Are you looking for an answer to the topic “falar palavrão é pecado“? We answer all your questions at the website https://chewathai27.com/ppa in category: Top 711 tips update new. You will find the answer right below.
Table of Contents
Porque não devemos falar palavrão?
A sociedade educada considera que falar palavrões é um sinal vulgar de baixa inteligência e falta de educação. Afinal, por que alguém usaria uma linguagem chula quando foi abençoado com um vocabulário rico? O fato é que essa percepção é um monte de…, bem, de besteira.
Tem problema falar palavrão?
Em entrevista ao UOL, a psicóloga Bárbara Santos explica que falar palavrão pode ser uma importante forma de expressar as emoções. Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse.
Por que falamos palavrão?
Segundo ela, é o tipo de linguagem que usamos tanto quando estamos em choque, surpresos, eufóricos, queremos ser engraçados ou ofensivos… mas é um fenômeno cultural que só faz sentido dentro de uma comunidade, grupo linguístico, sociedade, país ou religião.
Quem fala palavrão é?
Pessoas que falam palavrão são mais honestas
De acordo com um estudo que reuniu um time internacional de pesquisadores, pessoas tendem a soltar palavrões mais como uma forma de se expressar do que uma maneira de prejudicar o próximo. E mais: quanto mais um indivíduo fala palavrão, mais honesto ele costuma ser.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Pessoas que falam palavrao são mais honoras
De acordo com um estudo que reuniu um time internacional de pesquisadores, pessoas tendem a soltar palavrões mais como uma forma de se expressar do que uma maneira de prejudicar o próximo. E mais: quanto mais um indivíduo fala palavrão, mais honoro ele costuma ser.
Para chegar à conclusão, o levantamento perguntou a um group of 276 participants sobre seus habitos de falar palavrões, assim como o quanto se mostrariam Ehrlichos em different situações. Foi realizada ainda uma medição de atualizações de status de mais de 73 mil usuários do Facebook, fazendo to compare between honest and palavrões.
Em um segundo estudo, os dados anteriores foram usados para compare os níveis de integridade em cada estado dos EUA com a quantidade de palavrões encontrada. Todas as experiências chegaram ao mesmo resultado: a Ehrlichidade foi associada a níveis mais altos de palavrões.
Pessoas que falam palavrao são mais intelligenttes
E a Ehrlichidade não é a única característica positiva relacionada a pessoas que costumam usar “linguagem inadequada”. Segundo um trabalho cientific publicado pelo ScienceDirect, pessoas intelligenttes tendem a falar mais palavrão do que as que não usam palavras chulas em seus vocabulários cotidianos.
O estudo concluiu que o hábito de falar palavrões é um sinal de força retórica e que quem conseguia xingar o maior número de vezes em um minuto também apresentava pontuação mais elevada em um teste de Q.I. (quociente de inteligência).
Font: Vix
Quais são os palavrões mais pesados?
- Vá caçar sapo!
- Raspa fora!
- Vá catar coquinho!
- Ele é um filho de uma que ronca e fuça!
- Vá lamber sabão!
- Você é um chato de galochas!
- Vá ver se eu tô na esquina!
- Xispa daqui!
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais actual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiosis. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.
Qual é o pior xingamento do mundo?
Nunca é ditto aleatoriamente. Tanto que na pesquisa, em todas as faixas etárias e sociais, disseram que o pior xingamento para uma mulher é ;puta;. Ou seja, existe uma intenção de controle sexual das mulheres. O ideal de mulher é a do recalque.
Como xingar alguém pesado?
Os melhores xingamentos brasileiros ja criados
Você não passa de uma paquita do capeta. Até um espantalho do fandangos trabalha melhor que você … Prefiro comer um bife de rato do que a sua comida. Mano, você é um saco de vacilo. … Olha, pra mim você é pior que um saco de lixo de peruca. Sai daqui seu geladinho de chorume.
Como xingar na gíria?
Os xingamentos usados em decadas passadas
Va cacar sapo! Raspa forums! Va catar coquinho! Ele é um filho de uma que ronca e fuça! Vá lamber sabão! Você é to Chato de Galochas! Vá ver se eu tô na esquina! Xispa daqui!
Por que falamos palavrao?
Segundo ela, é o tipo de linguagem que usamos tanto quando estamos em choque, surpresos, eufóricos, queremos ser engraçados ou ofensivos… mas é um fenômeno cultural que só faz sentido dentro de uma comunidade, grupo linguistico, sociedade, país ou religião.
Como xingar uma pessoa com estilo?
O que não faltam na lingua portuguesa são formas de xingar com um verniz de erudição nas palavras disparadas contra o alvo da vez. Você pode trocar estúpido por acefalo, por exemplo. Se quiser xingar alguém de ladrão, pode dizer que é um amigo do alheio. A quem é traiçoeiro, chame de insidioso.
Quem fala mais palavrão o homem ou a mulher?
Combinando os resultados de 73 estudos em crianças, to group de pesquisadores americanos descobriu que as meninas falavam mais palavras do que os meninos, mas a diferença foi insignificante.
Qual a orige do palavrão?
orig.
Como ofender to colega?
Error 404: como irritar qualquer pessoa in 10 passes
Come without Facebook. … use Jargões. … Publique esse video todos os dias. O eat. Estimule debates, mas não dê continuidade a eles. … Troque o sal pelo açúcar. … Deixe os seus trabalhos inaca. Faça com que todos fiquem com musicas na cabeça.
E bom falar palavrao?
Segundo uma infinidade de pesquisas, xingar aumenta o bem-estar, a força física e alivia as dores.
Quem fala palavrao live corn?
Apesar da sociedade querer fazer todo mundo ser mais ponderado e pensar duas vezes antes de soltar aquele palavrão, a Ciência só vem provando que pessoas que xingam sem pudor estão com a vantagem. To estudo realizado em 2015, mostrou, por example, que pessoas que falam palavrão com frequência têm o QI maior.
Como mandar uma pessoa se lascar educadamente?
34 maneiras de xingar sem ovenender
Vá pentear macaco! Vá encher pneu de trem! Vá se catar! Va cagar no mato! Va cacar sapo! Vá lamber sabão! Va tomar banho! Va dormir!
Quem fala muito palavrao é mais intelligente?
