Sede Santos Porque Eu Sou Santo Estudo? All Answers

Are you looking for an answer to the topic “sede santos porque eu sou santo estudo“? We answer all your questions at the website Chewathai27.com/ppa in category: Aodaithanhmai.com.vn/ppa/blog. You will find the answer right below.

O que significa Sede santos porque eu sou santo?

Pastor Marcio Valadao. Quando lemos nas Escrituras “Sede imitadores de Deus como filhos amados” não significa que iremos imitar a Deus criando uma lua ou um planeta, mas o imitarmos em santidade. Ele diz: “Sede santos, porque eu sou santo”. O que distorce a santidade é errar o alvo, é o pecado.

O que significa a palavra sede na Bíblia?

Não se refere a “algo imaterial”, como estamos acostumados a cogitar em nossas catequeses, mas designa aquilo que é “centro da vida da pessoa, em seu sentir, respirar, reagir e no seu decidir”. Refere-se, em todo caso, ao ser humano como um ser de desejo, capaz de desejo.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Por Tânia da Silva Mayer*

O ser humano contemporâneo parece caminhar sem rumo e por estradas que conduzem a lugar nenhum. E essa nossa caminhada errante é sintoma da enfermidade de sentido que vivemos. Na tentativa de preencher o vazio que a perda do sentido provoca, tornamo-nos itinerantes em busca do que possa fomentar em nós sensações de completude. Nessa esteira de ver satisfeito nosso desejo, tornamo-nos consumidores materiais e espirituais à espera que o cartão de crédito ou um frasco de água benta nos faça saturar definitivamente a incompletetude que somos. Isso é um grande engano. Sentir falta, não nos sentirmos preenchidos define também nossa existência, permissionindo também que desejemos e nos mobilizemos para estancar a sede que sentimos.

E por falar em sede, o salmo 42-43 serve bem para ilustrar a sede e o desejo humano de Deus, bem como a abertura para acolher o Deus que se revela em Jesus Cristo e se dá a conhecer ao mundo. Tal salmo é field representação da existência humana (pessoal e/ou comunitária), que no âmago de sua alma sente desejo de Deus. O salmista é reflexo do desejo antropológico por Deus, aqui representado pela alma do orante que está angustiado. Sua situação é a de alguém que está longe do seu espaço familiar, distancee de sua terra, exilado. Provavelmente está fora de Jerusalem, do Templo, na region montanhosa do sul do Hermon. O salmista vive nostalgicamente, uma vez que ja não contempla mais a “face de Deus” em seu Santuário. E é em meio à opressão que ele o busca para não perdê-lo.

O salmo 42 compõe seu cenário no contexto da natureza: uma corça sedenta está em busca de um poço para matar sua sede (v. 2). A figura da corça, (também podemos chamar de cervo) é muito apreciada dentro da literatura bíblica. Muitas vezes é relacionada com o mundo da divindade, tomada como a mediadora do céu e da terra; quando associada ao ser humano, diz respeito à imortalidade, ao sucesso. A crítica textual ressaltará que o v. 2 ao descrever tal animal o presenta na qualidade de um animal macho, sobrepondo-se a sua figura feminina. No entanto, esta está mais próxima das questões vitais, tal como o parto e do nascimento. De modo geral, a figura do animal é representação da força humana em sentido fisico e espiritual. No salmo em questão, o desejo vital pela água que a corça sente é metáfora da ansiedade que o salmista tem por Deus. De fato, tal como a água é fundamental para o florescimento da vida na terra dura e seca, assim Deus é fundamental para o ser humano, pois é o único capaz de estancar nossa sede de sentido e de fé.

Ainda No. 2, há outro termo bastante importante, a alma (nefesh). Na tradição bíblica, a alma é expressão da energia vital do ser. Ela está vinculada a uma parte do corpo responsável por engolir e respirar, a garganta. Podemos, uma vez mais, perceber a profundidade da imagem utilizada pelo salmista ao approximately a imagem do ser humano de desejos à composição físico-corpórea dos animais.

Em muitos casos, o termo “alma” pode designar o estômago, outras vezes, a respiração e o sopro. No salmo 42, a alma é expressão da fome, do desejo pelo alimento que garante sua sobrevivência. Ampliando a hermenêutica, a alma não está somente referida à sobrevivência físico-biológica, mas à sobrevivência emotional e espiritual da pessoa, ela é o espaço da saudade e do desejo humano. Não se refere a “algo imaterial”, como estamos acostumados a cogitar em nossas catequeses, mas designa aquilo que é “centro da vida da pessoa, em seu sentir, respirar, reagir e no seu decidir”. Refere-se, em todo caso, ao ser humano como um ser de desejo, capaz de desejo. Assim como a corça estica a garganta para buscar água, o orante do salmo abre a sua alma para beber daquela fonte que é princípio de vida: Deus; sem o qual sua vida já não apresenta nenhuma força, sem o qual nossas vidas continuarão errantes e sem sentido.

O que quer dizer seja santo?

Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza. O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Significado de Santidade O que é Santidade:

Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser Considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza.

O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

A santidade para os cristaos

Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são Consideradas abomináveis ​​​​diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como “santo”, no sentido de ser Ehrlicho, limpo, louvável, correto, benigno e etc.

Os membros da Igreja, como os bispos, padres e freiras, por exemplo, têm o compromisso de viver a santidade de Deus e, para isso, devem renunciar a aspectos e hábitos que são Considerados mundanos, como o ato sexual e a luxúria.

Para os cristãos, portanto, a santidade é ligada à ideia da ausência de pecados e de prazeres mundanos. Para os cristãos a santidade deve ser praticada ao longo da vida, em cada pequeno ato ou gesto, através das escolhas baseadas no amor e na paciência.

Sua Santidade, O papa

O ícone máximo da santidade terrena na Igreja Católica é o Papa, chamado também de “Sua santidade”.

O Papa é chamado desta forma devido ao importante título que recebe e à devoção espiritual que deve carregar consigo.

A santidade na bíblia (Versículo)

Na bíblia, além do conceito de pureza e de ausência de pecado, o conceito de santidade também é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus.

Da mesma forma, a santidade é relacionada ao comportamento que deve ser seguido (comportamento de santidade) para que se chegue o mais perto possível da santidade de Deus.

Veja este example de um versículo biblico sobre a santidade:

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Corinth, 7:1

Etimologicamente a palavra santidade teria se originado a partir do termo em hebraico kadosh.

Esta palavra é utilizada com o significado de santo ou santificado para designar algo sagrado ou para se referir a um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.

Saiba is sobre o significado de Kadosh.

Quem pode ser santo?

Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou comportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

O primeiro requisito para uma pessoa, religiosa ou leiga, virar santa católica, como ocorre com a freira baiana Irmã Dulce, que sera canonizada hoje pelo papa Francisco, em Roma, é o clamor popular em torno de sua existência. Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou coportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

A partir daí, o processo de consolidação da imagem pública religiosa, que termina com a provação papal, depending formalmente de três condições básicas a serem Consideradas pelo Vaticano: martirização, comprovação de milagres ou, ainda, decreto do papa.

“É o caso do português São Nuno de Santa Maria”, explained by free carmelita Evaldo Xavier, to especialista em Direito Canônico. São Nuno também era carmelita e morreu aos 71 anos em 1431. Ele foi beatificado por decreto em 1918. A canonização, porém, só aconteceu quase um século depois, em 2009, pelo papa Bento XVI. “Nesses casos, o papa dispensa a comprovação de milagres”, afirma o freely. No Brasil, é o caso também de São José de Anchieta, jesuíta espanhol que morreu em 1597, canonizado como Apóstolo do Brasil em 2014 pelo papa Francisco. Anchieta, enviado ao Brasil quando tinha apenas 19 years, foi declared santo por ter uma vida dedicated to evangelização.

Pode-se ainda ser santo também por ter sido um mártir em função da fé, quando igualmente são dispensados ​​​​milagres, prossegue freely Xavier. A Igreja tem casos updated, de 2017, de reconhecimento de martires como os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do leigo Mateus Moreira, todos assassinados por sellados holandeses no século 17 no interior do Rio Grande do Norte. Com eles há ainda um grupo de 27 pessoas, homens, mulheres e crianças, todos tornados santos pelo mesmo motivo. Sao os Martires de Cunhau and Uruaçu. No caso do ultimo dia 2, a menina cearense Benigna, de 12 anos, que sofreu abuso sexual no Crato, no interior do Estado, foi também beatificada pelo Vaticano como martir.

Milagres

Por fim, um santo pode passar a formalmente exist para os fiéis católicos pela comprovação de milagres. Com um caso comprovado, torna-se beato. Para a canonização e posterior declaração de santidade, porém, é preciso a comprovação de um segundo milagre: é o caso de Santa Dulce dos Pobres. “Esse caso de Irmã Dulce foi muito rápido. Há santos que demoram séculos”, argumenta o freely.

