O Que Falar Para Alguem De Luto? Top Answer Update

Are you looking for an answer to the topic “o que falar para alguem de luto“? We answer all your questions at the website Chewathai27.com/ppa in category: Aodaithanhmai.com.vn/ppa/blog. You will find the answer right below.

O que falar com alguém que está de luto?

O que dizer para alguém de luto?
  1. “Sinto muito que esteja passando por isso” …
  2. “Conte comigo para o que precisar” …
  3. “Eu não sei como você se sente” …
  4. “Isso acontece com todo mundo” …
  5. “Não chore, ele não gostaria de ver você assim” …
  6. “Como você está?”

O que dizer para uma pessoa que perdeu um parente?

Dicas do que dizer quando alguém perde um ente querido
  • “Se precisar, estarei aqui, conte comigo”;
  • “Tudo bem se sentir imponente neste momento, viva o seu luto”;
  • “Eu gostaria de ter as palavras certas para você”;
  • “Eu sei o quanto você a amava”;
  • ” O luto é um vale que você não está passando sozinho”;

Como consolar uma pessoa de luto pelo Whatsapp?

Neste momento tão doloroso, quero que saiba que pode contar comigo e que por mais que eu não possa fazer muita coisa, estou aqui para te confortar e lembrar que você é amado. Toda força do mundo, seja forte e se cuide por favor. Oi, eu não queria chegar aqui neste momento tão triste, mas é preciso.

O que não pode falar para quem está de luto?

“Pelo menos ele(a) agora não está mais sofrendo” – “Ele(a) agora está num lugar muito melhor que nós” – “Deus sabe sempre o que faz” – “Tudo nesta vida tem uma razão” – “Deus não nos dá tristezas que não possamos suportar” – “Ele(a) já tinha idade viveu bastante”…

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

By Nazaré Jacobucci, specialist in Luto

“O silêncio também fala, Fala e muito!

O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham”. (Osho)

O luto é um processo normal de elaboração diante de um rompimento de um vinculo. Este processo se iniciará por perdas reais e/ou simbólicas, ou seja, cotidianamente nós passamos por este processo e ele será vivenciado por toda a nossa existência. Contudo, o luto fica mais em evidência após a morte de um ser humano.

Possivelmente, neste exato momento, você conheça alguém que esteja vivenciando um processo de luto. Como na nossa sociedade moderna pouco falamos ou se quer pensamos sobre a morte, então, em muitas situações, não sabemos o que dizer ou até mesmo como agir diante de um enlutado. Muitas vezes, as palavras são absolutamente ineficazes e, às vezes, no desejo de querer confortar a pessoa enlutada, podemos dizer coisas que, na verdade, podem piorar a situação.

Quando estamos diante de um enlutado devemos ter muito cuidado com as palavras, pois a necessidade de dizer algo pode ser mais constrangedora que o silêncio. Uma palavra dita inadequadamente pode ter um impacto devastador para alguém que está vivenciando um momento de extrema fragilidade. Na minha prática clínica ouvi muitos pacientes comentarem sobre frases que lhes foram ditas e que não lhes ajudaram em nada. Ao contrario, muitos expressaram tristeza e até mesmo raiva por essas frases. Por isso, Preparei uma lista de frases para que possamos refletir sobre o que não dizer a um enlutado.

– Quando uma pessoa morre após um longo period de internação por doença sem possibilidade de cura:

“Pelo menos ele(a) agora não está mais sofrendo” – “Ele(a) agora está num lugar muito melhor que nós” – “Deus sabe semper o que faz” – “Tudo nesta vida tem uma razão” – “Deus não nos dá tristezas que não possamos suportar” – “Ele(a) já tinha idade viveu bastante”…

Estas frases, eu as escuto desde criança e são muito marcantes. Por gentileza, esqueça as frases clichês no seu próximo funeral.

– Quando uma mãe e/ou pai perdem um filho e estes possuem outros filhos:

“Pelo menos você tem outros filhos” – “Vocês são jovens e ainda poderão ter outros filhos” – “Agora ele é uma estrelinha no céu” – “Seja grato(a) por ele ter estado em suas vidas, mesmo que por pouco tempo ” – “Ele(a) agora será mais um anjinho no céu”…

Um dos lutos mais difíceis de serem elaborados é quando os pais perdem um filho. Então, Imaginem o que é ouvir estas frases durante o processo de luto. Para esses pais um outro filho jamais substituirá aquele que morreu.

– Quando um homem ou uma mulher torna-se viúvo e/ou viúva:

“Você é jovem com certeza encontrará outro companheiro(a) – “Hoje em dia tem muitos viúvos(as) em busca de alguém”…

Cuidado, pois a pessoa que acabou de perder seu companheiro(a) ao ouvir estas frases pode achar que você está insinuando que aquela pessoa que morreu não era tão amada e pode ser facilmente substituída.

– Quando transferimos para o tempo a solução de todos os problems:

“O tempo cura todas as dores” – “Isso leva tempo, mas não se preocupe, vai passar”…

Sim, o Tempo é Algo Importante. Até mesmo nós terapeutas, quando atendemos um enlutado, precisamos saber há quanto tempo aquele paciente está em processo de luto. Mas precisamos compreender que, quando uma pessoa perde alguém querido, a vida demora um certo tempo para voltar ao normal. Ao ouvir estas frases o enlutado pode ter a impressão de que há um prazo de validade para a sua dor e que precisam se recuperar logo. Contudo, pode ser que algumas pessoas demorem uma eternidade para se recuperarem da perda que tiveram.

– Quando queremos encorajar uma pessoa a voltar para vida cotidiana:

“Bola para frente, você precisa sair de casa” – “Você semper foi tão forte” – “Para de chorar, ele(a) não fica feliz com isto de lá onde ele(a) está”…

Certamente, ao dizer estas frases a pessoa está querendo de alguma forma encorajar o enlutado a retomar seu cotidiano. Mas elas podem ser prejudiciais para a elaboração adequada do luto. O enlutado pode sentir-se inibido de demostrar a sua dor e isto pode causar complicações psíquicas futuras. Talvez neste momento de profunda dor o enlutado queira mostrar a todos o quão ele também é frágil e que possui fraquezas. O enlutado precisa expressar a sua dor.

– Quando há compared:

“Sei exatamente o que você está sentindo, pois aconteceu comigo” – “Não sei se serve de consolo, mas o meu caso foi bem pior que o seu, porque…” – “Nossa, eu chorava o dia inteiro”…

Cada pessoa é única e cada qual sente e percebe as situações do cotidiano de uma maneira. Posso afirmar que nunca alguém saberá exatamente o que o outro está sentindo. O enlutado pode achar que a pessoa está menosprezando a sua dor.

