos pacientes. Para entender melhor o assunto, a dentist Uila Ramos revelou para o Sorrisologia a importância da úvula e como cuidar dessa região. confira!

O que é úvula?

Antes de falar da função da úvula, é preciso entender um pouco mais sobre a anatomy da boca. Is so porque existem outras estruturas que são necessarias para garantir o funcionamento do sininho da garganta. O céu da boca, por exemplo, é recoberto por um tecido revestido por uma membrana úmida, chamado palato, que é onde a úvula fica localizada. “Ela é uma estrutura ímpar que fica situada na parte mediana e posterior do palato mole, que é a porção muscular do céu da boca com recobrimento de tecido mucoso”, explica Drª Uila.

Qual é a função da úvula?

Se engana quem pensa que a úvula é uma estrutura com pouca ou nenhuma função. De acordo com a especialista, ainda que seja minúscula e formada por mucosa, a úvula desempenha um papel fundamental em processos específicos do organismo. “A úvula participa da deglutição direcionando os alimentos para a faringe e impede que os alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal vedando esta passagem, ou seja, é imprescindível para evitar o engasgamento”, Revela. Além disso, a estrutura também contribui para a produção e emissão de sons na fala.

Úvula bifida: o que é?

Assim como outras partes da cavidade bucal, a úvula também pode sofrer com inflamações, má formação e outros incômodos. A úvula bifida, por exemplo, é um dos quadros mais comuns. Nesse caso, a estrutura apresenta uma bifurcação partcial ou total em sua forma e é considerada como um marcador importante da presença de fenda palatina submucosa. “A úvula bifida pode estar associada a uma fenda palatina, abertura no palato ósseo pela falta de fusão dos processos ósseos durante o período intra-uterino, ou à fenda palatina submucosa que é uma fenda no palato mole”, conta.

Quando não tratada, a úvula bífida pode trazer complicações como dificuldades na alimentação, especialmente em bebês que devido à fraca pressão intrabucal durante a mamada sofrem o refluxo nasal, hipernasalidade dos sons na fala, predisposição a desenvolver otites comoção der compo meter como de comp . Além disso, edema como responda to traumatismos, alergias, inflamações, úlceras e tumores malignos também podem afetar a úvula.

É preciso fazer a limpeza da úvula?

Segundo a Drª Uila, a úvula não requer uma higiene diária semelhante à recommend para os dentes e gengivas. “Quando há algum sinal suspeito de inflamação, alergia ou ferida, o ideal é buscar a ajuda de um profissional qualificado”, aconselha. Nesse caso, o exame clínico e as análises laboratoriais serão a guarantia de um diagnóstico correto e, consequently, um tratamento mais adequado para o seu quadro. Por isso, a qualquer sinal de incômodo ou dores no local, não hesite. Lembre-se: é muito importante não negligenciar o início de alguma lesão tumoral para evitar que ela se agrave com o tempo.

Este artigo contou com a participação de:

Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380

Cirurgiã-Dentista Formada Pela Universidade Federal de Pernambuco, Orthodontista Formada Pela Faculdade de Odontologia do Recife

Qual a função da úvula e da epiglote?

Ela funciona como uma espécie de válvula da laringe. A função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se fecha quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório.

AAAI

Ouça este artigo:

An epiglot é uma saliência amarelada cartilaginosa, que se encontra no início da laringe. Ela se parece com uma espécie de lâmina que se encontra na parte traseira da lingua, que serve para fechar a ligação da faringe com a glote, evitando assim que o sistema respiratório se ligue ao sistema digestivo. Ela funciona como uma espécie de válvula da laringe.

A função da epigloté é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratoria; ela se fecha quando engolimos algo, permissionindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório. A falha desta abertura result in engasgamento.

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto a epiglotte se abaixa, occasionando o fechamento da laringe, allowindo assim a passagem do alimento para o esôfago; durante a respiração a epiglotte se eleva Permitindo assim um acesso livre para a laringe Permitindo a passagem de ar.