Pessoas que falam palavrão são mais intelligenttes O estudo concluiu que o hábito de falar palavrões é um sinal de força retórica e quem conseguia xingar o maior número de vezes em um minuto também apresentava pontuação mais elevada em um teste de Q.I. (quociente de inteligência).
Quem fala palavrão é mais feliz?
Por fim, é possível dizer com base em um outro trabalho científico, que falar palavrão faz com que uma pessoa seja mais feliz no geral. Is so porque o habito tem efeito direto no alívio de dores, favorece a expressão de sentimentos, promove conexões sociais e melhora da saúde física e mental.
O que acontece com a pessoa que xinga muito?
Sabia que xingar demais pode ser um dos sintomas da Síndrome de Tourette? Para quem não sabe, esse é um tipo de distúrbio do sistema nervoso que faz as pessoas ter movimentos repetitivos e emitir sons involuntários. Estudos já comprovaram essa possível relação, mas ainda não sabem dizer porque ela ocorre.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Pois é, essa muito provavelmente foi a história de vida de grande parte da população mundo. Mas, o problema é que os palavrões, ao que tudo indica, não são vilões terríveis quanto seus pais pensavam.
Conforme a Ciência, xingar tem lá suas vantagens e pode até ser sinal de uma inteligência mais aguçada, sabia? E sua mãe que vivia dizendo que “menino intelligentte não xinga”, hien!?
Claro que, como tudo na vida, xingar exige bom senso. Você, obviamente, não vai sair por aí faltando com o respeito com ninguém, mas fique sabendo que dizer palavrões pode ser saudável e chega até mesmo a aliviar a dor.
Da para acreditar nisso tudo? O pior, o melhor, de tudo é que isso não é nem o começo das coisas que você precisa saber sobre xingamentos e outras “cositas” mais, como você vai entender assim que conferir nossa lista.
Conheça 7 segredos sobre xingar que ninguém comenta:
1. Xingar é sinal de inteligência
Ao contrario do que sua mãe semper achou, quem xinga muito é mais intelligente e tem um repertório maior, segundo a Ciência. Quem constatou is so foi a Faculdade de Artes Liberais de Massachusetts, em parceria com a Marist College, nos Estados Unidos.
As instituições aplicaram testes com voluntários que foram convidados a escrever palavrões e todo tipo de palavras de baixo calão. Em seguida, essas mesmas pessoas deveriam resolver alguns testes de conhecimentos gerais.
Conforme constataram os pesquisadores, quem conseguiu escrever o maior número de expressões rudes teve também um melhor desempenho nas demais etapas do experimento. Interesting, no?
2. Xingar alivia a dor
Quem nunca disse aquele palavrão “cabeludo” depois de bater o cotovelo com a maior força do mundo em algo pontiagudo, por example? Embora muita gente acredite que isso não acrecenta em nada, a Ciência provou também que xingar pode mesmo aliviar a dor física.
Esse fato was founded by Richard Stephen, professor at the Departamento de Psicologia da Universidade de Keele, to carry out an experiment. Segundo ele, durante o parto de sua esposa, verificou que ela soltou toda a espécie de palavrões possíveis para se aliviar da dor.
Depois disso, ele resolveu testar a teria com outras pessoas e reuniu 64 voluntários para um experimento doloroso. A idea era colocar as mãos em um receivere com água e gelo e permanecer com o membro ali até quando fosse possível. Além disso, uma parte dos voluntários podiam xingar, a outra não.
Conforme o pesquisador, as pessoas que podiam dizer palavrões conseguiram manter as mãos na água congelante por mais tempo e, conforme relataram, sentiram um grau de dor menos intenso em comparação com a dor relatada pelos voluntários que não podiam dizer nada. Então, se sentir dor, não exite!
3. A doença dos xingamentos
Sabia que xingar demais pode ser um dos sintomas da Síndrome de Tourette? Para quem não sabe, esse é um tipo de disturbbio do sistema nervoso que faz as pessoas ter movimentos repetitivos e emitir sons involuntários.
Estudos já comprovaram essa possível relação, mas ainda não sabem dizer porque ela ocorre. Eles suspeitam que isso esteja diretamente ligado ao funcionamento de uma área específica do cérebro, que pode ser responsável pelos xingamentos e palavrões que dizemos.
Continua após a publicidade
Aliás, conforme os pesquisadores, isso explica também o fato de semper aprendermos palavras inadequadas tão rápido. Embora is so não deixe mais claro o porque das pessoas com Síndrome de Tourelle utilizarem esses terms chulos para se expressar.
4. Eleitores adoram politicos que xingam
Conforme um estudo publicado pelo Journal of Language and Social Psychology, as pessoas sentem mais empatia por politicos que se permissionem dizer algumas expressões chulas em seus discursos. Isso porque xingamentos são emocionais e dao ao candidato um ar de informalidade e proximidade com o povo.
Isso foi constatado depois de um experimento com 100 voluntários. Eles tiveram que ler e analisar as postagens de alguns candidates para uma suposta eleição. O que eles não sabiam era que as postagens dos blogs tinham sido escritas pelos proprios pesquisadores.
No final das contas, os voluntários viram com bons olhos as pequenas expressões vulgares em alguma postagens dos tais politicos imaginários. O problema nisso, conform os estudiosos, é que isso só valeu para candidatos homens, já que as pessoas não gostavam de ler postagens de mulheres que xingam. Além disso, não da para saber até que ponto xingar pode criar empatia nos eleitores ou deixá-los escandalizados.
5. O Estado americano que mais xinga
Em 2013, Ohio, considered for an estado americano, in a population greater than xinga. It is possible to be confirmed that there are more than 600 million call center services that include call center accounts and vasculhados in the Busca de Palavras de Cordialidade e Xingamentos. No final das contas, compared com todos os outros estados do país, Ohio foi o grande vencedor no quesito Großeria.
6. Xingar em língua strangergeira
Conforme estudos sobre Linguas Nativas, realized pela Universidade de Bangor, nos Reino Unido; and pela Universidade de Varsóvia, na Polônia; as pessoas que falam outros idiomas dificilmente vão escolher xingar usando a lingua materna. Isso acontece, de acordo com os estudos, porque as pessoas costuma ter uma relação emocional com idioma nativo, o que faz com que prefiram “blasfemar” em outras linguas que não seja a usada em casa.