– Quando há curiosidade:

“Mas, exatamente como ele morreu? “ – “Me disseram que ele(a) morreu de maneira trágica, como foi?”…

Não existe nada mais inapropriado do que alguém ficar perguntando os details sobre como a pessoa morreu ao enlutado. Neste momento, caso o enlutado queira falar sobre o ocorrido, apenas ouça. Não faça perguntas apenas para satisfazer a sua curiosidade.

Não tenho dúvidas de que as pessoas dizem as frases citadas acima com as melhores das intenções, pois a maioria não sabe o que dizer num momento de morte. Com certeza, estar ao lado de um enlutado não é uma tarefa fácil, mas devemos ter muito cuidado com as palavras ao tentarmos “amenizar” a dor de uma perda.

Com efeito, se você estiver com dificuldade de expressar seus sentimentos em palavras, então, diga apenas o necessário – “Eu sinto muito pela sua perda, meus sentimentos”. Às vezes, um forte abraço pode “dizer” mais que mil palavras. Eu penso que uma frase interesting seja: “O que eu posso fazer para ajudá-lo?”. Pois, quando a pessoa está em processo de luto, muitas vezes, não tem condições psiquicas para pensar nas coisas básicas do cotidiano. Então, colocar-se à disposição para alguns afazeres do dia-a-dia pode ser de grande valia para seu amigo e/ou familiar enlutado.

O importante é que o enlutado se sinta acolhido em seu momento de dor, apenas isto.

Nazare Jacobucci

Possuo graduated in Psicologia pela Universidade Presbiteria Mackenzie. Especialist in Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Specialized in Teoria, Pesquisa and Intervenção on Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes themes: Psicóloga Clínica, Avaliação Psicológica, Intervenção em Perda e Luto e Medicina Paliativa. Initially resided on Inglaterra. Estou aprimorando meus conhecimentos em Tanatologia, Perdas e Luto (Mourning and Sorrow).

Conheça mais trabalhos da autora em seu blog Perdas e Luto.

Como consolar uma pessoa de luto pelo celular?

Enviar uma mensagem

Mas lembre-se, evite usar frases como “O tempo cura tudo”, “Você vai se recuperar”, frases que podem sem ter a intenção, mas acabam subestimando o que a pessoa está passando. A empatia neste momento é algo indispensável.

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

Quando um amigo ou amiga passa pela dor do luto, às vezes nos faltam palavras para ajudar a confortar. Neste momento, it is important that it perto, ser presents mesmo que seja online, pois quantas vezes é normal precisarmos de uma palavra amiga em dias normais do cotidiano. Yes imaginou o quanto é importante poder ajudar a quem está enfrentando a dolorosa perda de um ente querido?

Neste período que estamos passando, a nossa presença até mesmo em velórios as vezes não é possível, deixando mais dolorosa a partida do ente querido. Para confortar pessoas nesta época, precisamos de formas de ajudar um amigo mesmo distancee.

Enviar uma mensagem

O gesto de uma mensagem pode mudar o dia de alguém, pois mostra o quanto essa pessoa é importante para você e que ela não está sozinha, ajuda na clareza de seus pensamentos, pode ajudar a decifrar um pouco os sentimentos que estão guardados.

Mas lembre-se, evite usar frases como “O tempo cura tudo”, “Você vai se recuperar”, frases que podem sem ter a intenção, mas acabam subestimando o que a pessoa está passando. A empatia neste momento é algo indispensável.

Há várias formas de enviarmos uma mensagem, nem semper precisamos usar lindas palavras ou algo muito elaborado. Uma simples pergunta como: “Como você está?” or “Precisa de alguma ajuda?”; Pode ser o suficiente para a pessoa perceber que não está sozinha, ja que quando passamos pelo luto o sentimento de solidão pode aparecer e deixar tudo mais escuro.

Ligar para o amigo

Yes reparou que tem pessoas que precisam ouvir? Agora você ira perceber pessoas que precisam escutar palavras de apoio, escutar que são amadas. E nestes dias que as mensagens escritas cada dia tomam contam de nosso dia a dia e as ligações tornam mais de telemarketing do que de amigos, lembre-se de ligar se reparar que esta pessoa precisa ouvir sua voz.

Enviar um presente

Existem pessoas que se sentem amadas ganhando presentes, é uma das linguagens do amor. Não precisa ser algo caro e nem grandioso. So o fato de enviar algo ja sera uma forma de falar que não está sozinho neste momento.

Procure conhecer “As Cinco Linguagens do Amor”, para entender mais as pessoas e a forma de amar de cada um.

Enviar around video

Há vários vídeos na internet que são motivacionais, ou que demonstrem em palavras aquilo que se passa em seu coração. Nos do Parque dos Girassóis, semper produced mensagens para estes momentos.

Já percebeu alguma vez, que estava afogado em seus sentimentos e pensamentos e viu em algum vídeo algo que fez total sentido e ajudou a perceber o que estava escuro em sua mente? Um video para uma pessoa que entende melhor em sensações (cinestésica), pode ajudar muito mais que uma mensagem escrita.

Pode ser algo na mensagem que faça o dia da pessoa um pouco melhor, compartilhe sentimentos.

Todas as mensagens que são produzidas em homenagens para pessoas que faleceram, são uma forma de tentar traduzir os sentimentos das pessoas que passaram pela perda da pessoa tão amada. Liberar sentimentos guardados.

“As lágrimas virão e tudo bem — não tente conter as lágrimas” “Elas têm um propósito.”

“No processo psicoterapêutico, a amizade pode ser compreendida como fator de proteção, é a rede de afeto no enfrentamento dos dissabores da vida, é a força que sustenta ao cair, ou mesmo a mão estendida ao levantar.”

O ser humano é um ser sociavel, que precisa de pessoas para viver em plenitude. Um vínculo pode ser formado através de uma mensagem, um vídeo, uma forma de demonstrar o carinho e respeito que possui pela pessoa, mesmo distancees.

Font: https://psicologiaacessivel.net/2017/07/22/a-funcao-psicologica-da-amizade/

https://www.psicologiasdobrasil.com.br/como-realmente-ajudar-um-amigo-em-luto/

Como consolar uma pessoa por mensagem?

Em vez de dizer apenas “tchau” no final da conversa, diga algo engraçado ou carinhoso, como “Espero que seus sonhos sejam melhores do que o dia de hoje!”. Ou. então, pode dizer algo para dar apoio, como “Tenha uma excelente tarde. Não vejo a hora de conversar com você de novo!”.