Essa função geralmente é automática, como procedure padrão da deglutição. Existem maneiras de prevenir que ocorra o engasgo acidental, como por example, quando estamos comendo, devemos respirar pelo nariz, e não pela boca. Respirar pela boca durante a alimentação pode fazer com que partículas de alimento entrem na laringe.

Para que ocorra o desengasgo existe uma manobra chamada Heimlich, que desaloja essas partículas alimentares, fazendo com que as vias respiratórias sejam liberadas.

Nem semper a epiglotte fica no local onde deveria ficar: quando dormimos a epiglotte pode ir para trás da glote occasionando a dificuldade de respirar; o local normal que ela teria que ficar seria no topo da laringe.

Existem doenças que podem afetar a epiglot, como por example, a epiglotite, que seria a inflamação da epiglot, causada por uma bacteria, ocasionando obstrução da via respiratoria. Alguns sintomas comuns da epiglotite são dor de garganta, rouquidão, frequente febre alta, difficuldade em deglutir e respirar. Em crianças, a difficuldade em deglutir faz com que a criança babe.

Esta doença é mais comum em crianças, mas já existem vacinas contra a bacterium, que geralmente é aplicada quando se tem 2 meses de idade. A infection geralmente se inicia no strato respiratorio, com uma inflamação no nariz ou na garganta e acaba alcançando a epiglot. O tratamento é baseado em antibioticos e pode durar de entre 1 e duas semanas.

Font:

http://www.ehow.com.br/funcao-epiglote-sobre_19271/

http://www.klickeducacao.com. br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-3219,00.html

http://www.tuasaude.com/epiglotite-doenca-subita-e-fatal/

http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp

http://gabrielrbrunoabioifes. wordpress.com/2011/02/12/a-faringe-e-funcao-da-epiglote/

Images: http://www.fujimais.com/travesseiro and http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/Heimlich+maneuver

Original text published at https://www.infoescola.com/anatomia-humana/epiglote/

Quem nasce sem a úvula?

Presente em alguns bebês ao nascer, a úvula bífida é um distúrbio de desenvolvimento e é a forma menos grave de um grupo de anomalias identificadas no nascimento, como lábio leporino e fenda palatina.

AAAI

Presente em alguns bebês ao nascer, a úvula bifida é um distúrbio de desenvolvimento e é a forma menos grave de um grupo de anomalias identificadas no nascimento, como lábio leporino e fenda palatina.

Por que a úvula bifida ocorre?

Assim como o lábio leporino e a fenda palatina, a bifurcação da úvula é criada quando os tecidos dos dois lados do céu da boca não se unem adequadamente no meio. Entretanto, ao contrario do lábio leporino e da fenda palatina, algumas vezes não é possível diagnosticar essa anomalia antes do nascimento, pois ela pode não ser visível nos exames de ultrassonografia de rotina.

A fenda palatina submucosa também pode ser diagnosticada juntamente com a úvula bifida, e essa associação pode ser mais preocupante do que a úvula bifida isolada. Nesse caso, o tratamento da fenda palatina pode exigir cirurgia para repair e fechar o espaço aberto, explica o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Assim como nos tipos graves de fendas, o bebê pode ter uma incidência mais alta de infecções de ouvido ou problemas para mamar, mas a anomalia da úvula não afeta a alimentação ou a fala tanto quanto a fenda no palato.

Tratamento recommended for uvula bifida

Quando uma criança é diagnosticada com úvula bifida, a equipe de cirurgia normalmente envolve um dentala, um cirurgião-dentista, um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) e, possivelmente, um fonoaudiólogo,dependendo da gravidade da fenda (orifício no céu da boca). A cirurgia geralmente envolve o fechamento do palato e da úvula enquanto a criança é bem nova (2 anos ou menos), e possivelmente mais cirurgias à medida que a ela se desenvolve.