Na relação de comprovações exigidas pelo Vaticano para a declaração de santidade por milagres, examinadas por historiadores e especialistas em Direito Canônico, segundo o frei Xavier, há também a necessidade de os documentos serem redigidos em latim. “É a língua official da Igreja”, diz.

O rol de santos, beatos, veneráveis ​​​​e servos de Deus, pessoas destacadas pela fé na Igreja, é longo. O Brasil tem 36 santos, 37 com Dulce dos Pobres, além de uma lista de 52 beatos, outros 15 na condição de veneráveis, ou seja, com virtudes heroicas reconhecidas em processos na Igreja. E mais 68 pessoas têm processos abertos na Congregação (Servos de Deus). No grupo de santos martires do RN havia mulheres e crianças, uma preocupação da Igreja com a família, diz dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal, encarregado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de chefiar a Congregação Para a Causa dos Santos no Brazil.

Entrevista: ‘O papa tem favorecido canonizações’

Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal, Encarregado of the Congregação Para a Causa dos Santos no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), destaca a “celeridade” na canonização de Santa Dulce dos Pobres. “Ela fica em terceiro lugar, atrás apenas de Madre Teresa y de São João Paulo II”, Lembra.

A quem se encaminha o pedido para ser santo?

Ha uma Congregação de Roma, o Dicastério para a Causa dos Santos. É a referência para a qual devemos nos voltar e pedirassastoria e orientação, para aí encaminhar e instaurar os processes de beatificação e canonização na Igreja.

Quais as etapas?

Um exemplo: aqui em Natal temos um padre muito santo desde o século 19, padre João Maria, que morreu no século 20. Ele já é tido como santo de Natal. A partir daí, a Igreja precisa preparar o processo de sua futura beatificação e ele já passa as ser, para a Igreja onde viveu, onde está sendo registrada a piedade popular, a devoção ao milagre, um Servo de Cristo. Abre-se então o processo para beatificação. Iniciado o processo na Congregação, em Roma, ele vai ser visto como “venerável”. Aí o processo passa as ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato. Depois, com outro, pode ter a graça da proclamação de santo.

E o caso de Irma Dulce?

Atualmente, estamos muito voltados para esta realidade, que nos eleva para uma transcendência para a dimensão da fe, do povo de Deus, da vida da Igreja, porque temos a graça e a legria da canonização da Santa Dulce dos Pobres. É muito importante porque a Irmã Dulce passou por essas etapas. O primeiro milagre, que serviu para a beatificação; o segundo, que serviu para a canonização. No mundo, o papa Francisco tem favorecido a canonização e beatificação de santos… canonizou Anchieta, dom Oscar Romero.

Olhando os tempos da Igreja, o processo ficou mais rápido?

Nesse caso, uma dasspecialidades é justamente a celeridade do processo. Ela ficou em terceiro lugar na história das canonizações e beatificações, com apenas 27 anos de estudos depois da Morte, atrás apenas de São João Paulo II, 9 anos depois da tote, and Santa Teresa de Calcutá, 19 anos. E muito louvável.

Canonização e turismo

Desde que o papa Francisco anunciou, em maio, a canonização de Irmã Dulce, Salvador, onde a Freira nasceu, viu crescer o turismo em espaços que marcaram a vida da religiosa. Foi no Largo de Roma, na Cidade Baixa, que a freely construiu sua vida. Lá estão as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), institute que faz atendimento gratuito de saúde, e o Santuário de Dulce dos Pobres.

De Maio até agora, o numero de visitas explodiu. “A gente recebia cinco ônibus, de repente são 12, 18 – tudo sem avisar”, diz Rosa Brito, coordenadora de Turismo Religioso da Osid. O aumento de visitantes levou a Osid a criar um roteiro para relembrar os passos de Irmã Dulce, que viveu em Salvador até morrer, aos 77 anos. O ponto de partida é a Basilica de Nossa Senhora da Conceição da Praia – onde foi sepultada, em 1992.

De lá, o tour segue para a Igreja São João Paulo II, nos Alagados, bairro onde, em 1935, Irmã Dulce começou seu trabalho de assistência. Including Largo de Roma and Capela das Reliquias, para onde foram transferidos os restos mortais da Freira. Já a parada final é a famous Igreja do Senhor do Bonfim, a 500 metros do Largo. O roteiro, em convênio com duas agências, custa de R$ 90 a R$ 170.

dead

A prefeitura de Salvador também investe no Caminho da Fé, que liga o Bonfim ao Largo de Roma. A proposta é criar um espaço de oração para os fiéis, que poderão ver informações sobre a história do Bonfim e da Irmã Dulce nos 14 totens no trajeto. A caminhada leva 15 minutes – tempo para rezar um terço. E a obra deve terminar in April 2020.

Joao Paulo II

Quando esteve no Brasil em 1991, o Papa João Paulo II disse que o País precisava “de santos, de muitos santos”. “A santidade é a prova mais clara, mais believente, da vitalidade da Igreja em todos os tempos e em todos os lugares”, afirmou o pontífice, que àquela altura proclamava a beatificação de Madre Paulina, uma italiana com ampla atividade no religiosa no Brasil , que morreu in 1942, aos 77 years, and foi canonizada in 2002.

Não demorou muito para que o próprio Karol Wojtyla, que morreu em 2005, virasse um santo. São João Paulo II foi canonizado em April de 2014. A observação profética sobre o suprimento da carência brasileira de santos cumpre-se mais uma vez com a Igreja recebendo no Vaticano mais uma canonização hoje, a da baiana Irmã Dulce como Santa Dulce dos Pobres, em evento que inclui missa de Ação de Graças, às 5 horas deste domingo. An Igreja prepares a festival in the Arena Fonte Nova, in Salvador, for a canonization of “Anjo Bom” from Bahia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Onde está escrito Sede santos em toda maneira de viver?

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

28.02.2020 10:37

A religião não faz do homem um santo; e sem santificação ninguém verá a Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Deus mandou Israel obedecer aos seus mandamentos para serem santificados: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica” (Lv 20.7,8).

Da mesma maneira, a igreja de Cristo precisa obedecer ao evangelho para ser santificada: “Como filhos obedientes, não vos konformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” (1Pe 1.14). “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo” (1ªTs 4.7,8).

Quando Deus libertou seu povo do Egito, Mandou que todos se santificassem: “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Deus é Santo e seu povo também tem que ser santo: “Porque eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo” (Lv 11:45).

E o que é viver em santidade? É se converter! Abandonar vícios, mouse costumes, idolatrias; praticar o amor ao próximo, fazendo aos outros o que gostaria que fizessem com você; e não fazendo aos outros o que não gostaria que fizessem a você: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1ªCo 6.20).

Ser santo significa crucificar os maus desejos: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como vos antes já disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Eq. 5.19-21).

O Reino é para os santos: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adultos, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reinoª, 6.9 de Deus 6.9 de Deus ). “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).

Font: Eloir Vieira

Onde está escrito na Bíblia que não devemos adorar imagens?

Isaías 40:18-20

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

home

Concordância

subjects

Idolatria de Images

31 Versículos sobre Idolatria de Images Compartilhar Tweetar Enviar

A palavra hebraica para ídolo é pesel. Essa palavra é definida como uma escultura que foi criada para representar um deus e é usada para fins de adoração. Em Êxodo 20:4, Deus nos advertiu a não temos outros deuses diante dele. For que somos advertidos a evitar ídolos ou idolatria de images? A responsa é que eles não são deuses. Eles são criação das mentes e das mãos dos homens (1 Corinthians 10:20). Leia alguns versículos da Bíblia sobre ídolos e images de escultura e lembre-se de colocar Deus acima de tudo em sua vida e adorar somente a Ele. Idolos e Idolatria de Images na Bíblia

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Exodo 20:3-6 Compartilhar

Nao vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Leviticus 19:4 Compartilhar

Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que nelesconfam. Salmos 115:4-8 Compartilhar

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem Corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanus 1:22-23 Compartilhar

Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. Deuteronomy 27:15 Compartilhar

A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. Isaiah 40:18-20 Compartilhar

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Leviticus 26:1 Compartilhar

Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Jeremiah 10:3-5 Compartilhar

Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer. Jeremiah 10:14-15 Compartilhar

Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formouconfie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode is so ensinar? Ice cream que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. Mas o SENHOR is not a seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. Habakuque 2:18-20 Compartilhar

E destruirei do meio de ti als tuas images de escultura e als tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos. Miqueias 5:13 Compartilhar

Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantses com os demônios. 1 Corinth 10:19-20 Compartilhar

Quem tem sede Bíblia?