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

Pode ser difícil animar alguém que você gosta sem estar pessoalmente presente, no entanto, as mensagens de texto podem ser uma ferramenta bem útil. Experiments enviar uma boa piada ou um meme engraçado para colocar um sorriso no rosto da pessoa. Para algo mais pessoal, você pode usar um editor de images e criar uma imagem engraçada com o seu rosto. Se a pessoa estiver muito chateada, pule a parte das piadas e estimule-a a conversar sobre o que está acontecendo. Deixe-a desabafar e, depois, para dar uma animada, convide-a para fazer algo diversitido com você!

Quais são as 7 fases do luto?

São eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
  • Primeiro estágio: negação. …
  • Segundo estágio: raiva. …
  • Terceiro Estágio: negociação/barganha. …
  • Quarto Estágio: depressão. …
  • Quinto Estágio: aceitação.

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

Saber lidar com mudanças e fins de ciclo é semper muito complexo. Muitas pessoas associam o luto à morte, porém o sentimento de dor da perda pode se manifestar de diversas maneiras.

O luto acontece também em términos de relacionamento, quando saímos de um local de trabalho, quando mudamos de casa ou até de cidade. Apesar de cada situação ser vivenciada de Maneira e intensidade diferentes, é importante entender quais são as fases do luto, para conseguir superar.

O que e o luto?

O luto é um processo psicológico de adaptação a alguma experiência de perda. Trata-se de um período de recolhimento e introspecção, para assimilar o sentimento de saudade e aceitar a nova realidade.

Cada indivíduo react de uma forma, adepender de sua estrutura emotional e vivências. Porém, superar o luto e não repreender o sentimento de perda é essential para todos os indivíduos. Case contrario, is so pode se manifestar posteriormente as algum outro sintoma, as sentimento de culpa ou até crises de choro repentinas.

A duração do luto difere de pessoa para pessoa, mas, segundo a psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross analyzes em seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”, de 1969, são 5 os estágios do luto. São Eles: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.

Primeiro estágio: negação

Conhecido também como fase de isolamento, a primeira das cinco etapas do luto serve como um mecanismo de defesa temporário, um para-choque, que alivia o impacto da notícia, uma recusa a contraar-se com a situação. Pensamentos como “aquilo não pode ter acontecido, não comigo, não com ela” são comuns nesse período.

Ocorre em quem é informado abruptamente a respeito da morte. Embora Considerada a fase initial, esse comportamento pode aparecer também em outros moments do processo do luto.

Como lidar com a negação no luto?

Desde o início, o acompanhamento psicológico é essencial. Nesse momento, a necessidade de se isolar e esstar consigo mesmo é recorrente. Portanto, é importante que as damais pessoas respeitem esse tempo.

Ao invés de contradizer as negações de quem está vivendo a perda, ou tentar trazer um discurso de otimismo, simplesmente tenha empatia com esse sentimento. Já os indivíduos que estão inseridos no luto, é importante se permission dar vazão aos sentimentos de tristeza, solidão ou inconformação.

Segundo estagio: raiva

O segundo momento, da raiva, acontece quando as pessoas saem da introspecção intensa da negação e, finalmente, começam a externalizar um sentimento: a revolta. Neste caso, os indivíduos tornam-se por vezes aggressiveos.

Há também a procura de culpados e questionamentos, tal como: “Por que ele?”, com o intuito de aliviar o imenso sofrimento. Além disso, lembranças das abstenções e planos não realizados podem se refletir em um comportamento hostil.

Isso se manifesta com os que estão próximos ou tentam se aproximar da pessoa enlutada. O que pode dar a impressão de que é deles que o indivíduo sente raiva, quando, na verdade, pouco ou nada tem a ver com eles.

Como lidar com a raiva no luto?

Tendo em vista os comportamentos mais explosives com as pessoas com quem convive, é importante respeitar o espaço do indivíduo que está passando pela perda. As relações podem ser mais difíceis neste momento, mas é preciso entender esta raiva como uma fase necessária do luto.

Terceiro Estágio: negociação/barganha

Na terceira, das cinco fases da perda, os pensamentos de que as coisas podem voltar a ser como antes prevalecem e a pessoa tenta “negociar” consigo mesma ou com os outros para que isso aconteça.

Trata-se de uma tentativa de adiar os temores diante da situação. Assim, os indivíduos buscam firmar acordos com figuras que, segundo suas crenças, teriam poder de intervenção sobre a situação.

Geralmente, esses acordos e promessas são direcionados a Deus, em casos de morte. Porém, quando se trata de fim de relacionamento, por example, isso poderia ser observado em tentativas de restableecer uma conexão que já não está mais lá.

Como lidar com a phase de negociação no luto?

A intenção da pessoa, nesta etapa, é voltar no tempo, na tentativa de encontrar uma forma de impedir que o pior aconteça ou de reverter o que já, de fato, aconteceu.

O processo é o de se conscientizar que, na verdade, o que está por trás da barganha é a culpa por acreditar que se poderia ter feito algo de diferente. É preciso tirar esse peso e entender que agir assim é permanecer preso ao passado.

Quarto Estágio: depressão

É a partir deste momento que o indivíduo começa a lidar, verdadeiramente, com a perda. Uma vez que a pessoa atravessou as fases de natureza mais combativas, como a autodefesa da negação e confronto da raiva, ela costuma vivenciar o luto de forma mais intensa na quarta fase.

A depressão é divida em preparatória e reativa. A depressão reativa ocorre quando Surgem outras perdas devido à morte, como a perda de papéis do âmbito familiar. Outro exemplo é a perda de um emprego e, consequently, um prejuízo financeiro.

Ja a depressão preparatória é o momento em que a aceitação está mais próxima. É quando as pessoas ficam quietas, repensando e processando o que elas vivenciaram e analisando o impacto da experiência na sua vida.

Como lidar com a depressão no luto?

O mais importante é compreender que essa fase não necessariamente se configura como uma doença, ja que o seu surgimento é natural, quando há a iminência da morte ou após uma grande perda.

Mas, é essential resaltar que somente um psicólogo e psiquiatra são capazes de available a gravidade deste momento e orientar a melhor forma para lidar com isso.

Quinto Estágio: aceitação

Por fim, a última etapa do luto é a aceitação. Quando se chega a esse estágio, as pessoas lidam com seus sentimentos de forma serena. É o momento em que conseguem expressar de forma mais clara sentimentos, emoções, frustrações e dificuldades que as circundam.

Quanto mais negarem, mais dificilmente chegarão a este último processo. Cabe resaltar que esses estágios não são um roteiro a ser seguido e que podem sofrer alterações de acordo com cada perspectiveiva pessoal.