Apesar das preocupações que alguns pais podem ter, a úvula bifida e qualquer fenda associada a ela são condições que pode ser facilmente corrigidas e, com tratamento e acompanhamento adequados, o paciente pode esperar ter uma boca saudável por toda a vida.

É normal a úvula encosta na língua?

Olá, as causas mais comuns de alongamento agudo da úvula são trauma no local ou uma noite com episódio intenso isolado de ronco (principalmente em pacientes que não apresentam este sintoma no dia-a-dia). Nestes casos, se houver edema, há chance de regredir com medicação.

AAAI

Olá, as causas mais comuns de Alongamento agudo da úvula são trauma no local ou uma noite com episódio intenso isolado de ronco (principalmente em pacientes que não apresentam este sintoma no dia-a-dia). Nestes casos, se houver edema, há chance de regredir com medicação. It’s about edema, or treats it like cirúrgico por uvuloplastia, uma cirurgia com baixo grau de complexidade. Abraham!

O que tem atrás da úvula?

Essa região possui muitas pequenas glândulas mucosas e tecido linfóide, de defesa para o organismo.

AAAI

Essa região possui muitas pequenas glândulas mucosas e tecido linfóide, de defesa para o organismo. Pode tratar-se de alguma obstrução em uma pequena glândula ou aumento de volume desse tecido linfóide (reativo a aalgum processo inflamatorio ou aérgico), além de outras patologias menos frequentes, mas que necessitam ser descartadas. Recomendo-lhe procurar um especialista (Otorrino ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço) para procedure a um bom exame clínico local e regional, que com auxílio das fibras opticas conseguirá detectar a causa da sua queixa e tratá-la adequadamente. O exame é rápido, simples e indolor.

Quem nasce sem a úvula?

Presente em alguns bebês ao nascer, a úvula bífida é um distúrbio de desenvolvimento e é a forma menos grave de um grupo de anomalias identificadas no nascimento, como lábio leporino e fenda palatina.

AAAI

Presente em alguns bebês ao nascer, a úvula bifida é um distúrbio de desenvolvimento e é a forma menos grave de um grupo de anomalias identificadas no nascimento, como lábio leporino e fenda palatina.

Por que a úvula bifida ocorre?

Assim como o lábio leporino e a fenda palatina, a bifurcação da úvula é criada quando os tecidos dos dois lados do céu da boca não se unem adequadamente no meio. Entretanto, ao contrario do lábio leporino e da fenda palatina, algumas vezes não é possível diagnosticar essa anomalia antes do nascimento, pois ela pode não ser visível nos exames de ultrassonografia de rotina.

A fenda palatina submucosa também pode ser diagnosticada juntamente com a úvula bifida, e essa associação pode ser mais preocupante do que a úvula bifida isolada. Nesse caso, o tratamento da fenda palatina pode exigir cirurgia para repair e fechar o espaço aberto, explica o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Assim como nos tipos graves de fendas, o bebê pode ter uma incidência mais alta de infecções de ouvido ou problemas para mamar, mas a anomalia da úvula não afeta a alimentação ou a fala tanto quanto a fenda no palato.

Tratamento recommended for uvula bifida

Quando uma criança é diagnosticada com úvula bifida, a equipe de cirurgia normalmente envolve um dentala, um cirurgião-dentista, um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) e, possivelmente, um fonoaudiólogo,dependendo da gravidade da fenda (orifício no céu da boca). A cirurgia geralmente envolve o fechamento do palato e da úvula enquanto a criança é bem nova (2 anos ou menos), e possivelmente mais cirurgias à medida que a ela se desenvolve.

Apesar das preocupações que alguns pais podem ter, a úvula bifida e qualquer fenda associada a ela são condições que pode ser facilmente corrigidas e, com tratamento e acompanhamento adequados, o paciente pode esperar ter uma boca saudável por toda a vida.