“Se alguém tem sede”, disse nosso bendito Senhor Jesus Cristo, “venha a mim e beba”.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Boletim edição de Março/2019

VEJA TAMBÉM VERSÃO EM PDF

Comemoramos no mes passado os 18 anos da AEBDR. Foi muito lindo ver as pessoas envolvidas e juntas em prol da causa de amar o próximo, de levar o amor de Deus àqueles que estão sofrendo. Foi um dia de grande alegria e dia de muita gratidão pelas vidas dispostas a ajudar outras.

João 7, 37,38

Saímos de lá saciados pela deliciosa feijoada preparada com a ajuda de nossos voluntários e com a sede aliviada, prontos para continuarmos com afinco a levar rios de água viva para aqueles que necessitam. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7, 37,38)

Li um texto sobre esta passagem esses dias que mexeu muito comigo sobre o trabalho da Associação e Casa de Apoio. Um texto de J. C. Ryle e então vou pedir ajuda a ele para explicar melhor.

Há três pontos de atenção nessa frase formidável de Jesus:

1. Há uma doença detectada: “Se alguém tem sede”.

2. Há um remédio indicado: “Venha a mim e beba”.

3. Há uma promessa oferecida: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

A sede física é a sensação mais dolorosa conhecida, a qual o corpo humano está sujeito. Mas, se a sede física é tão dolorosa, quão mais dolorosa sera a sede da alma? Perceber o valor de nossa alma e sentir o fardo do pecado não perdoado e não saber para onde se voltar para encontrar alívio; ter a consciência doente e constrangida e ignore or remédio para ela; descobrir que estamos morrendo, morrendo diariamente e, ainda assim, estarmos despreparados para encontrar com Deus. Essa é a sede da qual o nosso Senhor está falando. É a sede do perdão, da remissão, de solvição e de paz com Deus. Esta é a sede que muitos dos grandes servos de Deus sentiram, ao terem a mente iluminada pela primeira vez.

Passarei de uma doença detectada para o remédio indicado. “Se alguém tem sede”, disse nosso bendito Senhor Jesus Cristo, “venha a mim e beba”. Embora pareça simples, esta frase é rica em significado spiritual. Qual é o resumo e a essence dessas simple palavras? O resumo e a essence delas é: Cristo é aquela Fonte de água viva que Deus graciosamente Providenciou para a alma sedenta.

De Cristo flui um rio ample para todo aquele que atravessa o deserto deste mundo. Em Cristo, que é nosso Redentor e Substituto, crucificado por causa de nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação, existe um suprimento eterno para tudo o que o homem precisa: perdão, absolvição, misericórdia, graça, paz, descanso, conforto e esperança .

Dirijo-me agora, em último lugar, à promessa oferecida a todo aquele que vem a Cristo. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. A promessa de nosso Senhor Jesus Cristo, na passagem bíblica que estamos meditando, é de certa forma peculiar. De forma singular, ela é rica em encorajamento a todos quantos sentem sede espiritual e vêm a Ele em busca de alívio, e, por essa razão, ela merece atenção especial.

A promessa que está diante de nós possui um alcance muito maior: ela parece referir-se a muitos outros além daqueles para os quais Ele falou. Creio que o Senhor queria que compreendêssemos que aquele que vem a Ele pela fé não tem apenas um suprimento plenty para todas as necessidades de sua alma, como também se torna uma fonte de bênçãos para a alma de outros. O Espírito que habita nele fará dele uma fonte de benefícios para o seu semelhante, de sorte que fluirão dele, “rios de água viva”, até o ultimo dia.

Que possamos nos agarrar a esta visão da promessa de nosso Senhor, sem esquecê-la jamais. Pense na bênção de ser um rio de água viva para outros.”*

E isto o que sentimos nos trabalhos da Associação Evangélica Beneficente David Rowe. Todos unidos num mesmo propósito: sermos a presença do amor tangível de Deus, um “rio de água viva” para aqueles que ajudamos.

(* Extraído e adaptado de “Sede Aliviada”, in Santidade – sem a qual ninguém verá o Senhor, de J. C. Ryle)

Vivianne Delgado – Diretora de Relações Públicas

doações

CNPJ 04.111.197/0001-97

Itau

Ag 8545

c/c 00791-9

Bradesco

Ag 2297-7

c/c 104.898-8

Quem tem sede venha a fonte?

O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça.

– Versão NTLH (New Tradução na Linguagem de Hoje)

Estou com sede ou cede?

– Nesse calor, estou sentindo muita sede. – Estive na sede da empresa essa tarde. – Talvez o médico sede ela para aliviar a dor. A palavra cede é a conjugação do verbo ceder na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Tanto “sede” quanto “cede” existem na lingua portuguesa. A diferença está na classe gramatical e no significado: enquanto uma é um substantivo e significa a vontade de beber, a outra é uma conjugação do verbo ceder.

Entenda um pouco mais sobre as diferenças e a aplicação dos vocábulos.

noun sede

Quando adotada com o sentido de vontade de beber, a palavra sede deve ser pronunciada com a vogal fechada na primeira silaba. Porém, esse vocábulo pode adotar outros significados na língua portuguesa.

Sede também pode significar uma cidade, empresa, prédio ou estabelecimento principal. Pode ainda ser a conjugação do verbo sedar. Confira as diferenças nas frases abaixo:

– Nesse calor, estou sentindo muita sede.

– Estive na sede da empresa essa tarde.

– Talvez o médico sede ela para aliviar a dor.

Verb cedar

A palavra cede é a conjugação do verbo ceder na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Não pode ser aplicada em significado different de abrir mão de algo.

Conseguiu entender a diferença? Continuation acompanhando os textos da UNIOrka. Estamos semper tentando esclarecer suas duvidas!

FONTS

Sede ou cede: qual é o certo?

https://comoseescreve.net/sede-ou-cede/

O que é preciso fazer para ser santo?

Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

After a 1983 reform of the Código de Direito Canônico, os obstáculos e as exigências para a canonização na Igreja Católica diminuíram. O papa João Paulo II, que promulgou o novo código, chegou a proclamar 476 santos e 1,314 beatos em 25 anos de pontificado. Para ser Considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: Confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exige a comprovação de um milagre.

O primeiro passo, geralmente dado pelo bispo da diocese à qual pertence o aspirante (dificilmente antes dos cinco anos posteriores à sua morte), é fazer uma investigação para Confirmar que o candidato tenha “fama de santidade” e mereça ser canonizado. O próprio bispo ou um “postulador” (espécie de advogado de defesa) levam a proposta à Congregação para as Causas dos Santos – conhecida como “fábrica de santos” – que dá (ou não) o aval para iniciar o verdadeiro processo das “virtudes heroica”.

O postulador deve reunir todas as provas de “santidade” do candidato – depoimentos, cartas e escritos – para demonstrar que este praticava de forma heroica e continuada as virtudes da fé. Todas essas informações são passadas ao “promotor da fé” (antigamente chamado de “advogado do diabo” porque criava obstáculos no caminho do candidato), que hoje ajuda indiretamente o futuro santo a demonstrar suas qualidades.

Durante esta etapa, os teólogos consultores, os cardeais e até o papa podem opinar no processo. Se as virtudes forem Confirmadas, ainda é necessário comprovar a existência de pelo menos um milagre, o que não é tarefa fácil. A “fábrica de santos” contains an ajuda de uma equipe de 70 medicos e vários especialistas para isso, e o indivíduo supostamente curado pelo santo deve ser submetido a uma série de estudos clínicos. Para, finalmente, ser Considerado santo, é preciso comprovar mais um milagre. O beato, então, é canonizado, e entra no rol das santidades da Igreja Católica.

O milagre é considerado uma cura de forma instantânea, perfeita, duradoura e inexplicável cientificamente, como a de uma doença incurável ou muito difícil de set tratar. No case of Madre Teresa de Calcutá, foi a cura inexplicável do câncer de estômago da jovem indiana Monica Besra, de 35 anos, salvando-a da morte em 1998.

(Com Agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Por que eu devo ser santo?

A graça está em Cristo Jesus, Ele é o Senhor da graça. É a renovação que nossa alma e nosso coração precisam! Por isso, se queremos ser santos, isso é muito importante: santidade é uma escolha, uma opção, uma decisão de luta, de empenho e entrega à vontade de Deus.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Deus quer que sejamos santos (Lc 11:47-54)

Começo com a ultima expressão: foi no “amor” que o Pai nos escolheu. Antes de nos escolher, foi no amor que o Pai nos criou à Sua imagem e semelhança.

Para que o Pai nos criou? Deus nos fez para que fôssemos santos e irrepreensíveis, porque Ele é todo santo e irrepreensível, e não se deixa levar por nenhum erro ou mal. É verdade que nossa natureza ficou indisciplinada, mal inclinada e, muitas vezes, deixamos de ser santos, não conseguimos ser puros como precisamos ser.