Como lidar com a aceitação no luto?

Neste momento, é importante perceber que a realidade da perda é permanente. Portanto, a sudade semper estará presente, mas não é mais um grande pesar semper. Assim, sera possível aprender a conviver com essa falta.

Receba ajuda no seu processo de luto

O apoio psicológico no luto é importante para ajudar o sujeito a compreender o processo da perda e aceitar a nova realidade. O assunto morte ainda é pouco dialogado entre as familias.

Assim, quando um falecimento acontece, as pessoas são tomadas por muitas angústias e também pela necessidade de falar sobre esse sofrimento. A terapia é o espaço de escuta clínica especializada, onde há espaço para falar e olhar para as dores muitas vezes reprimidas.

Sentimento de culpa, mayas e rancores podem ser abordados no atendimento psicológico, sem julgamento, allowindo que novos significados e vivências sejam elaboradas. O Zenklub é a maior speech de video-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem accesso a mais de 2000 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.

Credentials:

BASSO, Lissia Ana; WAINER, Ricardo. Luto e perdas repentinas: Contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental. Available at: https://cdn.publisher.gn1.link/rbtc.org.br/pdf/v7n1a07.pdf

HAYASIDA, Nazaré Maria de Albuquerque; ASSAYAG, Raquel Helena; FIGUEIRA, Isa; Matos, Margarida Gaspar. Morte e luto: Competências dos profissionais. Available at: https://cdn.publisher.gn1.link/rbtc.org.br/pdf/v10n2a07.pdf

Quais são os 5 estágios do luto?

Os cinco estágios do luto descritos por ela:
  • Primeiro estágio: negação e isolamento. …
  • Segundo estágio: raiva. …
  • Terceiro estágio: barganha. …
  • Quarto estágio: depressão. …
  • Quinto estágio: aceitação.

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

Luto

Luto: Estamos Preparados para Morrer e para Lidar com a Morte?

Conheça os cinco estágios descritos pela psiquiatra suíço-americana Elisabeth Kübler-Ross

O luto é o processo que se inicia com uma perda e vai até sua elaboração, quando o indivíduo enlutado volta, novamente, ao mundo externo. É um período de recolhimento em si, uma experiência emotional profunda e individual, definida pela capacidade de lidar com perdas.

Desde que superado, e é fundamental que o seja, para que a dor da perda não seja reprimida e se manifeste depois como algum outro sintoma, o luto não é considerado uma condição patológica, mesmo que haja mudanças temporárias no estilo de vida, como a perda de interest pelo convívio social e pelas atividades do cotidiano. Algumas manifestações são comuns, como entorpecimento (estado de choque), perturbação, crises de choro e dor profunda, sentimentos de culpa (lembranças de momentos em que poderia ter agido de maneira diferente), desespero, hostilidade, raiva, falta de prazer e de interest no mundo.

Cada indivíduo react de uma forma, de acordo com sua estrutura emotional, vivências e capacidade para lidar com perdas. A duração varia para cada pessoa.

Elisabeth Kübler-Ross, psiquiatra suíço-americana, pioneer em estudos de proximidade da morte com pacientes terminais, dedicouse aos estudos dos estágios do luto. Conquistou seu espaço na história como a mais respeitada autoridade no assunto, descrevendo esses estágios em seu livro Sobre a Morte e o Morrer, de 1969. Os seminários sobre a morte e o morrer eram baseados em entrevistas com pacientes terminais que os àtavam, a í consciência e à aceitação da iminência da morte, semper respeitando sua convivência e o limite emotional dos mesmos.

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

Primeiro estagio: negação e isolamento. É o primeiro sentimento diante da notícia de doença terminal para um paciente ou de morte para um enlutado, independentemente de como tomou conhecimento do fato que funciona como um para-choque, para que o paciente ou o enlutado se acostume com tal situação.

Funciona como um para-choque para que o sujeito possa se acostumar com a situação e é preciso aguardar o momento oportuno para se aproximar dele, observando os sinais demonstrados. A aceitação parcial é a fase logo após a negação, quando não se utilizam da negação por muito tempo. É um estado temporário do qual ele se recupera, gradativamente, à medida que vai se acostumando com a realidade, até começar a reagir.

: negação e isolamento. É o primeiro sentimento diante da notícia de doença terminal para um paciente ou de morte para um enlutado, independentemente de como tomou conhecimento do fato que funciona como um para-choque, para que o paciente ou o enlutado se acostume com tal situação. Funciona como um para-choque para que o sujeito possa se acostumar com a situação e é preciso aguardar o momento oportuno para se aproximar dele, observando os sinais demonstrados. A aceitação parcial é a fase logo após a negação, quando não se utilizam da negação por muito tempo. É um estado temporário do qual ele se recupera, gradativamente, à medida que vai se acostumando com a realidade, até começar a reagir. Segundo estagio: raiva. Surge quando não é mais possível negar o fato e há o sentimento de revolta, de inveja e de ressentimento. O paciente ou o enlutado se pergunta “por que eu e não outra pessoa?”. A raiva é expressa por emoções projetadas no ambiente externo e pelo sentimento de inconformismo. Para a família e os amigos, é uma fase difícil de lidar, pois suas attitudes não têm justificativa plausível. A raiva so se torna patológica quando se torna crônica.

: Raiva. Surge quando não é mais possível negar o fato e há o sentimento de revolta, de inveja e de ressentimento. O paciente ou o enlutado se pergunta “por que eu e não outra pessoa?”. A raiva é expressa por emoções projetadas no ambiente externo e pelo sentimento de inconformismo. Para a família e os amigos, é uma fase difícil de lidar, pois suas attitudes não têm justificativa plausível. A raiva so se torna patológica quando se torna crônica. Terceiro Estagio: Barganha. O paciente começa a ter esperança de uma cura divina ou de um prolongamento da vida, em troca de méritos que acredita ter ou ações que promete empreender.

: barganha. O paciente começa a ter esperança de uma cura divina ou de um prolongamento da vida, em troca de méritos que acredita ter ou ações que promete empreender. Quarto estagio: depressão. É o estágio de sentimentos de debilitação e tristeza acompanhados de solidão e saudade. Funciona para o paciente, bem como os envolvidos com ele, como uma preparação para suas perdas. Essa fase requer muita conversa e intervenções ativas por parte dos que estão a sua volta, de modo a evitar uma depressão silenciosa. Is so porque só os que conseguem superar as angústias e as ansiedades são capazes de alcançar o próximo estágio, que é a aceitação.