É normal a úvula encosta na língua?

Olá, as causas mais comuns de alongamento agudo da úvula são trauma no local ou uma noite com episódio intenso isolado de ronco (principalmente em pacientes que não apresentam este sintoma no dia-a-dia). Nestes casos, se houver edema, há chance de regredir com medicação.

AAAI

Olá, as causas mais comuns de Alongamento agudo da úvula são trauma no local ou uma noite com episódio intenso isolado de ronco (principalmente em pacientes que não apresentam este sintoma no dia-a-dia). Nestes casos, se houver edema, há chance de regredir com medicação. It’s about edema, or treats it like cirúrgico por uvuloplastia, uma cirurgia com baixo grau de complexidade. Abraham!

Porque a úvula aumenta de tamanho?

Uma úvula inchada geralmente é causada por infecções bacterianas, e essas infecções costumam vir acompanhadas de febre. Se você está com dificuldade de engolir, ficando sem ar e tendo sensação de ânsia, tire a sua temperatura para ver se está com febre.

AAAI

Aquela coisa que fica pendurada na garganta tem um nome: úvula! Às vezes, ela pode ficar inchada, causando dificuldade para engolir, ânsia, asfixia e até liberação de saliva em crianças pequenas. Existem algumas coisas que podem causar inchaço na úvula, como infecçõesbacteras ou virais, alergias, boca seca, refluxo gástrico e até a genética. Se você vir que a sua úvula está vermelha ou inchada, pode fazer algumas coisas em casa, como gargarejo com água morna, chupar pastilhas para a garganta ou comer lascas de gelo para aliviar os sintomas. Se eles não melhorarem ou se o inchaço for em uma criança, vá ao médico.

O que tem abaixo da úvula?

Essa região possui muitas pequenas glândulas mucosas e tecido linfóide, de defesa para o organismo.

AAAI

Essa região possui muitas pequenas glândulas mucosas e tecido linfóide, de defesa para o organismo. Pode tratar-se de alguma obstrução em uma pequena glândula ou aumento de volume desse tecido linfóide (reativo a aalgum processo inflamatorio ou aérgico), além de outras patologias menos frequentes, mas que necessitam ser descartadas. Recomendo-lhe procurar um especialista (Otorrino ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço) para procedure a um bom exame clínico local e regional, que com auxílio das fibras opticas conseguirá detectar a causa da sua queixa e tratá-la adequadamente. O exame é rápido, simples e indolor.

QUAL A FUNÇÃO DA ÚVULA? PRA QUE SERVE A ÚVULA? | MK Fisiologia

QUAL A FUNÇÃO DA ÚVULA? PRA QUE SERVE A ÚVULA? | MK Fisiologia
QUAL A FUNÇÃO DA ÚVULA? PRA QUE SERVE A ÚVULA? | MK Fisiologia


See some more details on the topic o que é úvula here:

O papel da úvula: anatomia, função e uvulite | Colgate®

A úvula (corretamente chamada de úvula palatina) é encontrada no palato mole, ladeada pelas amígdalas. Ambas as estruturas estão localizadas na …

+ View Here

Source: www.colgate.com.br

Date Published: 10/16/2021

View: 3224

Úvula – Wikipédia, a enciclopédia livre

A úvula é um apêndice cônico do véu palatino, situado na parte posterior da boca. … Na linguagem coloquial ou vulgar dá-se à úvula nomes tais quais campainha, …

+ View More Here

Source: pt.wikipedia.org

Date Published: 6/14/2021

View: 6257

Úvula: saiba mais sobre essa estrutura, assim como os …

O que é úvula? … A úvula é uma estrutura que fica posicionada no céu da boca na parte que corresponde a uma parte que fica no palato na região …

+ View More Here

Source: clinicasoraldents.com.br

Date Published: 12/20/2021

View: 552

úvula – Dicionário Online Priberam de Português

[ Anatomia ] [ Anatomia ] Apêndice carnudo, móvel e contráctil , em forma de bago de uva, que pende do véu palatino, à entrada da garganta.