A graça de Deus nos purifica e nos renova. E onde está a graça de Deus? A graça está em Cristo Jesus, Ele é o Senhor da graça. É a renovação que nossa alma e nosso coração precisam!

Por isso, se queremos ser santos, isso é muito importante: santidade é uma escolha, uma opção, uma decisão de luta, de empenho e entrega à vontade de Deus. Não é aquela preocupação de ser o “santo do altar”, comes from São Francisco, São Paulo, Santo Inácio de Loyola and tantos outros santos que a Igreja e o povo canonizaram e aclamaram.

Sejamos santos na medida em que podemos e devemos ser santos. Um pai santo, uma mãe santa, um padre santo, um jovem santo, uma moça santa. Isso não é beatice, pelo contrario, é apenas corresponder à graça que um dia fomos chamados a ter, aquela mesma graça que recebemos em nosso batismo.

Não podemos fazer da santidade uma questão de brincadeira, não podemos ficar tirando sarro, menosprezando as pessoas que procuram ser virtuosas, crescerem na oração, na piedade e na vontade de Deus, porque isso é obrigação de todos nós.

É verdade que a santidade não é simplesmente levar uma vida beatíssima, em altíssimo grau de oração. Ainda que seja imprescindível para que a graça da santidade cresça em nós. A via da oração é a via de união e comunhão com Jesus, é a via pela qual o Espírito age e nos liberta!

A santidade precisa ser Vivida nos atos, nos gestos e attitudes. Há santidade no querer fazer o bem aos outros, há também a santidade daqueles que rezam muito e fazem tanto mal aos outros. Isso não é santidade! Há outros que falam e escutam a Deus, têm diálogos intermináveis ​​​​com Ele, mas não sabem dialogar com o próximo, na sua casa, não sabem ouvir a pessoa do outro… isso também não é santidade.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d’Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo!

Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar! Para este grande empreendimento divino de nos fazermos, de fato, à imagem e semelhança desse Deus que é santo e irrepreensível.

Deus abençoe você!

Onde na Bíblia diz que devemos ser santos?

Deus quer que sejamos santos (Lc 11,47-54)

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Deus quer que sejamos santos (Lc 11:47-54)

Começo com a ultima expressão: foi no “amor” que o Pai nos escolheu. Antes de nos escolher, foi no amor que o Pai nos criou à Sua imagem e semelhança.

Para que o Pai nos criou? Deus nos fez para que fôssemos santos e irrepreensíveis, porque Ele é todo santo e irrepreensível, e não se deixa levar por nenhum erro ou mal. É verdade que nossa natureza ficou indisciplinada, mal inclinada e, muitas vezes, deixamos de ser santos, não conseguimos ser puros como precisamos ser.

A graça de Deus nos purifica e nos renova. E onde está a graça de Deus? A graça está em Cristo Jesus, Ele é o Senhor da graça. É a renovação que nossa alma e nosso coração precisam!

Por isso, se queremos ser santos, isso é muito importante: santidade é uma escolha, uma opção, uma decisão de luta, de empenho e entrega à vontade de Deus. Não é aquela preocupação de ser o “santo do altar”, comes from São Francisco, São Paulo, Santo Inácio de Loyola and tantos outros santos que a Igreja e o povo canonizaram e aclamaram.

Sejamos santos na medida em que podemos e devemos ser santos. Um pai santo, uma mãe santa, um padre santo, um jovem santo, uma moça santa. Isso não é beatice, pelo contrario, é apenas corresponder à graça que um dia fomos chamados a ter, aquela mesma graça que recebemos em nosso batismo.

Não podemos fazer da santidade uma questão de brincadeira, não podemos ficar tirando sarro, menosprezando as pessoas que procuram ser virtuosas, crescerem na oração, na piedade e na vontade de Deus, porque isso é obrigação de todos nós.

É verdade que a santidade não é simplesmente levar uma vida beatíssima, em altíssimo grau de oração. Ainda que seja imprescindível para que a graça da santidade cresça em nós. A via da oração é a via de união e comunhão com Jesus, é a via pela qual o Espírito age e nos liberta!

A santidade precisa ser Vivida nos atos, nos gestos e attitudes. Há santidade no querer fazer o bem aos outros, há também a santidade daqueles que rezam muito e fazem tanto mal aos outros. Isso não é santidade! Há outros que falam e escutam a Deus, têm diálogos intermináveis ​​​​com Ele, mas não sabem dialogar com o próximo, na sua casa, não sabem ouvir a pessoa do outro… isso também não é santidade.

Santidade é ser justo, é saber dar a Deus o que é d’Ele. É saber tratar com amor, com ternura e com muito respeito o seu próximo!

Deus quer e Sua graça em nós age para que sejamos santos. Foi para isso que Deus nos escolheu e é para isso que precisamos nos esforçar! Para este grande empreendimento divino de nos fazermos, de fato, à imagem e semelhança desse Deus que é santo e irrepreensível.

Deus abençoe você!

Como o jovem pode purificar o seu caminho?

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Esboço de Pregação ou estudo biblico para jovens, baseado em Salmos 119: 9-16.

A juventude é uma fase muito difícil e por este motivo é o momento da vida de maiores vitórias mas também de grandes derrotas e dificuldades de lidar com emoções e decisões que podem refletir pelo resto da vida.

O jovem é alguém que já está biologicamente pronto para a vida adulta e suas responsabilidades mas que a sociedade atualmente persiste em dizer que ele deve esperar ainda mais e isso gera uma frustração ainda maior nele.

Viver a juventude como vemos atualmente é algo novo e que na realidade não confere com a vontade do jovem para a criação de Deus e por isso muito jovens tem enfrentado muitos desafios, tristezas, e até depressão profunda e mesmo o suicídio!

Olha o que diz o blog “Prevenção ao Suicídio”:

“Os jovens merecem cuidado redobrado, pois é na faixa etária between 15 and 29 que encontramos os maiores índices de crescimento globais de suicídios. Em 2012, a morte voluntaria foi a segunda causa de morte de jovens no mundo, e no Brasil o cenario é similar.

​De acordo com o relatório Jovens no Brasil 2014 – do Governo Federal -, between 1980 and 2012, registered by 90.41%, no number of suicídios, nessa faixa etária no país, passando de 1,523 para 2,900. Mas é preciso levar em Consideração o crescimento populacional, por isso, o mais adequado é observar o histórico das taxas globais (por 100 mil habitantes). Ambos apresentaram elevação expressiva between the years 2000 and 2012.

​Entre 1980 and 2012, na category “causas externas”, também conhecidas como causas não naturais ou violas – classificação do Ministério da Saúde –, o suicídio só perdeu para acidentes de trânsito e homicídios, que ocupa o primeiro lugar na causa de morte dos teenagers. Important Citar que em 2012, 71.1% das mortes no Brasil se encaixaram nessa categorya, contra 50% em 1980.”

O que a biblia fala sobre o jovem?

Neste cenário vemos que algo tem mudado e isso tem gerado danos muito grandes na vida dos jovens! Mas o que a biblia fala sobre o jovem? Levantei aqui com base em textos biblicos o que vemos a biblia falar sobre juventude:

Inexperiente Está em fase de aprendizado e por isso precisa seguir conselhos

Está em fase de aprendizado e por isso precisa seguir conselhos

Está no início da vida e por isso pode fazer as melhores escolhas para garantir um futuro e velhice de alegrias

Alguém que possui vigor e força em sua juventude

Alguém que deseja se alegrar em seu coração e se sente atraído por esta. Alguém facilmente levado por paixões proprias da idade.

Alguém que pode vir a ser facilmente enganado por pessoas maliciosas

Por isso Deus quer que o jovem o busque ainda jovem para que sua vida seja diferente e tenha significado! Por isso vamos estudar este salmo em como o jovem pode dar melhor significado a sua juventude!

Salem 119:9-16

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conform a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito es tu, O senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declare todos os juízos da tua boca. Consequently tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.” Salmos 119:9-16

Vamos dividir o Salmo in 3 moments of meditation:

1. A questão – o caminho do jovem puro

119:9 – A GRANDE PERGUNTA PARA MEDITAÇÃO – A pergunta e a resposta sobre o caminho do jovem puro

APLICAÇÃO: Você jovem tem se feito esta pergunta? Você tem se preocupado com sua pureza e seus caminhos se estão agradando a Deus? Se não então você precisa entender que seguir um caminho que não é puro vão trazer a você apenas mais dor e sofrimento com a promessa de um futuro melhor mas que não vai te suprir.

Deus criou o mundo e a vida com uma dinâmica própria e que para funcionar bem deve seguir os padrões que Ele definiu na criação e isso é o que chamamos da Lei de Deus e sua moral que é representada na criação e na maneira como ela se relacionam.

Quando nós buscamos viver vidas puras isso significa que estamos na luta por viver conforming to Lei moral e a criação de Deus e isto nos preenche o vazio de significado que tira nossa alegria de viver!