: Depression. É o estágio de sentimentos de debilitação e tristeza acompanhados de solidão e saudade. Funciona para o paciente, bem como os envolvidos com ele, como uma preparação para suas perdas. Essa fase requer muita conversa e intervenções ativas por parte dos que estão a sua volta, de modo a evitar uma depressão silenciosa. Is so porque só os que conseguem superar as angústias e as ansiedades são capazes de alcançar o próximo estágio, que é a aceitação. Quinto estagio: aceitação. Após externar sentimentos e angústias, inveja pelos vivos e sadios, raiva pelos que não são obrigados a enfrentar a morte, lamento pela perda iminente de pessoas e de lugares queridos, a tendência é que o paciente terminal aceite sua condição e contemple seu fim com mais tranquilidade e menos Expectativa. O enlutado que já conseguiu vencer os estágios anteriores chega, agora, ao momento em que a sudade se torna mais sossegada, se sente mais em paz e começa a ter condições de se organizar na vida.

A esperança é o sentimento mais comum a todos os estágios do luto. Até os mais condom esperam por uma possibilidade de cura. Nesse momento, é fundamental o papel do medico, conservando no paciente a esperança e tentando salvá-lo para que ninguém se entregue. Afinal, a ausência de esperança é o prenúncio do fim.

Hoje já podemos perceber passos a caminho da tão necessária humanização da morte, não esquecendo que esta é uma forma de encontrar um sentido para a vida. É importante perceber a dimensão emocional da perda, pois há lágrimas que têm de ser choradas e há gritos que têm de ser gritados – nossa condição humana pede-o, e a saúde mental exige-o. Devemos, entretanto, valorizar a vida, semper.

Por Leticia Rangel

O que dizer para quem está de Luto | Daniel Barros – CRM/SP 100.674

O que dizer para quem está de Luto | Daniel Barros – CRM/SP 100.674
O que dizer para quem está de Luto | Daniel Barros – CRM/SP 100.674


See some more details on the topic o que falar para alguem de luto here:

O que falar para quem acaba de perder alguém?

Confortar quem se ama quando essa pessoa está passando pelo luto é uma atitude natural, um gesto de generosade e amor.

+ View More Here

Source: cemiteriometropolitano.com.br

Date Published: 12/14/2022

View: 2544

Mensagem de luto para amigo: 10 exemplos para reconfortá-lo

Alguns contextos já demonstram para nós o que é inadequado. Vamos supor que alguém faleceu após um longo período de internação. Não diga “pelo …

+ Read More Here

Source: amarassist.com.br

Date Published: 6/10/2022

View: 9557

O que dizer quando alguém perde um ente querido?

Afinal, a dor do luto é muito forte e pode ser difícil encontrar palavras que ajudem a consolar os que ficaram. Neste momento, é …

+ View More Here

Source: www.cemiteriosemmisterio.com.br

Date Published: 1/18/2021

View: 3212

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

Dicas do que dizer quando alguém perde um ente quero · “Se precisar, estarei aqui, conte comigo”; · “Tudo bem se sentir imponente neste momento, viva o seu luto …

+ View More Here

Source: palestraparaprofessores.com.br

Date Published: 7/23/2022

View: 1562

Morte e pandemia: 8 dicas de como acolher uma pessoa em …

Por isso, quando a pessoa falar sobre seu luto, ouça com atenção e sem trazer comparativos com a sua própria história. E se você é uma …

+ Read More Here

Source: nosmulheresdaperiferia.com.br

Date Published: 9/15/2021

View: 4678

40 frases e mensagens de luto para ajudar a confortar o …

No momento que perdemos alguém importante em nossas vas, às vezes podemos ficar tão desorientados que encontrar o que dizer é complicado. Uma imagem, uma …

+ Read More Here

Source: www.pensador.com

Date Published: 7/6/2021

View: 9366

O que dizer quando alguém perde um ente querido? | Blog

Abaixo seguem alguns exemplos de frases de luto para confortar quem perdeu alguém: Não há palavras para dizer o quanto sinto muito, mas saiba que me importo …

+ View More Here

Source: divinaluz.org

Date Published: 5/27/2022

View: 7851

O que dizer quando alguém morre?

“Estou aqui para o que precisar.” “Sei o quanto ele/ela é especial pra você.” “Se você quiser desabafar, estou aqui!” ; “Sinto muito por sua perda.” “É natural …

+ View Here

Source: terrasantaparque.com.br

Date Published: 5/6/2021

View: 1976

O que falar para quem acaba de perder alguém?

Confortar quem se ama quando essa pessoa está passando pelo luto é uma attitude natural, um gesto de generosidade e amor. Mesmo assim, é comum ter duvidas de como fazer isso.

O que dizer? O que não dizer? E melhor ficar por perto ou dar espaço? É difícil lidar com a dor do luto e saber o que fazer para passar por esse momento, que não pode ser evitado. Então, como ajudar quem está de luto from a friend or from a confidant? Nesse texto, vamos tentar ajudar àqueles que estão dispostos a apoiar alguém que esteja passando pelo luto.

A importância de passar pelo luto

Quais são as fases do luto?

O que dizer para alguém de luto?

E o que não dizer?

A importância de passar pelo luto

Muitas pessoas têm a tendência de reprimir seus sentimentos, principalmente relacionados à dor emotional e ao sofrimento, sensações comuns ao luto. Ou, mesmo que não seja uma reação consciente, ter que providerciar os serviços funerários após o falecimento pode acabar “distraindo” a pessoa de viver esse momento.

No entanto, os rituais que seguem após a morte são momentos dedicados a se viver o luto. É para isso que existem as salas de velório e o tempo dedicado a velar quem se foi. É mais que uma despedida, é o momento de encarar a propria dor e vivê-la para, então, começar a seguir em frente convivendo com uma ausência que nunca será preenchida.

No entanto, o luto não acaba na sala de velório. Existem algumas fases que devem ser passadas. Cada pessoa lida de uma maneira com cada uma, sem que haja o tempo certo para isso. Então, aqui vai nossa primeira dica: respeite o tempo individual de cada um.

Quais são as fases do luto?

Talvez voce ja tenha ouvido falar sobre as cinco fases do luto. São reações e sentimentos que as pessoas têm quando recebem a notícia de um falecimento. Quanto mais próxima a pessoa for do falecido, mais intenso e mais longo pode ser o luto.

1 – Negação: é uma reação natural e inconsciente de se proteger da dor. Nessa fase, o enlutado evita falar sobre o assunto, pois não aceita a realidade. Em casos mais intensos, a pessoa pode até acreditar que a morte não é verdadeira e que a pessoa voltará.

2 – Raiva: o enlutado começa a ter raiva da situação, da família, dos medicos, de Deus… do mundo. Ele se apega a um sentimento de injustiça e tenta achar culpados. A raiva pode, included, ser direcionada a si mesmo.