7. Crianças e os palavrões
Conforme estudos na area de Psicologia, as crianças atualmente estão aprendendo a xingar cada vez mais cedo. E, ao contrario de algumas décadas atrás, elas estão aprendendo seus primeiros palavrões em casa, e não na escola.
Conforme Thimothy Jay, o responsável pelo estudo, o que acontece é um crescimento da hipocrisia por parte dos pais. Isso porque eles dizem às crianças para não xingar, mas xingam semper que podem.
De acordo com o especialista, mesmo que as crianças não saibam o que significa o palavrão que estão dizendo, elas repetem essas expressões para chamar atenção ou pela forma como elas soam.
E voce, xinga muito?
Agora, se você quiser ir além dos prazeres do xingamento, deveria ler também: 13 prazeres que só você pode despertar em si mesmo.
Font: Listverse, Mega Curioso
Qual é o palavrão mais pesado do mundo?
Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
A cena ja faz algum tempo, mas me lembrei dos supremos xingamentos ao presenciar uma conversa entre meus filhos. O menor, de 9 anos, e o adolescente, de 14, conversavam sobre quais seriam os maiores palavrões da língua portuguesa.
Acendi o alerta ao pegar o bonde andando, como se diz mineiramente. E fui ouvir a conversa alheia. Respirei aliviada ao perceber que se referiam às maiores palavras da língua portuguesa. Então, aprendi com eles algo surpreendente. Caiu em desuso o anti-inconstitucionalissimamente, que levei meses para decorar.
Active alegria da destreza de ambos. De acordo com o Google, o termo antigo caiu em desuso. Com míseros 29 characters, perdeu assento para outro, com impressionantes 15 letras a mais. Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais actual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiosis. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.
Nao tente decorar. Quem quiser que decore, como Eduardo e Bernardo, que gastaram o restante da manhã se divertindo, certamente para jogar na cara dos colegas, que então se esforçariam para memorizar, gerando o mesmo efeito dominó de antigamente.
Para a geração do milênio, nada se cria, nada se decora. Vamos ser realistas, é bem mais fácil consultar São Google. Pesquisando um pouco mais, meus garotos já atualizaram a versão do caso. A questão torna-se ainda mais complexa quando se sabe que o indivíduo acometido por essa doença é chamado de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico e, como semper pode haver mais de um paciente, acrescenta-se o s no plural. Abram alas, portanto, à novíssima maior palavra do português, com 47 letras. Rendam-se aos pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos, conforme nos lembra o Blog da Miúda, de onde foram retiradas essas informações.
Diante de uma mãe já orgulhosa, meu filho decidiu ampliar ao máximo nossos conhecimentos delivery e quase semper descartáveis. A maior palavra existente no mundo é: pionaliopecaedriajerkdivhdjaldkrjanekdociddonamzzaripdeecedeogeidofnsyejitecoalemmetpoadeclapenneaemahsjvukdubvgofndocvirorivobnidpodovusodurnrhyvudoenbhsfciofnpemerohivokri.
Utilizada na Salomênia Nórdica, que não faço ideia de onde fica, Sinceramente, a expressão mais longa desse admirável mundo novo perfila 173 letras. Recomenda-se não tentar pronunciar isso. Para que, afinal? Jogamos no tradutor instantaneo da internet que, rapidamente, deu conta do recado. Com sua inconfundível voz metalica, a assistent do Google carregou no sotaque norte-americano.
Dudu invocou outra leitura, agora com acento norueguês ou finlandês, o mais perto dos idiomas falados nos países nórdicos. Ufa, constatei com alegria que não estava disponível a pronúncia em ‘salomonês’ (dúvida anotada no bloco mental: reclamar ou não?).
É difícil de acreditar, mas a tal maior palavra conhecida na Terra batiza o xingamento sobre um homem branco ex-escravo, porém, escravocrata, referindo-se a escravos de sua propriedade.
Em minha vez de procurar, descubro que o tradutor-mor oferece cerca de 100 idiomas, infinitamente menor que os 6,912 falados em todo o mundo, segundo registra o compêndio Ethnologue, maior inventário de línguas do planeta.
De onde se conclui (nota da autora), que sendo um xingamento, a dita-cuja nada mais é que um palavrão daqueles. Magistralmente falando.
O que fazer para parar de falar palavrão?
Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar. Depois do período de observação, pense em palavras alternativas ou mais neutras para os palavrões que você usa. Vá aos poucos fazendo essas trocas até formar o novo hábito!
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
A segunda sugestão é prestar atenção no que provoca o hábito de falar palavrão. É necessário perceber quando é que você mais xinga, em quais locais, com quais pessoas. Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar.
Qual é o significado dos palavrões?
substantivo masculino Palavra obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo; palavrada. [Gramática] Palavra grande e de pronúncia difícil. [Gramática] Expressão empolada, com palavras incompreensíveis, que transmite uma ideia mal-empregada.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Com um palavrão, Biden concluiu seu discurso louvando o fato de que a cerimônia de naturalização estava sendo feita naquele local. Folha de S.Paulo, 05/07/2009
A proporção de palavrão para cada palavra normal é de uma para uma (não levado em conta o “por”). Folha de S.Paulo, 09/27/2014
Quem foi que inventou o palavrão?
O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Em muitos momentos, o escritor recorre ao famous tom pejorativo, à situação de deboche, significant torpe, obscena para caracterização de um personagem, cena ou opinion.
O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a orige de algumas dessas curiosas expressões.
BESTA
Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas. É um caso de animal que emprestou seu nome para xingamentos a pessoas, espaço ou situações Considerados tolos.
FEDELHO
Vem do latim foetere, que significa “soltar mau cheiro”. Os meninos ganharam esse nome por ainda possuírem aquele cheiro ruim de suas fraldas.
GAGÁ
Vem do francês gaga, que significa alguém idoso, desmemoriado, caduco.
Ignorant
Vem do latim ignorantia, que significa “desconhecimento”. Era usado para pessoas simples, sem cultura, mas não tinha conotação ofensiva. Em 1665, o Escritor George Ruggle escreveu a peça Ignoramus (Nós não sabemos), na qual satirizava advogados que opinavam sobre tudo sem ter conhecimento de nada.