Portanto você só vai achar a alegria verdadeira se viver dentro do padrão da Palavra do Senhor e isso não são ameaças, mas constatação da verdade! A Lei de Deus não se trata de uma cerca de limitação mas um muro de protected!

2. Refletindo sobre si mesmo

119:10 – A EXPRESSÃO DE UM CORAÇÃO CONTRITO – A constatação do desejo do coração do salmista e sua oração para que Deus o mantenha na obediência aos mandamentos

119:11 – A LEMBRANÇA DE UMA JUVENTUDE FIEL – A confirmation for Salmista sobre sua attitude e motivação de guardar no coração a Palavra de Deus

119:12 – O DESEJO DO SERVO DO SENHOR – O desejo do salmista pelo louvor ao Senhor e aprendizado dos decretos

APLICAÇÃO: Reflita agora e se faça esta pergunta: Você tem desejado ao Senhor deste jeito?

Sendo filho de Deus precisamos desejar ao Senhor assim ou então não nos entregamos de verdade ao Senhor mas estamos querendo usar Ele para nossos objetivos!

Não existe outra forma de relacionar-se com o Senhor com profundidade se não o amarmos de todo nosso coração, alma e entendimento! Você pode mudar agora! Então arrependa-se e seja um jovem como o salmista foi ou é!

3. Attitudes e desejos de um jovem que quer honrar ao Senhor

Alguém que busca ao Senhor e deseja o servir com verdade precisa agir de algumas maneirasse batalhar nelas para garantir um futuro que glorifique ao Senhor e o traga alegria para que se lembre do seu Senhor em sua mocidade antes que venham os maus dias e não tenham neles prazer :

119:13-16—Attitudes e desejos daquele que deseja manter puro o seu caminho

119:13 – O salmista afirma repetir com sua boca as leis de Deus

– FALA SOBRE A LEI DO SENHOR

Ele ama a Lei de Deus e o que Deus diz sobre o que diz! É como alguém que ama dizer o nome de sua namorada! Ele ama o que Deus ama e diz o que Deus diz!

119:14 – Ele se alegra em seguir os testemunhos do Senhor

– TEM ALEGRIA EM SEGUIR OS TESTEMUNHOS

Os testemunhos de Deus são aqueles que indicam o relacionamento de Deus com o seu povo como suas alianças e pactos. Este se alegra em tornar visível o relacionamento de Deus com o seu povo por meio dos testemunhos que Deus Providenciou para atestar sua verdade absoluta.

119:15 – Ele medita nos preceitos e da atenção as veredas do Senhor

– MEDITA NOS PRECEITOS

Ele não se contenta apenas em conhecer a conduta de vida mas deseja meditar e internalizar o entendimento do que significa a conduta que agrada a Deus

– DÁ ATENÇÃO AS VEREDAS

Ele atenta por seguir o caminho que honra a Deus e que está no centro da vontade de Deus.

119:16 – Ele tem prazer nos decretos en não se esquece da Palavra

– TEM PRAZER NOS DECRETOS

Ele tem prazer ao saber que a vontade de Deus é soberana e que ele a torna visível nas coisas que faz em sua lei e sua criação

– NÃO ESQUECE DA PALAVRA

Ele deseja e pensa na Palavra do Senhor como guia para sua vida e poeta para sua alma

APLICAÇÃO: A Palavra de Deus nos confronted e precisamos saber o quanto estamos nos despindo do velho homem e nos revestindo do novo homem, nos konheçamos a vontade de Deus para que conheçamos a boa perfeita e agradável vontade de Deus não nos compliant com este mundo mas sendo renovados em nossos entendimento!

Estou agora te konfrontando com a Palavra e te pergunto o quanto você tem seguido este padrão descrito neste jovem ou seguido o padrão que o mundo deseja de você? Jesus disse quem comigo não ajunta espalha! O profeta disse no AT que o Senhor diz ao povo eis que apresenta pra você dois caminhos um de vida e outro de morte e então qual vocês escolhem?

Não existe meio termo nas coisas de Deus ou você é Filho de Deus e servo de Cristo ou Filho do diabo e servo do mundo! Nao podemos servir a dois senhores!

Jovem estou hoje te presentando dois caminhos e te pergunto qual você temferredido seguir? O que você Preferred seguir é este que vai define teu futuro e quando vierem os maus dias você terá prazer neles?

Que sejamos imitadores de Cristo?

“Falando a verdade” mostra a importância de ser um “imitador” de Cristo. A Bíblia diz em Efésios 5: 1,2: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

A Bíblia diz em Efésios 5:1,2: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrificio a Deus, em cheiro suave”. É justamente essa a proposta do project “Falando a verdade”, promovido pela equipe da Capelania do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta. Realizada nos dias 11, 18 e 19 de setembro, a iniciativa levou os estudantes a avaliar se têm feito as suas escolhas de vida a partir do exemplo de Jesus Cristo.

Ação destinou-se aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, and contou com palestras and apresentações artísticas sobre os ensinamentos de Jesus registrados na Bíblia. Iana Coimbra, Rede Globo rapporteur and former Colégio Batista student, for the Palestinian investigations and the sequel sobre or que tem feito para ser uma imitadora de Cristo em sua vida. Em um bate-papo bem intimista, a reporter compartilhou que Jesus a ajuda a enfrentar os muitos desafios que Surgem devido à sua profissão. “Eu sei em quem tenho crido”, confirmed.

Durante a participação no “Falando a verdade”, Iana se emocionou ao recordar os tempos Vividos e os sonhos que planejou quando ainda era estudante do Batista. Pelas redes socialis, ela reforçou o recado deixado aos estudantes durante o eventto: “Se eu nunca pude voltar no tempo pra encorajar a mim mesma, na terça olhei para aqueles estudantes sentados à minha frente, lembrando das minhas próprias inseguranças e pude falar: ‘ Nao se preocupem. Vai dar tudo certo. Descubram quem vocês são. (…) E escrevam histórias dignas de serem contadas'”.

Roberto Maranhão, pastor and missionary of the Convenção Batista Mineira, Também foi preletor do evento e compartilhou algumas experiências no trabalho que realizou com refugiados na Alemanha. Além disso, o pastor fez uma presentedação de teatro com bonecos e dinâmicas para mostrar como cada pessoa é importante para Deus. Maranhão ainda encorajou os estudantes a semper falarem a verdade e discorreu sobre a importância da família.

O que diz o Salmo 42?

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

Pr Luciano R Peterlevitz

introduction

Alguns acham que depressão é “frescura”, “coisa de gente desocupada”. Outros acham que é sinal de falta de fé ou sinônimo de carnalidade: “crente que é crente não tem depressão”; “se tem depressão é porque está em pecado”. Lamentavelmente a pessoa depressiva é alvo de comentários preconceitos. Os amigos de Jó estão por aí.

A depressão é uma doença psiquiátrica que produz sentimentos de tristeza, desânimo, desesperança, desencanto, e pode levar a pessoa ao suicídio. Kátia Regina GoebelNichele, psicóloga cristã, compare essa doença da alma com a experiência de passar por um túnel escuro e longo.[1]

O Salmo 42 foi escrito por alguém que estava com alma abatida e perturbada (v.5,11). Passava pelo tunnel sombrio da depressão.

Salmo 42: Considerações preliminares

Os Salmos 42 and 43 are interligated. Em vários manuscritos hebraicos eles compõem um único poeta. Esses dois Salmos pertencem ao conjunto dos Salmos “dos filhos de Corá (Salmos 42-49). De todos os Salmos dos filhos de Corá, somente o Salmo 43 não recebe o cabeçalho (título sobre o Salmo), isso porque este Salmo 43 é uma continuação do Salmo 42.

Além disto, os Salmos 42 e 43 possuem um mesmo estribilho (42.5, 11; 43.5), que evidência ainda mais o elo entre esses dois poetas.

Portanto, quem lê o Salmo 42, não pode perder de vista o Salmo 43.

Quero destacar duas informações do cabeçalho do Salmo 42:

“Salmo didático” (Hebrew maskil): um salmo escrito com objetivo didático. O salmista quer nos ensinar a superar o abatimento da alma.

Passar pelo túnel escuro da depressão é angustiante e tenebroso, mas é confortante saber que outros, antes de nós, já trilharam por esse caminho sombrio, e, com a graça de Deus, conseguiram alcançar a luz no final do túnel.

Filhos de Cora. Eram Levitas responsáveis ​​​​pelo ministério da música no templo de Jerusalem (2Cr 20.19). O levita que escreveu o Salmo 42 era alguém envolvido no ministério do Templo de Jerusalem. Apesar de compromisso com a obra de Deus, e passar de sua comunhão com Deus e com outros irmãos, passou pelo túnel escuro da depressão.