3 – Barganha: Tentando se livrar da dor, quem passa pelo luto chega à fase de fazer promessas de vida. Que será uma pessoa melhor com os outros, terá um estilo de vida saudável, entre outros.

4 – Depressão: nessa fase, a pessoa se isola, se sentindo impotente diante da realidade. Nesse momento, o enlutado já começa a conviver com a perda.

5 – Aceitação: esse costuma ser a ultima fase. Quando, além de conviver com a perda, a pessoa também entende que precisa seguir em frente e aprender a viver com a morte. Nao significa que não haja mais sofrimento, ainda ha saudade, mas é o início para voltar a ser feliz apesar disso.

Entender o luto é importante tanto para quem precisa de apoio quanto para quem está oferecendo apoio. Identificar a fase pela qual o enlutado está passando pode ajudar a lidar com ele. Nossa segunda dica é: não invalide os sentimentos da pessoa, mesmo que não faça sentido. Você pode ouvir e orientar, mas não julgue.

Saiba também que as fases não têm uma ordem exata e nem todos passam por cada uma delas. Pode acontecer de alguém ficar estagnado em alguma, sem conseguir seguir em frente. Nesse caso, nossa terceira dica é: sugira um tratamento com um psicólogo. Ninguém precisa passar por isso sozinho.

O que dizer para alguém de luto?

Agora que você já entendeu um pouco sobre o luto, ficou claro que paciência e compreensão são as melhores attitudes, além do que se pode dizer. No entanto, ao falar, tenha bom senso e não console alguém com frases prontas. Seja verdadeiro, mesmo que você não esteja sofrendo com a morte em questão, tenha empatia e verbalize que você está disposto a ouvir e a estar presente, se a pessoa precisar.

Você não precisa dizer coisas bonitas e sentimentais, nem tentar dar alguma lição. Veja algumas ideas do que dizer:

“Sinto muito que esteja passando por isso”

Mesmo que você não esteja sofrendo o luto, demonstrate que lamenta pela pessoa estar sofrendo. É uma maneira de se mostrar solidário, dizer que entende que a pessoa está sofrendo e que não a julga por isso.

“Conte comigo para o que precisar”

Diga a pessoa que ela pode ligar, mandar uma mensagem, fazer ou pedir uma visita. Mesmo que não seja para conversar sobre o assunto, se ofereça para passar um junto tempo. Dizer para a pessoa “falar o que precisa” pode soar vago demais para o momento.

“Quando powder, voce vai seguir em frente”

Não cobre força de quem está sofrendo, não diga que ele precisa “sair dessa”. Para superar, é preciso viver o luto. Não julgue esse momento doloroso, nem apresse a pessoa a superá-lo logo. Cada um tem seu tempo.

“Eu não sei como voce se sente”

Não tente compare os seus sentimentos com os de outras pessoas. Nem compare o luto de uma pessoa a outra. Não é porque você já passou por isso, ou conhece alguém que já passou, que você sabe como a pessoa se sente, não é igual para todo mundo, não existe uma receita para ser seguida. Além disso, você não precisa sentir a dor do outro para ter empatia, apenas compreendê-la.

E o que não dizer?

Tão importante quanto o que fazer e dizer é saber o que não dizer. Ja falamos que frases prontas não são uma boa ideia, pois não passam nenhuma verdade. Mas existem algumas coisas que não devem ser ditas porque, além de clichês, podem deixar a pessoa pior, como essas:

“Ele foi para um lugar melhor”

A pessoa não está sofrendo por imaginar para onde as pessoas vão após a morte. Além disso, você sabe quais são as crenças dela? Essa frase pode acabar desmerecendo ou invalidando os sentimentos da pessoa.

“Isso acontece com todo mundo”

Saber que todo mundo morrerá um dia não ajuda ninguém a passar pelo luto. Muito pelo contrario, passa a ideia de que voce está diminuindo e menosprezando a dor dos outros.

“Não chore, ele não gostaria de ver voce assim”

Dizer isso é equivalent a pedir para a pessoa não sofrer. Embora a intenção seja encorajar, o efeito é o contrario. A pessoa pode passar a tentar esconder seu sofrimento. Included, tente não dizer o que a pessoa deve ou não fazer. O que funciona para voce pode não funcionar para ela.

“Como voce esta?”

A resposta é óbvia, não é? Essa é uma pergunta generica, que todo mundo acaba respondendo com “tudo bem”.

Conheça um pouco do Cemitério Metropolitano e aproveite nossas vantagens

O Cemitério Vertical Metropolitano conta com excellent infraestrutura e toda a assistência que a sua family precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu. Nos incentivamos as pessoas a se planejarem para a hora da morte. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia quando precisar utilizar os serviços funerários, usufruindo de maior tranquilidade no momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi. Por isso, oferecemos algumas vantagens para quem se planeja,confira:

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerario, arangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Entre em contact e esclareça suas duvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo phones (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas duvidas!

O Cemitério Metropolitano is a vertically located Cemitério in São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematorio, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua ultima homenagem.

O que falar para quem acaba de perder alguém?

Confortar quem se ama quando essa pessoa está passando pelo luto é uma attitude natural, um gesto de generosidade e amor. Mesmo assim, é comum ter duvidas de como fazer isso.

O que dizer? O que não dizer? E melhor ficar por perto ou dar espaço? É difícil lidar com a dor do luto e saber o que fazer para passar por esse momento, que não pode ser evitado. Então, como ajudar quem está de luto from a friend or from a confidant? Nesse texto, vamos tentar ajudar àqueles que estão dispostos a apoiar alguém que esteja passando pelo luto.

A importância de passar pelo luto

Quais são as fases do luto?

O que dizer para alguém de luto?

E o que não dizer?

A importância de passar pelo luto

Muitas pessoas têm a tendência de reprimir seus sentimentos, principalmente relacionados à dor emotional e ao sofrimento, sensações comuns ao luto. Ou, mesmo que não seja uma reação consciente, ter que providerciar os serviços funerários após o falecimento pode acabar “distraindo” a pessoa de viver esse momento.

No entanto, os rituais que seguem após a morte são momentos dedicados a se viver o luto. É para isso que existem as salas de velório e o tempo dedicado a velar quem se foi. É mais que uma despedida, é o momento de encarar a propria dor e vivê-la para, então, começar a seguir em frente convivendo com uma ausência que nunca será preenchida.

No entanto, o luto não acaba na sala de velório. Existem algumas fases que devem ser passadas. Cada pessoa lida de uma maneira com cada uma, sem que haja o tempo certo para isso. Então, aqui vai nossa primeira dica: respeite o tempo individual de cada um.