+ Read More Here

Source: dicionario.priberam.org

Date Published: 6/11/2022

View: 1868

Úvula: o que é, qual sua importância e cuidados com a região

O palato é o “céu da boca”, a parte superior da cavade bucal. Ele se subdive em duas áreas: palato duro e o mole. Por sua vez, o palato mole é fica no fim …

+ Read More Here

Source: 021dental.com.br

Date Published: 10/2/2022

View: 1608

O que é úvula e qual sua função?

Responsável por emitir sons e deglutir os alimentos, ela é auxiliada pelo palato mole, a estrutura mais interna do céu da boca. Como é o nome da campainha que …

+ Read More

Source: baiadoconhecimento.com

Date Published: 1/20/2022

View: 3203

Úvula: função, tipos, cuidados e tratamentos | Bruno Puglisi | iG

A úvula é o “sininho” que temos na entrada da garganta. Aquela parte molinha que fica lá no fundo da boca. Ela é formada de músculos, …

+ View More Here

Source: saude.ig.com.br

Date Published: 3/11/2021

View: 7531

Significado de Úvula

Qual é a úvula. Conceito e significado da úvula: a úvula é um pequeno apêndice que fica pendurado na parte de trás do palato mole entre as …

+ View More Here

Source: pt.about-meaning.com

Date Published: 4/22/2021

View: 8615

Para que serve o sininho da garganta

Para que serve o sininho da garganta

O name científico do sininho da garganta é úvula, aquele apêndice cônico que fica no fundo da garganta e está presente apenas nos humanos e em algumas espécies de babuínos. A úvula é presa no palato mole e tem various funções como:

Impedir que a comida suba para o nariz quando engolimos;

Evitar que as pessoas engasguem ao engolir;

Contribuir na produção da saliva e lubrificação da garganta;

Proteger o organismo da entrada de infecções e doenças;

Auxiliary na emissão de sons e na fala.

Com tantas funções assim, é importante ficar atento a qualquer sinal de inflamação, alergia ou ferida na garganta e procurar orientação medica.

Quer saber mais sobre o sininho da garganta? Deixe a sua duvida aqui nos commentarios!

____

📌Dr. Diego Pizzamiglio – Otorrino Curitiba

📌CRM PR 23.174 | RQE-PR 1440

📱Clínica CEOM – Unidade Jardim das Américas IPO: 41. 3267-4654 | 41. 99543-1379

📱Hospital IPO: 41. 3314-1500

📱Unidade IPO Sao Jose: 41. 3081-6700

📱Unidade IPO Campo Largo: 41.3555-3580 | 41. 98441-4340

Apneia do sono: cirurgia precisa ter indicação específica

Apneia do sono é mais frequente em homens. Photo: Olichel/Pixabay

A apneia do sono é provocada por diversos fatores e caracteriza-se pelo estreitamento da passagem de ar pela garganta, o que difficult e até interrompe a respiração enquanto a pessoa dorme. Os tratamentos também são variados, e algumas cirurgias podem melhorar ou curar o problema, desde que tenham indicação específica.

Segundo Otávio Ferraz, Cirurgião Dentistaria especializado en odontologia do sono, mais da metade das pessoas que sofrem de apnoia tem alguma deformidade craniofacial. “Ou seja, há malformações maxilomandibulares que levam esses ossos a estarem posteriorizados ou estreitos, fazendo com que a língua também fique posteriorizada. Isso diminui a dimensão da faringe, causando a apneia do sono”, explica o médico.

Para esses casos, pode ser indicada uma cirurgia esquelética, também chamada ortognatica, que reposiciona os ossos a fim de expandir a passagem pela faringe. Ferraz alerta que esse procedure é realizado totalmente por dentro da boca e causa great impacto na estética facial.