TABOO
Os assuntos proibidos, relacionados com sexo ou não, são chamados de tabus. Quem trouxe a palavra foi o capitao ingles James Cook. Nos relatos de sua terceira viagem às ilhas do Pacífico, Cook descobriu na Polinésia a palavra ta’bu, que significava “coisa proibida”.
TESTICULOS
Vem do latim testiculus – pequena testemunha. Na Roma Antiga, quando uma criança nascia, muitas pessoas assistiam ao parto. No entanto, como o nascimento de meninos era mais festejado por essas testemunhas, a palavra testiculu passou a designar os órgãos sexuais masculinos.
Ademais, os romanos tinham uma forma bastante peculiar de fazer um juramento: colocar a mão sobre o testículo de outro homem. Surge daí o verbo “testemunhar”.
To a great extent, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – Damásio Educacional
Author of the grammar book Editora Saraiva
Como xingar uma pessoa com classe?
- 1 – Achavascado. Pessoa mal-educada, bruta, rude, ignorante.
- 2 – Enxacoco. Diz-se de alguém que fala mal uma língua estrangeira. …
- 3 – Gárrulo. Indivíduo falador e tagarela; que fala por tudo e por nada. …
- 4 – Somítico. …
- 5 – Engrunhido. …
- 6 – Quezilento. …
- 7 – Rabisseco. …
- 8 – Lânguido.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
publication
Prepare-se para deixar qualquer um sem resposta com alguns insultos elegantes! Veja como usar estas palavras caras para insultar com classe. Há muitas palavras que podem ser usadas para insultar com ligeireza, recorrendo ao conhecimento da língua portuguesa.
Num dicionário, existem inúmeras palavras. Muitas delas, a generalidade das pessoas desconhece. Ora, essa realidade pode ser aproveitada por quem tenha a determinação de conhecer um pouco mais sobre a lingua portuguesa, uma ferramenta que se tem de usar diariamente.
publication
Publicidade O artigo continua após o anúncio
O conhecimento é como a tecnologia, pode ser usado para o bem e para o mal. Por vezes, o comportamento de outros leva a que sintamos a necessidade de proferir impropérios, mas os insultos podem levar a consequências indesejadas. Dirigir um insulto a alguém é injuriar uma pessoa, ofender alguém, ultrajar. O termo vem do latim insultāre, que significa «atacar; Insular”.
Mas nem todos são adeptos de moments de tensão, de insultos. No entanto, pode libertar-se da frustração, recorrendo a termos desconhecidos pela maioria das pessoas. Seja com classe, seja usando termos no sentido figurado, é possível escapar aos moments de tensão.
publication
publication
10 palavras caras para insultar com classe
1 – Achavascado
Pessoa mal-educada, brutal, rude, ignorant.
2—Enxacoco
Diz-se de alguém que fala mal uma lingua estrangeira.
3 – Garrulo
Individual duo falador e tagarela; que fala por tudo e por nada.
publication
4 – Thusico
Pessoa que é muito apegada ao dinheiro e não gosta de o gastar; quando da ou partilha, fá-lo com pouca generosidade. Sovina, avarento, forreta.
5 – Engrunhido
Esta palavra é forma do verbo engrunhir, particípio passado de engrunhir.
Esta palavra é adjetivo que significa encolhido de frio. Este termo significa também preguiçoso.
6 – Quezilento
Termo que vem de “quezila”+”-ento”.
Esta palavra é adjetivo que significa que produz quezília. Este termo significa também propenso a quezílias. Este termo significa também importuno; enfadonho.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: aborrecido, arreliador, arreliante, arreliento, enfadonho, impertinente, implicante, importuno.
7 – Rabisseco
Termo que vem de “rabi”-+ “seco”.
Esta palavra é adjetivo que significa que não da fruto. Este termo significa também estéril. Este termo significa também entanguido.
8 – Languido
Termo que vem do latim languĭdu-, com o mesmo sentido.
Esta palavra é adjetivo que significa que não tem forças; weakened; abatido; fraco. Este termo significa também voluptuoso.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: deleitável, delicioso, desfalecido, abatido, agradável, aprazível,fraco, prazenteiro, sensuous, voluptuoso, frouxo, indolente, langoroso.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: energico, enfadado, robusto, vigoroso, desagradável, desgostoso, desprazível.
9 – Atrófico
Termo que vem do grego atrophos, «não alimentado» +-ico
Esta palavra é adjetivo que significa relative ou pertencente a atrofia. Este termo significa tambem que padece de atrofia.
10 – Monotono
Termo que vem do grego monotonos, «num tom só», pelo latim monotŏnu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa algo em que há monotonia. Este termo significa também que se repete continuamente; invariável.
No sentido figurado, sem variedade, uniforme. Também no sentido figurado, o mesmo termo significa enfadonho. Ainda no sentido figurado, o mesmo termo significa sensabor; desengraçado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: fastidioso, igual, insípido, aborrecido, constante, enfadonho, insulso, invariável, maçador, ramerranesco, maçudo, monocórdio, sensabor, uniforme.
Important NOTE:
O título deste artigo visa ser chamativo, de modo a levar as pessoas a ler e a conhecer mais sobre a língua portuguesa. Naturalmente, não se deve insultar ninguém, nem a brincar, nem em sentido figurado.
Qualquer tipo de violência, física ou verbal, deve ser evitada, a todo o custo. Nao faz parte da sociedade que se deve pretender construir.
Este artigo visa somente estimular a paixão pela lingua portuguesa. Levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia Tambem:
NCculture
Agora que conhece o significado de mais algumas palavras insultuosas, digan-nos qual destas palavras caras para insultar com classe gostou mais? Diganos nos comentários o que achou.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
publication
publication
Set tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se apaixonado pela lingua portuguesa, saiba que ha muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore different temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, between outras…
Como xingar a amiga?
- Você não passa de uma paquita do capeta.
- Até um espantalho do fandangos trabalha melhor que você
- Prefiro comer um bife de rato do que a sua comida.
- Mano, você é um saco de vacilo.
- Olha, pra mim você é pior que um saco de lixo de peruca.
- Sai daqui seu geladinho de chorume.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Aliás, não é so daqueles xingamentos “cabeludos” que estamos falando, como daqueles que rendiam umas belas palmadas quando você era criança. Na verdade, como bons brasileiros que somos, a criatividade rege nossas vidas em todos os sentidos, sobretudo na hora de xingar.