Quais são as fases do luto?

Talvez voce ja tenha ouvido falar sobre as cinco fases do luto. São reações e sentimentos que as pessoas têm quando recebem a notícia de um falecimento. Quanto mais próxima a pessoa for do falecido, mais intenso e mais longo pode ser o luto.

1 – Negação: é uma reação natural e inconsciente de se proteger da dor. Nessa fase, o enlutado evita falar sobre o assunto, pois não aceita a realidade. Em casos mais intensos, a pessoa pode até acreditar que a morte não é verdadeira e que a pessoa voltará.

2 – Raiva: o enlutado começa a ter raiva da situação, da família, dos medicos, de Deus… do mundo. Ele se apega a um sentimento de injustiça e tenta achar culpados. A raiva pode, included, ser direcionada a si mesmo.

3 – Barganha: Tentando se livrar da dor, quem passa pelo luto chega à fase de fazer promessas de vida. Que será uma pessoa melhor com os outros, terá um estilo de vida saudável, entre outros.

4 – Depressão: nessa fase, a pessoa se isola, se sentindo impotente diante da realidade. Nesse momento, o enlutado já começa a conviver com a perda.

5 – Aceitação: esse costuma ser a ultima fase. Quando, além de conviver com a perda, a pessoa também entende que precisa seguir em frente e aprender a viver com a morte. Nao significa que não haja mais sofrimento, ainda ha saudade, mas é o início para voltar a ser feliz apesar disso.

Entender o luto é importante tanto para quem precisa de apoio quanto para quem está oferecendo apoio. Identificar a fase pela qual o enlutado está passando pode ajudar a lidar com ele. Nossa segunda dica é: não invalide os sentimentos da pessoa, mesmo que não faça sentido. Você pode ouvir e orientar, mas não julgue.

Saiba também que as fases não têm uma ordem exata e nem todos passam por cada uma delas. Pode acontecer de alguém ficar estagnado em alguma, sem conseguir seguir em frente. Nesse caso, nossa terceira dica é: sugira um tratamento com um psicólogo. Ninguém precisa passar por isso sozinho.

O que dizer para alguém de luto?

Agora que você já entendeu um pouco sobre o luto, ficou claro que paciência e compreensão são as melhores attitudes, além do que se pode dizer. No entanto, ao falar, tenha bom senso e não console alguém com frases prontas. Seja verdadeiro, mesmo que você não esteja sofrendo com a morte em questão, tenha empatia e verbalize que você está disposto a ouvir e a estar presente, se a pessoa precisar.

Você não precisa dizer coisas bonitas e sentimentais, nem tentar dar alguma lição. Veja algumas ideas do que dizer:

“Sinto muito que esteja passando por isso”

Mesmo que você não esteja sofrendo o luto, demonstrate que lamenta pela pessoa estar sofrendo. É uma maneira de se mostrar solidário, dizer que entende que a pessoa está sofrendo e que não a julga por isso.

“Conte comigo para o que precisar”

Diga a pessoa que ela pode ligar, mandar uma mensagem, fazer ou pedir uma visita. Mesmo que não seja para conversar sobre o assunto, se ofereça para passar um junto tempo. Dizer para a pessoa “falar o que precisa” pode soar vago demais para o momento.

“Quando powder, voce vai seguir em frente”

Não cobre força de quem está sofrendo, não diga que ele precisa “sair dessa”. Para superar, é preciso viver o luto. Não julgue esse momento doloroso, nem apresse a pessoa a superá-lo logo. Cada um tem seu tempo.

“Eu não sei como voce se sente”

Não tente compare os seus sentimentos com os de outras pessoas. Nem compare o luto de uma pessoa a outra. Não é porque você já passou por isso, ou conhece alguém que já passou, que você sabe como a pessoa se sente, não é igual para todo mundo, não existe uma receita para ser seguida. Além disso, você não precisa sentir a dor do outro para ter empatia, apenas compreendê-la.

E o que não dizer?

Tão importante quanto o que fazer e dizer é saber o que não dizer. Ja falamos que frases prontas não são uma boa ideia, pois não passam nenhuma verdade. Mas existem algumas coisas que não devem ser ditas porque, além de clichês, podem deixar a pessoa pior, como essas:

“Ele foi para um lugar melhor”

A pessoa não está sofrendo por imaginar para onde as pessoas vão após a morte. Além disso, você sabe quais são as crenças dela? Essa frase pode acabar desmerecendo ou invalidando os sentimentos da pessoa.

“Isso acontece com todo mundo”

Saber que todo mundo morrerá um dia não ajuda ninguém a passar pelo luto. Muito pelo contrario, passa a ideia de que voce está diminuindo e menosprezando a dor dos outros.

“Não chore, ele não gostaria de ver voce assim”

Dizer isso é equivalent a pedir para a pessoa não sofrer. Embora a intenção seja encorajar, o efeito é o contrario. A pessoa pode passar a tentar esconder seu sofrimento. Included, tente não dizer o que a pessoa deve ou não fazer. O que funciona para voce pode não funcionar para ela.

“Como voce esta?”

A resposta é óbvia, não é? Essa é uma pergunta generica, que todo mundo acaba respondendo com “tudo bem”.

Conheça um pouco do Cemitério Metropolitano e aproveite nossas vantagens

O Cemitério Vertical Metropolitano conta com excellent infraestrutura e toda a assistência que a sua family precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu. Nos incentivamos as pessoas a se planejarem para a hora da morte. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia quando precisar utilizar os serviços funerários, usufruindo de maior tranquilidade no momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi. Por isso, oferecemos algumas vantagens para quem se planeja,confira:

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerario, arangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Entre em contact e esclareça suas duvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo phones (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas duvidas!

O Cemitério Metropolitano is a vertically located Cemitério in São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematorio, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua ultima homenagem.

Como falar com alguém que perdeu um ente querido?

O que falar para uma pessoa que acabou de perder alguém?

Uma dúvida comum entre as pessoas é sobre como falar com alguém que perdeu um ente querido ou inclusive o que falar para essas pessoas, o que desejar e como reagir diante delas.

A dor do luto traz questões humanas como há vida após a morte? E a dor da ausência de um ente querido gera uma dor que parece não ter fim.

E por isso saber como falar ou enviar uma mensagem de luto para alguém que perdeu um ente querido é fundamental.

A morte é um momento delicado que gera sofrimento, saudade e até raiva em algumas pessoas.

Justamente por ser uma situação complicada e que poucas pessoas realmente sabem lidar, por isso é difícil transmitir compaixão e força àqueles que perderam alguém.