O jornalista Leonardo Costas, de 37 anos, passou pelo procedure há quase dois anos, mas sofria de apneia do sono desde a adolescência. O caso dele, mais tarde, foi classificado como gravíssimo por ter cerca de 70 apnoias em uma hora de sono e mais de 350 por noite. “Já tinha feito algumas polissonografias, mas não tinha dado valores tão altos, então não dei muita importância na época”, diz.

Ele so procurou ajuda médica quando dormiu ao volante enquanto dirigia pela Rodovia Anchieta a caminho da cidade de Santos. Costas afirma que, após a cirurgia, a qualidade de vida dele melhorou bastante. “Não ronco mais, acabou a exaustão e a sonolência durante o dia e não preciso mais usar remédio para descongestionar o nariz.”

Apnea graves são aquelas em que a pessoa tem mais de 30 interrupções da respiração por hora de sono. Photo: Pixabay

Ferraz foi quem realizou a cirurgia do jornalista e explica que ele tinha uma deficiency de crescimento mandibular. “Grande parte desses pacientes que apresentam malformações esqueléticas também tem os dentes mal posicionados. Muitos necessitam de tratamentos orthodonticos prévios à cirurgia”, afirma o especialista.

Além do CPAP, aparelho que captura oxigênio do ambiente e o ’empurra’ para dentro da boca a fim de abrir a faringe, Costas teve de usar aparelho fixo e extrair dois dentes. O objetivo era ganhar ainda mais espaço para a passagem do ar. A cirurgia do jornalista durou mais dez horas, ele ficou 59 dias sem mastigar e atualmente está em fase final de fonoaudiologia.

Embora a cirurgia esquelética tenha caráter curativo, o paciente pode voltar a ter episódios de apneia do sono se não cuidar da saúde como um todo. O ganho excessivo de peso, por example, que é fator de risco para a doença, deve ser evitado.

Cirurgias para apnea do sono

Outro procedure que pode ser indicated é a uvulopalatofaringoplastia. Esse nome complicado arange todas as áreas que são afetadas: a úvula (também conhecida como ‘campainha’), o palato mole e a faringe. É indicada em casos de ronco primário e apnoia leve.

Essa intervenção cirúrgica geralmente é realizada por otorrinolaringologistas e persiste, basicamente, na remoção das amígdalas e de um fragmento do palato mole, além de alguns pontos que abrem o espaço da faringe para prevenir a junção das estruturas que geram o ronco ou a obstrução. A úvula pode ser removida parcial ou totalmente.

Dependendo do caso, ainda é possível retirar apenas as amígdalas. Essa opção pode ser viável quando elas sofrem hipertrofia (aumento). O médico responsável pelo procedimento, geralmente o otorrino, pode available ainda se há desvio de septo ou hipertrofia das conchas nasais que collaboram para a apneia.

VEJA TAMBÉM: Dez mandamentos para uma boa noite de sono

Shem zirgy

Quem não quer passar pelo centro cirúrgico tem ainda a opção de usar aparelhos que ajudam o ar a entrar mais facilmente pela garganta. O CPAP (sigla em inglês para Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) is a conservative treatment and consists of a capsule that causes oxygen uptake of the surroundings, umedece por meio de uma mangueira chamada traqueia e o ’empurra’, por pressão positiva, para dentro da boca, abrindo a faringe.

Ferraz explica que esse equipamento é indicated para todos os níveis de apnoia, leve (de 6 a 15 obstruções a cada hora de sono), moderado (16 a 30 obstruções por hora de sono) or grave (mais de 30 obstruções por hora).

Há ainda o aparelho intraoral de avanço mandibular (AIO-AM) que é indicated para apnoias leves e moderadas. O objetivo dele é tracionar a mandíbula para frente durante o sono a fim de aumentar a dimensão da faringe e evitar a obstrução da via respiratória.