O comunhão com Deus não nos isenta da depressão. os crentes, por mais santos e consagrados que sejam, ainda que sejam atuantes na igreja, estão sujeitos ao abatimento da alma. O ousado profeta Elias enfrentou a cavern da depressão, a ponto de desejar a propria morte (1Rs 19.4). Davi, homem segundo o coração de Deus, esmagado pela culpa, experimentou grande aflição de alma e seu coração gemia (Sl 38.8). O profeta Jonas deixou o ódio e a amargura tomarem conta do seu coração, e o clamor suicida esteve em seus lábios (John 4:3). Paulo, o homem que foi arrebatado ao terceiro céu, passou por momentos de profundos abatimentos a ponto de se desesperar da própria vida (2Co 1.8). O proprio Jesus, o Homem Perfeito, soou gotas de sangue, e orou com grande agonia na alma (Lc 22:44). Jesus não era pecador, e mantinha constante comunhão com o Pai, e mesmo assim sofreu terrível angústia. Conclusion: se entramos em uma depressão is so não significa necessariamente que estamos afastados de Deus. Depressão não é sinônimo de incredulidade ou carnalidade.

“Somos todos feitos de carne e osso. Eis a razão pela qual não somente Davi, mas muitos homens de fé, mesmo tendo sido grandes instrumentos de Deus, viveram momentos de grande angústia e sofrimento, reagindo de modo que jamais imaginamos.” (Kátia Regina Goebel-Nichele).

A circunstância do Salmo 42

O autor dos Salmos 42 e 43 estava “no monte Hermon” (42.6), na nascente do rio Jordão, ao norte da terra de Israel. Kidner explica: “É o lamento de um cantor do Templo exilado no norte, perto do nascente do Jordão, que anseia por estar de volta na casa de Deus, e que transforma seus anseios em fé resoluta e esperança do próprio Deus.”[2 ]

Os sinais da depressão

O salmista demonstra alguns sintoma da depressão:

O choro continuo (v.3)

“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”. Ao parece, o salmista perdeu o apetite. Nao se alimentava corn. O seu único alimento eram suas lágrimas.

Aquele levita chorava dia e noite. Absorveu as palavras ofensivas dos seus interlocutores. Estes continuamente perguntavam para aquele sofredor: “O teu Deus, onde está?” (V.3,10).

nostalgia (v.4)

O filho de Corá se lembra dos momentos festivos, quando estava entre a “multidão do povo” / “multidão em festa”. Três vezes por ano os israelitas peregrinavam para o Templo de Jerusalem, para comemorarem as três grandes festas anuais: páscoa, pentecostes e tabernáculos (Êx 23.14-17). Para aquele levita, as peregrinações alegres eram coisas do passado.

Alma abatida e perturbada: (Vv.5,6,11)

“Por que estás abatida, ó minha alma?”. About “estar abatido” tem o sentido geral de “estar curvado”. Ness versos 5.6 and 11 means “estar derrubado, desesperado”. O salmista descreve a desintegração da sua alma, a dissolução do seu poder vital interior.[3]Ele estava totalmente sem ânimo, sem força para continuar a vida. “Porque te perturbas dentro de mim?” poderia ser traduzido como “Porque gemes dentro de mim?”. A alma daquele levita está perturbada, inquieta, angustiada. Dentro dele so havia gemidos de dor.

Sensação de afogamento (v.7)

“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim” (NVI). As ondas de Javé afogavam aquele sofredor. Ele tinha a sensação de estar se afogando (cf. Sl 88.17). Sentia falta de ar, um sintoma comum de quem experimenta crises de ansiedade.

Dores fisicas (v.10)

“Esmigalham-se-me os ossos”. O salmista descreve o “despedaçamento” (Hebrew beretsa h) dos seus ossos, uma referência às suas dores físicas (Sl 38.3). A palavra utilizada aqui (beretsah ) refere-se ao assassinato (Es 21.22[27]). Tratar-se-iade uma ferida mortal,[4] causada pelos insultos dos blasfemadores que dirigiam palavras ofensivas para o levita depressivo. As palavras hostis daqueles críticos entraram em sua mente, assediaram o seu coração e adoeceram a sua alma. Resultado: o seu corpo adoeceu. Quando a alma adoece, o corpo padece. As aflições da alma resultam em dores físicas: dor de estômago, dor de cabeça, dores nas costas, no ombros e na nuca.

A cura para alma abatida

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a Expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança. Ele não somente presenta o túnel escuro da depressão, mas também indica o caminho para sair desse túnel.

Como vencer a depressão?

1. Tenha sede de Deus: v.1-2

V.1: A corça é um animal que consegue farejar as correntes de água. Nos lugares secos, ela suspira pelas aguas. Tu mesmo modo, o salmista deseja o senhor.

V.2: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?“. Ao se referir a Deus como o “Deus vivo”, provavelmente o salmista presenta an imagem de Deus como a “água viva” (Jr 2.13; 17.13).[5]A sede da corça é saciada pelas correntes de águas. Do mesmo modo, a sede espiritual do salmista só será saciada pelos rios das águas vivas que brotam do trono de Deus.

As aguas das poças lamacentas não matam a sede. Precisamos das correntes de aguas. Quando passam pelo deserto da depressão, muitos tentam matar a sede da alma com soluções paliativas: comida, bebida, drogas, consumismo, pornografia, entretimento (Netflix, redes sociais etc.). Outros optam pelo mais tragico: o suicídio. Outros querem saciar a sede da alma se entregando ao trabalhando excessivo, achando que, ocupando a mente, poderão satisfazer o suspiro da alma. Outros, ainda, se dopam de medicação.

Jr 2.13: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”.

Jesus disse: “aquele que crer em mim do seu interior fluirão rios de águas vivas” (John 7:38).

No final do v.2, o sofredor expressa o seu maior desejo: “quando irei e me verei perante a face de Deus?”. No Antigo Testamento, ir “perante a face de Deus” or “ver a face de Deus” means Comparecer diante de Deus no santuário (Êx 23.17; Sl 84.7).

John Piper observa algo muito importante sobre o desejo do salmista aqui no Salmo 42.1-2: “O que torna isto tão lindo, tão decisive para nós, é que a coisa principal que o deixa sedento não é o alívio de suas circunstâncias ameaçadoras. Ele não está sedento principalmente por escapar de seus inimigos ou pela destruição deles.”[6]

Piper explica: “Não é errado querer alívio e orar por isso. Às vezes é correto orar pela derrota dos inimigos. Porém mais importante do que qualquer um destes motivos é Deus por Si próprio”.

Qual o nosso maior desejo: o alívio da dor ou a presença de Deus? Talvez não temos conseguido aquilo que mais queremos porque não temos desejado aquilo que mais precisamos.

2. Admita o problema: v.5.6

O salmista Bekenna que estava abatido e desesperado. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (42.5.1; 43.5). Ele estava arrebentado por dentro.

Diante de uma situação de aflição, muitas vezes queremos convencer a nós mesmos e aos outros que estamos bem, quando, na verdade, estamos com a alma prostrada. Muitos não querem allowir que estão passando pelo tunnel escuro da depressão.

Responda Sinceramente: Você está bem mesmo?

3. Nao desista de lutar

O levita que escreveu o Salmo 42 estava lutando por esperança. “Ele não está se rendendo às emoções de desânimo. Ele está contra-atacando.” (Johannes Piper).

O Senhor “espera de nós uma resposta racional, uma cooperação que reflita os recursos com que nos dotou. A nossadependência de Deus não nos isenta de cumprirmos a nossa parte.” (Kátia Regina Goebel-Nichele).

Um velejador sabe quedepende do vento para levar o seu barco ao lugar desejado. Mas ele precisa içar as velas, expondo-as à pressão do vento. Ele precisa posicionar as velas contra ou a favor do vento, para seu que seu barco movimente-se na direção almejada.

Para que nossa vida não naufrague no oceano da depressão, precisamos que o Senhor sopre em nós o seu fôlego de vida. Mas nos precisamos içar as velas. Precisamos voltar nossos pensamentos para Sua Palavra. Precisamos nos levantar para lutar contra o desânimo.

4. Pregue para sua alma: vv.5:11

No. v.5 e 11, o salmista fala consigo mesmo.

Martin Lloyd-Jones propõe a seguinte explicação para esses versos:

Estou dizendo que o maior problema em toda essa questão de depressão espiritual, num sentido, é que Permitimos que o nosso “eu” fale conosco, em vez de nós falarmos com o nosso “eu”… Já perceberam que uma grande parte da infelicidade e perturbação em suas vidas provém do fato, que estão escutando a si mesmos em vez de falar consigo mesmos?