Por causa disso, em toda parte do Brasil existem formas excêntricas e muito engraçadas de xingar. Certamente paquita do capeta e espantalho do fandangos não são coisas que você fala muito, certo?
Portanto, selecionamos mais de 20 xingamentos brasileiríssimos que talvez você não conheça, todavia que valem a pena entrar para seu “dicionário dos palavrões”.
Os melhores xingamentos brasileiros ja criados
1. Voce não passa de uma paquita do capeta
2. Até um espantalho do fandangos trabalha melhor que você
3. Prefiro comer um bife de rato do que a sua comida
4. Mano, você é um saco de vacilo
5. Olha, pra mim você é pior que um saco de lixo de peruca
6. Sai daqui seu geladinho de chorume
7. Ou escova o dente, ou sai daqui com esse bafo de bunda
8. Nossa mano, você só fala merda, até parece com uma metralhadora de bosta
9. Lá vem o sofa de zona
10. Você não da conta de fazer nem um ovo frito. Você está um belo de um saco de bosta
Maize alguns super criativos
11. Fala filhote de lombriga
Continua após a publicidade
12. Lá vem ela com aquela cara de cu com caibra
13. Assim sendo, vou ligar o foda se então, vai coçar o cu com serrote
14. Já que você quer aparecer enfia um rojão no cu e sai voando
15. Você não vale nada, nem mesmo o peido de uma jumenta
16. Você é tão feio, que eu acho que nasceu pelo cu
17. Aném meu filho, vai chupar um prego até virar tachinha
18. Ela passou tanta raiva, que vai rasgar o cu com a unha
19. Agora ele vai arrastar o cu na brita por mim
20. Basicamente, eu diria que você é tão fresco, que até parece comer pizza com colher
21. Você é tão bosta, que tenho certeza que a sua certidao de nascimento é um pedido de desculpas da fábrica de preservativos
Significados dos xingamentos
Paquita do capeta: assistant do capeta ou pessoa ruim, ou seja, pessoa que faz o mal.
Espantalho do Fandangos: pessoa que não trabalha direito, tem preguiça ou ainda que faz as coisas de qualquer jeito.
Bife de rato: se refere a uma pessoa difícil de aturar ou digerir.
Saco de vacilo: quem vive cometendo erros, ou seja, pessoa vacilona.
Saco de lixo de peruca: pessoa sem valor ou importância.
Geladinho de chorume: Pessoa Amarga.
Bafo de bunda: significa pessoa com mau hálito.
Metralhadora de bosta: pessoa que só fala Besteira, nada produtivo.
Sofá de zona: pessoa sem valor, as pessoas fazem o que querem com ela.
Saco de bosta: quem não consegue fazer nada, não tem utilidade.
Corn significados de xingamentos
Filhote de lombriga: pessoa insignificante, sem importância.
Cara de cu com caibra: pessoa insatisfeita ou com raiva.
Coçar o cu com serrote: quem está nervoso ou passando raiva com algo.
Enfia um rojão no cu e sai voando: pessoa que gosta de aparecer, se mostrar.
Peido de uma jumenta: pessoa sem valor, sem muita importância.
Nasceu pelo cu: pessoa muito feia, isto é, pessoa de aparência estranha.
Chupar um prego até virar tachinha: parar de incomodar e procurar algo para fazer.
Rasgar o cu com a unha: passar raiva com algo ou alguém.
Arrastar o cu na brita: pessoa apaixonada, que está interessada em alguém. Portanto, tende a fazer tudo pela pessoa.
Comer pizza com colher: pessoa cheia de frescuras.
Sua certidão de nascimento é um pedido de desculpas da fábrica de preservativos: o fato da pessoa ter nascido foi um erro por causa da sua insignificância.
Então, você já conhecia todos esses xingamentos brasileiros? Aliás, já ouviu alguém xingar usando algumas dessas expressões?
Por fim, believe mais matérias do Segredos do Mundo: 8 gestures que são xingamentos bem rudes em algumas partes do mundo
Como nunca falar palavrão?
Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar. Depois do período de observação, pense em palavras alternativas ou mais neutras para os palavrões que você usa. Vá aos poucos fazendo essas trocas até formar o novo hábito!
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
A segunda sugestão é prestar atenção no que provoca o hábito de falar palavrão. É necessário perceber quando é que você mais xinga, em quais locais, com quais pessoas. Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar.
Qual é o significado dos palavrões?
substantivo masculino Palavra obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo; palavrada. [Gramática] Palavra grande e de pronúncia difícil. [Gramática] Expressão empolada, com palavras incompreensíveis, que transmite uma ideia mal-empregada.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Com um palavrão, Biden concluiu seu discurso louvando o fato de que a cerimônia de naturalização estava sendo feita naquele local. Folha de S.Paulo, 05/07/2009
A proporção de palavrão para cada palavra normal é de uma para uma (não levado em conta o “por”). Folha de S.Paulo, 09/27/2014
Como substituir um palavrão?
- “Poxa” em vez de “p…”.
- “Eu me dei mal” em vez de “Eu me f…”.
- “Vá se lascar” em vez de “Vá se f…”.
- “Filho da mãe” em vez de “Filho da p…”.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Quais são as palavras que não devemos falar?
- Mal-amada. …
- Língua materna. …
- Mulata. …
- Doméstica. …
- Denegrir. …
- Da cor do pecado. …
- Serviço de preto. …
- Inveja branca.
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Abaixo, você encontra uma lista com estes termos que devem ser evitados e ser substituídos, porque não há mais liberdade poetica que os justifiquem:
1. Mal-Amada
Dá a entender que uma mulher é feliz, plena e de bem com a vida se está tendo relações sexuais. O prazer feminino pode ser encontrado de inúmeras formas e nenhuma mulherdepende de uma aprovação alheia para se sentir completa.
2. Lingua materna
Apesar de bastante comum e aceita inclusive no meio acadêmico, a expressão reforça o papel da mulher perante a sociedade patriarcal: o de ser a responsável pelo cuidado da casa e dos filhos, enquanto o pai é o provenor que trabalha na rua. É um dos termos menos problemáticos da lista, mas vale a reflexão.