As palestras motivacionais para a vida são uma ferramenta juntamente com acompanhamento de um profissional de saúde mental para auxiliar a pessoa.

No caso, o ideal é começar com a possibilidade de confortar alguém demonstrando solidariedade, generosidade, amor e que está disposto a ajudá-lo no que lhe for preciso.

O que fazer para consolar uma pessoa? Quer saber mais sobre falar e enviar com alguém que perdeu um duck querido? Leia or texto.

Perda de um ente querido: Aprenda como falar com alguém que perdeu um ente querido

Ao redor do mundo, inclusive no Brasil, morrem diariamente e é preciso desenvolver a empatia no trato com as pessoas.

Construímos uma lista com 80 frases e mensagens de luto para você enviar, baixe gratuitamente images e frases.

Este ano muitas pessoas morreram e os familiares sofrem de diversas maneiras causando revolta, tristeza e muita preocupação aos seus familiares.

E são em situações como essa em que pensamos na fragilidade da vida e como a morte machuca as pessoas.

Lidar com o luto é algo complicado em que milhares de sentimentos se misturam em provocam confusão, tristeza profunda.

E às vezes até mesmo a necessidade de reclusão por não ter vontade de falar com as pessoas ou por não acreditar no que está vivenciado.

É um período complicado e de muita dor, por isso se comunicar com pessoas em luto costuma ser difícil e quase semper falhamos na tentativa de confortá-las e fazê-las se sentirem bem.

Aprender como falar com alguém que perdeu um ente querido é algo a ser feito em etapas, começando principalmente por entender as fases do luto.

Artigos relacionados on this topic:

O que fazer para consolar uma pessoa?

Saber as conversar com alguém de luto é uma tarefa difícil e nobre. E para ajudá-lo preparamos uma série gratuita com palavras de esperança para saber como consolar uma pessoa enlutada.

Depois de finalizar a leitura é importante ler este material para melhor compreender como super este momento difícil.

Entenda as fases do luto e como ele pode ser superado

Tecnicamente o luto é composto por 5 fases e cada pessoa tem uma maneira de passar por elas. Algumas conseguem superá-las rapidamente com auxílio da família, amigos e até mesmo profissionais da saude, enquanto outras podem passar anos até chegar à fase de aceitação.

As fases são: negação; Raiva; barganha; depressão e aceitação, geralmente sentidas nesta ordem, mas existem pessoas que podem vivenciar várias fases ao mesmo tempo exigindo uma atenção ainda maior das pessoas a sua volta para ajudá-lo em sua recuperação.

Negacao

A fase da negação, como o proprio nome diz, é aquela em que a pessoa se recusa a creditar na perda, como forma de se proteger da dor.

Ela evita pensar na morte, não “vivencia” o luto e pode até mesmo acreditar que se trata de um engano, que logo a pessoa volta para casa.

Riva

A raiva é quando a pessoa passa a se sentir injustiçado e tem raiva do mundo por ter perdido alguém que tanto amava.

Ela sente raiva, ódio e outros sentimentos negativos tanto pela família, medicos, Deus e de qualquer outra pessoa que procura culpar pela perda da pessoa.

Barganha

Já a barganha é a fase da negociação em que a pessoa passa a suplicar às divindades que a dor vá embora.

E em troca será uma pessoa melhor, mais gentil e coisas do tipo. Enquanto a quarta fase passa a ser uma das mais complexas, a depressão ou tristeza profunda.

depression

É na depressão que a perda se torna real e presente no dia a dia provocando dor profunda, medo e por essa razão a pessoa perde o sentido da vida, se isola e precisa de ajuda.

Aceitação

Na quinta fase a aceitação é quando a pessoa finalmente aceita a perda mesmo que ainda doa. Em algumas pessoas a dor é trocada pela saudade, sentimento que permanece por toda a vida.

O que dizer em um momento de luto?

Dicas do que dizer quando alguém perde um duck querido

Ao entender as fases do luto é possível ter um pouco mais de noção sobre o que a pessoa está passando, o momento em que se encontra ou mensurar mesmo que minimamente a sua dor.

Trata-se de um momento complicado, portanto, toda a delicadeza é necessária, assim como a demonstração de compaixão e vontade real de ajudá-la, porém não confunda essas vontades com dó e nem tente demonstrar isso à pessoa pelo fato de causar ainda mais dor a ela.

Neste momento o seu papel será tentar confortar a pessoa, transmitir amor, carinho e res altar o quanto está disposta a ajudá-la neste momento nem que seja para uma simples conversa.

Veja algumas dicas do que dizer para alguém que perdeu um ente querido:

“Se precisar, estarei aqui, conte comigo”;

“Tudo bem se sentir imponente neste momento, viva o seu luto”;

“Eu gostaria de ter as palavras certas para voce”;

“Eu sei o quanto você a amava”;

“O luto é um vale que você não está passando sozinho”;

“Eu não posso imaginar o que você está passando, mas estou aqui se precisar”;

“Eu sinto muito”.

Essas são frases simples, mas que ajudam a confortar o coração da pessoa naquele momento, mesmo que pouco.

Caso não conheça a pessoa que tenha falecido procure seguir a mesma linha das frases citadas acima ou então, tente dizer: “Eu não conhecia o seu (…), mas com base em quem você é, ele / ela deve ter sido uma ótima pessoa , meus sentimentos”.

Além disso, é preciso resaltar algumas frases que não é de bom grado falar, como:

“Fique ou seja forte”;

“Ele/ela está em um lugar melhor”;

“Eu imagino a dor que está sentindo”;

“Logo essa dor passa e você viverá a sua vida”;

“Era o plano de Deus ou Deus o queria no ceu”.

Apenas faça ou diga algo que conforte

Sabre o que e como falar com alguém que perdeu um ente querido é algo complicado, mas tenha em mente que neste momento o melhor que você pode fazer é tentar ser proativo, fazer algo que conforte o coração do próximo, mas de maneira alguma cobrar alguma Attitude.

Evite dizer frases como “seja forte” or “essa dor vai passar”, seja coerente e respeitoso com os sentimentos das pessoas, procure ao máximo ser algo agradável que realmente possa ajudar.

A bíblia é uma fonte de esperança e presentear alguém que perdeu um ente querido com uma é uma atitude de amor e empatia.

Related searches to o que falar para alguem de luto

Information related to the topic o que falar para alguem de luto

Here are the search results of the thread o que falar para alguem de luto from Bing. You can read more if you want.


You have just come across an article on the topic o que falar para alguem de luto. If you found this article useful, please share it. Thank you very much.

Leave a Comment