Por example, Considerem os pensamentos que lhes vêm à mente quando acordam de manhã. Vocês não os originaram mas esses pensamentos começam a “falar” com vocês, trazendo de volta os problemas de ontem, etc. Alguém está falando. Quem está lhes falando? O seu “eu” está falando com vocês. Ora, o que o salmista fez foi o seguinte: em vez de Permissionir que esse “eu” falasse com ele, ele começou a falar consigo mesmo. “Por que estás abatida, ó minha alma?” ele pergunta. Sua alma estava deprimida, esmagando-o. Por isso ele se dirige a ela, dizendo: “Ouça por um momento, eu quero falar contigo”.[7]

Precisamos aprender a ter controle sobre nós mesmos. Komo? Falando conosco mesmo. “Tendo feito isso”, diz Lloyd-Jones, “termine com esta nota de triunfo: desafiea si mesmo, desafie os outros, desafie o diabo e o mundo todo, dizendo com este homem, ‘Eu ainda o louvarei. Eleé a salvação da minha face[8], e o meu Deus”.[9]

Precision dizer constantemente para mim mesmo:

“Espera in Deus, Luciano. Espera in Deus. Você irá louvá-lo novamente. Esse sentimento de tristeza vai passar. Esse tempo de angústia vai chegar ao fim. Nao fique abatido. Hoje minha alma está curvada, mas amanhã ela está restaurada. Olhe para Jesus. A luz ira nascer. Um novo vai amanhecer.”

Se for necessário, coloque uma placa bem grande em algum lugar bem visível da sua casa: “Espere em Deus”.

5. Reafirme a esperança em Deus: v.5, 11

Quando pregamos para nós mesmos, reafirmamos a nossa esperança em Deus.

Como já falamos, a depression pode ser comparada com an experience de passar por um tunnel escuro. O tunel poder ser longo e sombrio. “Mas sabemos também que os tuneis semper têm uma saída. Os tuneis nunca são um fim em si mesmos. Eles existem para transport obstáculos. Não existem situações difíceis o bastante para as quais Deus não possa suprir uma saída.” (Kátia Regina Goebel-Nichele).

“Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (42.5b[10]; 11b; 43.5).

No final desses versos, o Hebraico diz: “eu ainda o louvarei, ele é a salvação da minha face e Deus meu”. O homem de alma abatida afirma que sua “face” seria restaurada pelo Deus Salvador. A “face” expressa o que está no coração (Gn 4.5,6; Pv 15.13). Ao afirmar que Deus é a “salvação” da sua “face”, o salmista está dizendo que o Deus Salvador iria restaurar sua saúde emocional.

Como está a sua face? O seu rosto está decaído? Talvez no face[facebook]a sua face esteja bonita. Mas em casa, quando você está sozinho, comofica a sua face? A sua face do face é mesma de sua casa? Lembre-se: Deus é o salvador das face! Quando Ele infunde em nós sua alegria indizível, nossa aparência é transformada.

6. Lembre-se de Deus no presente para ter um futuro melhor: v.6

Quando se lembrava do passado, o coração do salmista se enchia de tristeza (v.4). Ele trazia à memória aqueles momentos que celebrava ao Senhor no meio da multidão do povo de Deus. Contudo, ele conseguiu superar a nostalgia. Nao se tornou prisioneiro do passado. Declara a certeza de que um dia voltaria a louvar ao Senhor com a multidão dos fiéis: “Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu” (Sl 43.4).

Muitas pessoas estão presas ao passado. Desejam regressar aos momentos felizes do passado. O passado é idealizado e supervalorizado. “Naquela época, tudo era bem melhor: as igrejas eram melhores, os pastores eram melhores, os jovens eram mais puros, os políticos não roubavam, tinha menos ladrão, etc.” Aqueles que romantizam o passado não agem de forma sábia, conformable ensina o Pregador no livro emEC 7.10: “Jamais digas: Por que foram os dias passados ​​​​melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim”.

A nostalgia do passado pode levar à depressão, principalmente quando relacionada à saudades de pessoas queridas que faleceram. Muitos querem de volta o conjugate que partiu ou o filho que se foi.

Você não pode mudar o passado. Mas Pode Mudar or Futuro. Is it possible? Para responder essa questão, precisamos levantar outra pergunta: como o salmista venceu a melancolia em relação ao passado? Olhemos para 42.6:

“Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão…”.

O salmista se lembra dos feitos poderosos de Deus no passado. Quando os israelitas se lembravam as maravilhas que Deus realizou no passado, eles estavam afirmando que, do mesmo como Deus agiu na história passada, Ele iria agir na história presente. Por isso, o Salmo 105.5 faz a seguinte convocação: “Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos de seus lábios”.

Portanto, precisamos nos lembrar do passado, mas não para ficarmos presos a ele com pensamentos melancólicos, mas sim para nos recordarmos das maravilhas que Deus fez e afirmarmos que, assim como interviu no passado, Deus intervirá com graça em nosso presente. O nosso problema é que nos esquecemos rapidamente das maravilhas que Ele fez.

Tememos o mal do futuro porque nos esquecemos das coisas boas que Deus nos fez no passado.

É importante também Considerarmos o sentido do verbo “lembrar” (Hebrew zakar), aqui no Salmo 42.6. Não é so um recordar (não é meramente trazer à mente pensamentos sobre Deus). Este verbo hebraico, zakar, tem o sentido de “fazer menção, mencionar, recitar”. No Antigo Testamento, zakarocorre junto com outros verbos que expressam o “meditar, falar em voz baixa” (Sl 63.6; 77.3. cf. Jr 20.9).

Jn 2:7: “Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo”. Quando Jonas diz que se lembrou do Senhor, ele está dizendo quefez uma oração audivel.

Os antigos hebreus se lembravam das maravilhas do Senhor recitando os hinos que declaram os feitos poderosos de Deus na história de Israel (cf. 1Cr 16.7,8,12). Alguns exemplos de hinos / récitas que anunciam as grandes obras de Deus são os Salmos 104, 105 and 106.

Portanto, quando o salmista afirma “lembro-me de ti”, não significa que sua mente divagava sobre Deus. E muito mais do que isso. Aquele levita sofredor recitava salmos. Ele meditava nos Salmos, na Palavra de Deus. Orava. Por isso, no final do v.8 ele afirma que, durante à noite, ele entoava um “cântico” e dirigia sua “oração” ao Deus da sua vida. No meio da noite, ele entoava louvores a Deus, cantava os salmos, narrando assim as maravilhas de Deus (cf. Sl105.2,5). “Esta não é uma canção de esperança jubilante. Ele não sente uma esperança jubilante. Ele está buscando uma esperança jubilante.” (Johannes Piper).

É isso que precisamos fazer nos momentos de abatimento: pensar em Deus, não meramente olhando para as nuvens ou para as flores, mas principalmente olhando para Sua Palavra, repetindo as palavras da Sua Palavra, memorizando as Escrituras, falando em voz alta versos da Bíblia , trazendo à memória aquilo que nos dá esperança (Lm 3.21) e dirigindo nossas vozes a Deus em oração. O que nos levanta do abatimento não são os nossos pensamentos sobre Deus, mas sim os pensamentos de Deus sobre nós. Por isso precisamos trazer os pensamentos de Deus aos nossos pensamentos.

Cada pensamento de tristeza precisa ser seguido por dez pensamentos sobre a graça e o amor de Deus. Pare e pense: Quantas vezes no dia você pensa em coisas ruins e quantas vezes no dia você pensa na bondade de Deus revelada na Sua Palavra? Se durante o dia você trazer à mente mil pensamentos sobre a Palavra de Deus e só alguns poucos pensamentos melancólicos, então você estará trilhando o caminho da cura da alma.

7. Reafirme a soberania de Deus: v.7

“Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim” (NVI).

As palavras daquele sofredor podem parecer agressivas. Ele está dizendo: “Deus, o Senhor enviou um mar de águas contra mim; a dor que eu sinto foi enviada por Ti”.

O mar agitado que derrubou o salmista não vinha do diabo, dos homens injustos ou do acaso. Vinha de Deus.

O sofredor do Salmo 88 também reconhece que sua aflição vinha do Todo-Poderoso:

6 Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos. 7 Sobre mim pesa a tua ira; tu me reduces com todas as tuas ondas. 8 Apartaste de mim os meus conhecidos… (Sl 88,6-8).

O apóstolo Paulo, quando fala do seu “espinho na carne”, reconhece que sua dor vinha de Deus “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto(passivo divino) um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” (2Co 12:7).

A soberania de Deus é a derradeira esperança do sofredor. Se foi Deus quem enviou as ondas para afogar a minha alma, então é Ele, e somente Ele, pode salvar do afogamento.

8. Reconheça a graça de Deus: v.8

O Deus que envia as ondas (V.7) é o Deus que envia o seu amor (V.8). Se olhamos somente para soberania de Deus sem o seu amor, entramos em crise.