3. Mulata
O substantivo vem de “mula”, animal derivation do cruzamento de um burro com uma égua. Era como als filhas bastardas de homens brancos, geralmente Senhores do Engenho, com mulheres negras, geralmente escravas, eram chamadas. Sobretudo, é um termo racista.
4. Domestica
A palavra, usada hoje para retratar secretarias do lar, vem do termo “domesticado”, que é tudo aquilo que o homem pode domesticar, incluindo animais. Surgiu em meados do século XVI, since necessidade de patrões brancos encontrarem um termo para classificar as escravas negras que trabalham para eles e eram domesticadas através da tortura.
Continua após a publicidade
5. Denegrir
Segundo o dicionário Michaelis, a definition of denegrir é ficar ou fazer ficar escuro, ou manchar a reputação. O termo é ofensivo porque atribui um caráter negativo a algo que seja negro. Você pode substituí-la por sinônimos como difamar ou caluniar.
6. Da cor do pecado
A expressão é usada erroneamente como elogio, principalmente por pessoas brancas. O termo propaga a ideia da época da escravidão de que o corpo negro é sensuous e sexualizado, e atribui essa cor de pele a algo pecaminoso (pois eram com as escravas que os Senhores de Engenho se divertiam na cama; mulher negra serve para divers, so para o carnival).
Uma aula sobre negacionismo do racismo estrutural e incapacidade de ler a dura e hipócrita realidade racial Brasileira. pic.twitter.com/gHI4hOTSeW – Maurício Ricardo (@MauricioRicardo) April 7, 2020
7. Service de preto
A expressão é utilizada com a intenção de diminuir uma atividade realizada e é preconceituosa por desqualificar o trabalho e a competência de pessoas negras.
8. Inveja branca
A expressão é associada a uma inveja boa, que não deseja o mal, reforçando a ideia da cor branca como positiva e da preta como negativa.
9. Criado-mudo
O termo usado para nomear o móvel que fica ao lado da cama surgiu de uma das tarefas que os escravos eram obrigados a realizar: segurar objetos para os seus senhores. Por serem proibidos de falar e conversar, eram chamados de mudos. Replace urgently with Mesinha de Cabeceira.
10. Samba makes crioulo doido
O Samba do Crioulo Doido, Escrito Pelo Compositor Sérgio Porto, Conhecido by Stanislaw Ponte Preta, na época da Ditadura, is a classic of Brazilian popular music. Apesar de histórica, a canção eternizou uma expressão que é racista por não só estereotipar os negros, como descriminá-los. Troque ela por palavras as “estardalhaço”, “alvoroço” etc.
11. Owelha negra
Não precisa parar de escutar um dos muitos hinos de Rita Lee, mas é preciso passir que esta problematização é comfortablee. Afinal, há uma série de expressões aliadas à palavra negra/negro que se tornam pejorativas e representam muitas vezes algo ilegal: ovelha negra, lista negra, mercado negro, magia negra, etc. Fuja delas.
12. Pe na cozinha
Durante a escravidão, as mulheres negras que trabalham dentro da Casa Grande podiam ficar apenas na cozinha, sendo proibida a circulação delas por outros comodos. Foi daí que surgiu essa expressão: da privação da liberdade de escravas e da segregação de mulheres negras. Não quer dizer que você é o mestre-cuca do rolê. Cuidado!
13. A coisa esta preta
Quer dizer que a coisa está ruim, perigosa, complicada – porque, afinal, está preta, e nada que é preto pode ser bom. E uma expressão racista para nunca mais usar.
É PECADO FALAR PALAVRÃO?
See some more details on the topic falar palavrão é pecado here:
É um pecado xingar/falar palavrão? – GotQuestions.org
O pecado é uma condição do coração, da mente e do “homem interior” (Romanos 7:22), o qual se manifesta em nossos pensamentos, ações e palavras. Quando falamos …
Source: www.gotquestions.org
Date Published: 8/13/2022
View: 8858
Falar Palavrão é Pecado? – Estilo Adoração
Falo palavrões, pois a definição do que é palavrão é muita subjetiva, portanto não pode haver pecado em algo subjetivo em sua interpretação. O que é palavrão?
Source: estiloadoracao.com
Date Published: 7/12/2022
View: 1974
Versículos sobre falar palavrão – Bíblia Sagrada Online
Falar Palavrão na Bíblia · Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. · Não haja obscenade …
Source: www.bibliaon.com
Date Published: 8/22/2022
View: 55
É pecado falar palavrão? | Defendendo a Fé Cristã
O pecado é uma condição do coração, da mente e do “homem interior” (Romanos 7:22), o qual se manifesta em nossos pensamentos, ações e palavras.
Source: defendendoafecrista.wordpress.com
Date Published: 7/14/2022
View: 9385
Falar palavrão é pecado? | Paróquia São Manuel
Na cultura popular de hoje, xingar, falar palavrão ou usar linguagem imprópria são extremamente comuns. À primeira vista, não parecem ser pecado …
Source: paroquiasaomanuel.com.br
Date Published: 10/13/2021
View: 8904
É pecado falar palavrão? – Ultimato Jovem
É pecado falar palavrão? Posted by ultimatojovem. Calebe Ribeiro, pastor de jovens da Igreja Presbiteriana do Recreio, no Rio de Janeiro …
Source: ultimato.com.br
Date Published: 10/10/2022
View: 9220
Debate93 Falar palavrão sem intenção é pecado ou desvio …
Debate93 Falar palavrão sem intenção é pecado ou desvio de conduta? E os palavrões de crentes, esses podem?