Campanhas conscientizam sobre apneia do sono

No próximo domingo, 17, a ResMed, Empresa focada em soluções de monitoramento do sono, vai promoter uma ação no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, em alusão à Semana Mundial do Sono.

O evento educativo contará com uma tabuleiro gigante de 22 casas, sendo 14 dellas com informações sobre apneia do sono e oito que avaliam a propensão de o indivíduo desenvolver a doença.

Quem participar da dinâmica vai receber oito peças tipicamente associadas aos momentos que antecedem uma boa noite de sono: pantufas, travesseiro, touca, tapa-olho, urso de pelúcia, cobertor, camisa e calça de pijama. Ação é feita em parceria com a Associação Brasileira do Sono (ABS).

Segundo a ABS, estima-se que mais de 70 milhões de brasileiros tenham dificuldade repetitiva de iniciar ou manter o sono. Por isso, a Semana Mundial do Sono ocorre em todo o território nacional e promove events para divulgar para a população informações importantes, novidades e as últimas pesquisas úteis para o bom sono de todos nós. Confira a programação aqui.

AAAI

Edema agudo isolado da úvula: autoinduzido e associated with inalação de maconha

Mario Geller

10.5935/2318-5015.20130040

MD, MACP, FAAAAI, FACAAI. Title member of the Academia de Medicina in Rio de Janeiro.

Endereço para correspondência:

Clinic Geller de Alergia e Immunologia

Email: [email protected]

Nao foram declared conflicts of interest associados à publicaçao desta carta.

prezado editor,

Edema agudo da úvula é uma condiçao clínica rara e frequentemente idiopática. É um evento potential-mente fatal, pela possibilidade de causar obstruçao das vias aéreas superiores. Várias causas de edema de úvula têm sido relatadas: Alergia, infecçao, trauma, mecanica/traumática, hereditário angioedema e reaçao a fármacos, incluindo inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA)1-4. Uvulite aguda isolated with large edema tem sido relatada3-6. Uvulite aguda com edema pronunciado foi descrita após a inalaçao de canabinol (maconha)7,8. Os sintomas geralmente regridem com a administraçao de corticosteroides and antihistaminicos. Relatamos dois casos recorrentes de edema agudo isolado da úvula mecanicamente autoinduzidos, com associaçao à inalaçao de maconha em um dos casos.

Kaso I

Male patient, Caucasian, student, 15 years old, with Asma diagnostics and Riniten, Alergico and Acaros da Poeira Domiciliar (Dermatophagoides farinae, D. pteronyssinus, Blomia tropicalis) and Baratas. Relata que tem periodicamente episódios de stresse e que habitualmente fuma maconha. Em várias ocasioes notou autotraumatizar a úvula com a porçao posterior da língua desenvolvendo odinofagia, disfonia, disfagia, e obstruçao das vias aéreas superiores com dispneia. Uvulite with significant edema, since the uvula ocorreu 5 seconds ago 3 years (Figure 1), necessary for intramuscular administration of autoinjection of adrenaline, antihistamines and corticosteroids. Houve semper progressiva e completa resoluçao dos quadros emergenciais em algumas horas. No último episódio houve inalaçao de maconha. História negativa para alergia medicamentosa. A espirometria basal revelou VEF 1 com 63% do valor previsto normal and resposter pós-broncodilatadora de 15%. A citologia nasal (coloraçao de Hänsel) evident a presença de eosinófilos. A asma e rinite foram controladas com a administraçao da combinaçao formoterol-budesonida inalatoria, com o uso oral de fexofenadina e cetirizina, e furoato de fluticasona intranasal, respectively. Presentava 6% of eosinophilia sanguinea (560 cells/mm3). Os seguintes laboratoriais exams foram normais ou negativos: Triptase sérica, complemento C4, PCR, and os outros paraâmetros do hemograma com contagem de plaquetas. Painel de 30 aérgenos alimentares foi negativo em tests cutaneos de hypersensibilidade immediate, sendo empregados controles positivo (histamina) and negativo (diluente glicerinado). O paciente foi instruído para nao autotraumatizar a úvula com a sua lingua e nao fumar maconha. Psicoterapia foi aconselhada.