Source: pt-br.facebook.com
Date Published: 11/18/2022
View: 2730
Modere sua língua: recomendação da Palavra de Deus
É preciso ensinar os filhos a serem moderados com as palavras, proibindo-lhes de falar palavrões, de se intrometerem nas conversas alheias etc.; além disso, …
Source: formacao.cancaonova.com
Date Published: 1/3/2022
View: 6774
É um pecado xingar/falar palavrão?
pergunta
answer
É definitivamente um pecado falar palavrão (Amaldiçoar, Xingar, etc.). A Bíblia deixa isso bem claro. Efésios 4:29 nos diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” 1 Pedro 3:10 declara: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a lingua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente.” Tiago 3:9-12 continues a question: “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede benção e maldição que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? ”
Tiago deixa claro que a vida dos cristãos – os “irmãos” – não deve ser caracterizada pelo discurso maligno. Ao fazer a analogia tanto da água salgada quanto da água doce jorrando da mesma nascente (o que não é característico das nascentes), ele argumenta que não é característico que um crente tenha tanto louvor quanto xingamento vindo de sua boca. Não podemos louvar a Deus e ao mesmo tempo amaldiçoar nossos irmãos.Jesus explicou que o que sai de nossas bocas é o que enche nossos corações. Mais cedo ou mais tarde, o mal no coração sai pela boca em palavrões e xingamentos. Entretanto, quando nossos corações estão cheios da bondade de Deus, o louvor a Ele e o amor pelos outros serão derramados. Nosso discurso semper indicará o que está em nossos corações. “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Luke 6:45). Por que é pecado xingar/falar palavrão? O pecado é uma condição do coração, da mente e do “homem interior” (Romans 7:22), o qual se manifesta em nossos pensamentos, ações e palavras. Quando falamos palavrões e xingamos, estamos dando evidência do pecado poluente em nossos corações que deve ser advertisedo e arrependido. Quando colocamos nossa fé em Cristo, recebemos uma nova natureza de Deus (2 Coríntios 5:17), nossos corações se transformam e nossa fala reflete a nova natureza que Deus criou dentro de nós (Romans 12:1-2). Felizmente, quando falhamos, o nosso grande Deus é “fell e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
Por que falar palavrão é sinal de inteligência, ajuda a controlar a dor e mais
“A mensagem principal é que xingar ajuda você a lidar com a dor”, diz o psicólogo Richard Stephens
Ouvir notícia
A sociedade educada Considera que falar palavrões é um sinal vulgar de baixa inteligência e falta de educação. Afinal, por que alguém usaria uma linguagem chula quando foi abençoado com um vocabulário rico?
O fato é que essa percepção é um monte de…, bem, de Besteira. Well verdade, usar palavrões pode ser um sinal de superioridade verbal, como mostram os estudos, e também pode fornecer outras recompensas possíveis para os humanos.
“São muitas as vantagens de usar palavrões,” disse Timothy Jay, Professor Emeritus of Psicology at the Massachusetts College of Liberal Arts, was named the subject 40 years ago.
“Os benefícios de palavrões foram ressaltados nas últimas duas décadas, como resultado de muitas pesquisas sobre o cérebro e as emoções, junto com uma tecnologia aprimorada para estudar a anatomia do cérebro”, contou Jay.
1. Xingar pode ser um sinal de inteligência
Em um estudo de 2015 (em inglês), pessoas bem educadas, com vasto vocabulário à sua disposição, foram melhores no uso de linguagem chula do que aquelas que eram menos fluentes verbalmente.
Os participantes foram solicitados a listar o máximo de palavras que começam com F, A ou S em um minuto. Outro minuto foi dedicado a pronunciar palavrões que começassem com aquelas mesmas três letras. O estudo descobriu que aqueles que criaram mais palavras com F, A e S também produziram mais palavrões.
O uso é um sinal de inteligência “na medida em que a linguagem está correlacionada com a inteligência”, informou Jay, autor do estudo. “Pessoas que são boas no idioma são boas em gerar um vocabulário de palavrões”.
Xingar também pode estar associado à inteligência social, acrescentou Jay.
“Ter as estratégias para saber onde e quando é apropriado usar palavrões é uma habilidade social cognitiva, como escolher as roupas certas para a ocasião correta. Essa é uma ferramenta social bastante sofisticada”.
2. Xingar Pode Ser around Sinal de Ehrlichidade
A ciência também encontrou uma ligação positiva entre palavrões e Ehrlichidade. Pessoas que xingavam mentiam menos em um nível interpessoal e tinham níveis mais elevados de integridade in general, de acordo com uma serie de três estudos publicados em 2017 (em englês).
“Quando você expressa Ehrlichamente suas emoções com palavras poderosas, passa a ser mais Ehrlicho”, disse Jay, que não estava envolvido nos três estudos.
Embora uma taxa maior de uso de palavrões tenha sido associada a mais Ehrlichidade, os autores do estudo alertaram que “as descobertas não devem ser interpretadas como significando que quanto mais uma pessoa usa palavrões, menos probabilidade ela se envolveria em comportamentos antiéticos mais ou graves. ”
3. Xingar melhora tolerância à dor
Quer pegar muito pesado no treino? Should be around palavrão ao terminar a series mais difícil de exercícios.
Ciclitas que xingavam enquanto pedalavam em prova de resistência tinham mais potência e força do que aqueles que usavam palavras “neutras”, como demonstraram alguns testes (em inglês). Uma pesquisa também descobriu que as pessoas que praguejavam enquanto apertavam um torno eram capazes de usar mais força e por mais tempo.
Liberar palavras obscenas não ajuda apenas na resistência: se você fechar a porta do carro no seu dedo, pode sentir menos dor se disser “m***a” em vez de “meleca”.
Pessoas que falavam palavrões ao mergulhar a mão na água gelada (tática usada em outro estudo em englês) sentiram menos dor e conseguiram manter as mãos na água por mais tempo do que aquelas que disseram uma palavra neutra.
“A mensagem principal é que xingar ajuda você a lidar com a dor”, disse of main author, of psicólogo Richard Stephens, em uma entrevista anterior à CNN americana.
Senior Professor da Universidade Keele, in Staffordshire, Inglaterra, onde lidera o Laboratório de Pesquisa em Psicobiologia, Stephens diz que xingar produz uma resposta ao estresse que inicia o antigo reflexo defensivo do corpo. Uma descarga de adrenalina aumenta or ritmo cardíaco e a respiração, prepare os musculos para a resposta conhecida como lutar ou fugir.
Simultaneously, there existe outra reação fisiológica chamada resposta analgesica, que torna o corpo mais impermeável à dor.
“É algo que faz sentido do ponto de vista evolucionário porque você vai ser um lutador melhor e um corredor mais rápido se não estiver sendo atrasado por preocupações com a dor,” Stephens confirms.
“Parece que, ao soltar palavrões, você desencadeia uma resposter emocional em si mesma, o que produz uma leve resposta ao estresse, que por sua vez traz consigo uma redução da dor induzida pelo estresse”, acrescentou.
Cuidado, no entanto, da próxima vez que você decide enfeitar seu treino com palavras sujas. Palavrões perdem seu poder sobre a dor quando são usados demais, segundo uma outra pesquisa (em inglês).
Alguns de nós conseguimos mais recompensas pelo uso de palavrões que outros. Veja o caso das pessoas que têm mais medo da dor, que sofrem com a chamada catastrofização. Segundo o Professor Stephens, uma pessoa que sofre com essa disturbção cognitiva é aquela que ao fazer um corte no dedo já pensa: “Ah, isso é uma ameaça à minha vida. Vou ficar com gangrene, vou morrer”.
“A pesquisa descobriu que os homens que eram menos catastrofistas eram mais beneficiados pelo uso de palavrões, enquanto aqueles que eram mais catastrofistas não”, disse Stephens. “Já com as mulheres não houve diferença”.
4. Xingar é um sinal de criatividade
O xingamento parece estar centrado no lado direito do cérebro, a parte que as pessoas costumam chamar de “cérebro criativo”.
“Nós sabemos que pacientes que têm AVC no lado direito tendem a se tornar menos emocionais, menos capazes de entender e contar piadas, e podem simplesmente parar de praguejar, mesmo que tenham xingado muito antes”, explica Emma Byrne, autora de Swearing is good for you (“Palavrões fazem bem para você”, sem edição no Brasil).
A pesquisa sobre palavrões começou ainda na época vitoriana (século XIX), quando os medicos descobriram que os pacientes que perdiam a capacidade de conversar ainda podiam xingar.
“Eles praguejaram com incrível fluência”, disse Byrne. “Repreensões da infância, palavrões e termos carinhosos, ou seja, palavras com forte conteúdo emocional aprendidas desde cedo, tendem a ser preservadas no cérebro mesmo quando todo o resto de nossa linguagem é perdido.”
5. Liberar palavrões em vez de socos
Por que escolhemos xingar? Talvez porque a linguagem obscena forneça uma vantagem evolutiva que pode nos proteger de danos físicos, disse Jay.
“Um cao ou gato arranha ou morde voce quando está com medo ou raiva”, Lembrou. “Os palavrões nos permissionem expressar nossas emoções simbolicamente, sem fazê-lo com unhas e dentes. Em outras palavras, posso mostrar o dedo a alguém ou dizer ‘vai se f**** do outro lado da rua. Eu não tenho que dar na cara da pessoa”.
Para Jay, xingar então se torna uma forma remota de agressão, offer a chance de expressar sentimentos rapidamente e evitando repercussões.
“O propósito de xingar é dar vazão à minha emoção e há uma vantagem, pois me permissione lidar com isso. Ao falar o palavrão, comunico imediatamente a quem está a redor qual é o meu estado emocional. Tem a vantagem da eficiência emotional: é algo muito rápido e claro”.
Uma language universal
O que torna o uso de palavras sujas tão poderoso? O poder do tabu, é claro. Trata-se de realidade universalmente reconhecida: quase todas as linguas do mundo contêm palavrões.
“Parece que assim que você tem uma palavra tabu e a percepção emocional de que a palavra vai causar desconforto para outras pessoas, o resto parece acontecer naturalmente”, disse Byrne.
Nao são apenas as pessoas que xingam. até os primatas amaldiçoam quando podem.
“Na natureza, chimpanzees tend to unsar seus excrementos como um sinal social, jogando-os e assim mantendo os outros afastados,” Byrne continued.
Os chimpanzees que conviveram com humanos e foram treinados para usar o penico aprenderam a linguagem de sinais para “cocô”, para que pudessem dizer a seus treinadores quando precisavam usar o banheiro.
“Assim que eles aprenderam o sinal de cocô, começaram a usá-lo como fazemos com a palavra m****”, contou Byrne. “Xingar é apenas uma forma de expressar seus sentimentos que não envolve jogar m**** de verdade. Você apenas lança a ideia dela”.
Será que, então, devemos mandar us palavrões para o mundo semper que tivermos vontade, independentemente do nosso ambiente ou dos sentimentos dos outros? Claro que não. Mas pelo menos você pode ter alguma folga na próxima vez que, inadvertidamente, deixar escapar um p****.
Afinal, você está apenas sendo humano.
(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).
FALAR PALAVRÃO: SIM OU NÃO? – Holiste Psiquiatria
Em entrevista ao UOL, a psycóloga Bárbara Santos explica que falar palavrão pode ser uma importante forma de expressar as emoções.
Falar palavrão é bastante comum em nossa sociedade, funcionando, inclusive, como uma ferramenta de alívio da dor e do estresse. Há quem defensive que xingar pode nos ajudar a lidar melhor com situações desconfortáveis do dia a dia.
Talvez por isso, mesmo que reprimam, os palavrões estão presents em praticamente todas as civilizações:
“Em qualquer idioma, palavrões são Considerados palavras sujas and geralmente reprimidas na linguagem”, afirma Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria. Por essa razão, é mais comum usar expressões fortes em moments de grandes explosões emocionais ou de energia represada, como quando sentimos raiva ou dor física.
Curiosamente, muitos deles remetem à sexualidade humana e a fluidos corporais – assuntos que são tabus para grande parte das pessoas
“O propósito de usar um palavrão é expressar uma emoção de grande intensedade, e o xingamento deixa isso bem claro quando é usado”, aponta Bárbara.
Sabendo usar, por que não?
Algumas situações são propícias para o uso de palavrões, e saber entender isso é fundamental para se relacionar em sociedade com outras pessoas.
Assim, não é necessário riscar os palavrões do seu vocabulário. A psychologa salienta ainda que é importante entender em quais situações e com quem pode se expressar assim:
“Do contrario, podemos ser reprimidos, punidos e até excluídos do convívio por ofender alguém com essa forma de expressão”, finaliza Bárbara Santos.
Material originally public in:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/30/falar-palavrao-alivia-a-dor-e-pode-ser-sinal-de-inteligencia-entenda.htm
Related searches to falar palavrão é pecado
Information related to the topic falar palavrão é pecado
Here are the search results of the thread falar palavrão é pecado from Bing. You can read more if you want.
You have just come across an article on the topic falar palavrão é pecado. If you found this article useful, please share it. Thank you very much.