Figure 1 – Agudo edema isolated uvula Figure 1 – Agudo edema isolated uvula

Kaso II

Paciente masculino, caucasiano, advogado, 37 years old, com história de edema de uvula, prurido difuso, desidrose e estresse, de um ano de duraçao. Ao exame clínico havia edema e eritema pronunciados da úvula. In various situations of stress not to be autotraumatic, a úvula com a porçao posterior da língua desenvolvendo odinofagia e disfonia. História negativa para alergia medicamentosa. Os seguintes exames laboratoriais foram normais ou negatives: Complete blood count, plaque infections, VHS, PCR, T4 blood, TSH, anti-TPO, bilirrubins, hepatic enzymes, proteins (total and fraçoes), alkaline phosphatase, glucose, hemoglobin- Glycosilada (A1C ), and exame parasitológico de fezes. Painel de 30 aérgenos alimentares foi negativo em tests cutaneos de hypersensibilidade immediate, sendo empregados controles positivo (histamina) and negativo (diluente glicerinado). Foi controlado com a administraçao oral de fexofenadina e cetirizina. O paciente foi instruído para nao autotraumatizar a úvula com a sua lingua. Psicoterapia foi aconselhada.

Oedema da úvula é raro, e ocasionalmente está associated with angioedema, urticaria e anafilaxia. Em mais da metade dos casos é idiopático9. Ocasionalmente pode ser autoinduzido pelo trauma mecânico da língua na úvula. Isto pode ocorrer por stresse. A inalaçao de maconha é outro fator descrito na patogênese do edema agudo de úvula.

CREDENTIALS

1. Raux F, Carrat X, Pescio P, Carles D, Devars F, Traissac L. Uvular edema. Diagnostic, etiological and therapeutic management. Rev. Laryngol Otol Rhinol (board). 1999;120(2):111-4.

2. Goldberg R, Lawton R, Newton E, Line WS Jr. Evaluation and management of acute uvular edema. Ann Emerg.Med. 1993;22(2):251-5.

3. Patel RV, Cho C, Medd C, Cresswell J. Isolated non-hereditary angioneurotic edema of the uvula (Quincke’s disease) in an adolescent. teenager BMJ Case Rep. 2014 April 9; pii: bcr2013203312. doi: 10.1136/bcr-2013-203312.

4. Viana-Tejedor A, Nunez-Gil IJ. Images in clinical medicine. Isolated uvular angioedema. N Engl J Med 2014 Apr 10;370(15):e24. doi: 10.1056/NEJMicm1309447.

5. Cohen M, Chhetri DK, Leiter C. Isolated uvulitis. Ear, Nose and Throat J. 2007;86(8):462-4.

6. Evans TC, Roberge RJ. Quincke’s disease of the uvula. Am J Emerg. Med. 1987; 5(3):211-6.

7. Boyce SH, Quigley MA. Uvulitis and partial upper airway obstruction after inhalation of cannabis. Emerg Med (Fremantle). 2002;14(1):106-8.

8. Haddad LM. Marijuana Suppositories. Am J Emerg. Med. 1990;8(2):179.

9. Alcoceba E, Gonzalez M, Gaig P, Figuerola E, Auguet T, Olona M. Edema of the uvula: etiology, risk factors, diagnosis and treatment. J Investig Allergol Clin Immunol. 2010;20(1):80-3.

Related searches to o que é úvula

Information related to the topic o que é úvula

Here are the search results of the thread o que é úvula from Bing. You can read more if you want.


You have just come across an article on the topic o que é úvula. If you found this article useful, please share it. Thank you very much.

Leave a Comment