Não há nada mais confortante para o abatido do que o graça soberana de Deus.

Charles Spurgeon, o príncipe dos pregadores, que lutou toda a vida contra a depressão, declarava: “Temo que toda a graça que eu recebi, dos momentos fáceis e confortáveis, e também das horas alegres que passei, caberia toda ela sobre uma moeda de um centavo. Mas o bem que eu tenho recebido de minhas tristezas, dores, e dissabores é totalmente incalculável… A aflição é a melhor mobília de minha casa. É o melhor livro da biblioteca de um pastor [ou cristão].

9. Faça oração ao Deus da sua vida: v.8

Lá estava aquele sofredor, no meio das trevas, entoando louvores ao Senhor, e orando ao Deus da sua vida.

Ele não somente entoava hinos e ações de graças. Ele também desabafava com Deus. O v.9 revela o que ele orava: “Digo a Deus, minha rocha: por que te esqueceste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?“.

Parece uma pergunta imprópria, não acha?

Mas o salmista está falando com a Pessoa certa.

Nao despeje sua ira nas outras pessoas. Nao desabafe nas redes sociais. Desabafe com Deus.

A sensação do salmista era que ele havia sido leaveado por Deus: “por que te esqueceste de mim?”. Euma pergunta exagerada. Mas é uma pergunta legítima.

Melhor expressar uma dúvida Sincera do que expressar uma certeza insincera.

Apesar de questionar a Deus, o sofredor reconhece Deus como sua rocha: “Digo a Deus, minha rocha” (v.9). Mesmo que Deus derrama sua enxurrada sobre nós (V.7), Ele semper será nossa rocha. Em meios as correntezas, podemos nos apegar à Pedra firme. Em meio as redemoinhos avassaladores, podemos correr ao abrigo do Deus Todo Poderoso.

Conclusion

O salmista depressivo ansiava ver a face de Deus. “Quando irei verei a face de Deus?”, perguntava o sofredor (Sl 42.2).

Como podemos ver a face de Deus? A responsa está em Jesus. Nele, em Cristo, vemos a face de Deus. Jesus disse: “Quem me vê, vê o Pai!” (Jn 14.9).

O crente depressivo do Salmo 42 desejava que Deus lhe enviasse a luz que o conduziria aos tabernáculos do Senhor, ao monte santo da presença de Deus (Sl 43.3). Cristo é a resposta para este desejo. Cristo é a luz que nos leva à presença de Deus. Quando nos convertemos, vemos “a luz do evangelho da gloria de Cristo, que é a imagem de Deus” (2Co 4.4).

Você está passando pelo tunnel escuro da depressão? Que a luz de Cristo brilhe poderosamente em sua vida. Jesus Cristo is a única esperança.

[1]Kátia Regina GoebelNichele, “Sombras no caminho”. Available at: https://www.isaltino.com.br/2010/04/sombras-no-caminho/. Access on 08/19/2020.

[2] Derek Kidner, Salmos 1-72, p. 185

[3] Hans Joachim Kraus, Psalms 1-59: a commentary (Minneapolis: Augsburg, 1988), p. 440

[4] Hans Joachim Kraus, Psalms 1-59: a Commentary (Minneapolis: Augsburg, 1988), p. 440

[5] Allan M. Harman, Salmos (São Paulo: Cultura Cristã, 2011), p. 193

[6] John Piper, “Depressão Espiritual nos Salmos”. Available at https://www.desiringgod.org/messages/spiritual-depression-in-the-psalms?lang=pt. Access on 08/19/2020.

[7] D. M. Martin Lloyd-Jones, Depressão espiritual, 1st ed. (PES/Publicações Evangélicas Selecionadas: 1987), p. 7.

[8] No last do verso, o hebraico diz literalmente: “eu ainda o louvarei, a salvação da minha face”.

[9] D.M. Martin Lloyd-Jones, Depressão espiritual, p. 7.

[10] No texto hebraico, a palavra ‘elohay, “Deus meu” está no início do v.6[7], devendo, contudo, ser transposto para o fim do v.5[6].

Mensagem 01 – Sede santos, porque eu sou santo

Mensagem 01 – Sede santos, porque eu sou santo
Mensagem 01 – Sede santos, porque eu sou santo


See some more details on the topic sede santos porque eu sou santo estudo here:

O que significa “sede santos porque eu sou santo”?

A Bíblia diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Isso significa que a santade de Deus é a razão por que devemos (e podemos) ser santos.

+ View Here

Source: www.respostas.com.br

Date Published: 4/16/2022

View: 7052

‘Sede santos, porque eu sou santo’ | O TEMPO

Ele diz: “Sede santos, porque eu sou santo”. O que distorce a santade é errar o alvo, é o pecado. Para Deus, não existe nem “pecadinho” …

+ Read More

Source: www.otempo.com.br

Date Published: 8/30/2021

View: 5457

Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” … A sociedade contemporânea, tão distanciada de Deus e da Sua Palavra, desenfreada em …

+ Read More Here

Source: ipbguacui.org.br

Date Published: 9/26/2021

View: 4928

Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo

“Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.”, de fato não se trata de uma opção, bem como a estrutura gramatical da frase nos …

+ View More Here

Source: pantokrator.org.br

Date Published: 5/5/2022

View: 1034

Reflexão: “Sede santos porque eu sou Santo!” – Vatican News

Reflexão: “Sede santos porque eu sou Santo!” Celebramos três momentos de santade: o momento passado, o momento presente e o momento futuro …

+ Read More Here

Source: www.vaticannews.va

Date Published: 11/24/2022

View: 2750

DEUS TEM UMA PALAVRA PRA VOCÊ !!!: “SEDE SANTOS”

(Lv 20:7) – “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.” (1 Pe 1:15-16) – “Mas, como é santo aquele que vos …

+ Read More

Source: deustemsempreumapalavrapravoce.blogspot.com

Date Published: 2/6/2022

View: 8935

“Sede santos, porque eu sou santo” (I Pd. 1, 16) – RCCBRASIL

“Sede santos, porque eu sou santo” (I Pd. 1, 16) … As cartas bimestrais oferecem direcionamentos e partilhas espirituais para o trabalho …

+ Read More

Source: www.rccbrasil.org.br

Date Published: 1/15/2022

View: 8568

Busca por “sedes santos como eu sou santo” – acf – Bíblia Online

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. · Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. · Mas, como é santo aquele …

+ View More Here

Source: www.bibliaonline.com.br

Date Published: 10/25/2022

View: 1079

O que significa “sede santos porque eu sou santo”?

A Bíblia diz que devemos ser santos porque Deus é santo. Is so significa que a santidade de Deus é a razão por que devemos (e podemos) ser santos. Santidade é dedicação total a Deus.

Em Levítico 11:44-45 and Levítico 19:2, Deus ordenou os israelitas a serem santos. Eles deveriam ser diferentes de outros povos, procurando servir a Deus em suas vidas. 1 Pedro 1:15-16 Mostra que esse mandamento agora se aplica a todos que crêem em Jesus.

Seyam Santos…

A santidade é principalmente um estado do coração. Quem é santo ama a Deus e é dedicated a Ele.

Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, ele nos torna santos. Nossos pecados são todos apagados e somos purificados (1 Corinthians 6:11). Agora vivemos para agradar a Deus, não para o pecado. Podemos entrar na presença de Deus sem medo, porque já fomos perdoados (Hebrews 10:22).

Essa santidade deve se refletir em nossas vidas. Não podemos mais ficar conformados com o pecado! Com a ajuda de Jesus, podemos lutar contra o pecado em nossas vidas e aprender a viver de maneira diferente (2 Corinthians 7:1). Ainda vamos cometer erros mas, em Jesus, temos poder para mudar.

Veja também: o que é santidade?

…porque eu sou santo

Mas por que a santidade é tão importante? Porque Deus é santo! Deus é inteiramente puro e perfeito (Isaiah 5:16). Ele detesta o pecado mas ama o bem.

Quem ama a Deus não quer fazer o que Deus detesta. Deus nos ama tanto que deu Seu único filho para nos salvar do pecado! Quando entendemos isso, devemos sentir amor e gratidao a Deus.

É impossível retribuir o que Deus fez por nós, mas podemos mostrar nossa gratidão procurando agradar a Deus. E podemos agradar a Deus através da fé e da busca por santidade. Não buscamos mais ser santos por medo de terrível retribuição, mas sim porque amamos a Deus e amamos o bem (Romans 12:1-2).

Leia aqui: o que é santificação?

Nao estamos sozinhos na busca por santidade. O Deus santo e todo-poderoso está conosco, nos ajudando e ensinando com amor e carinho.

‘Sede santos, porque eu sou santo’

Quando lemos nas Escrituras “Sede imitadores de Deus como filhos amados” não significa que iremos imitar a Deus crando uma lua ou um planeta, mas o imitarmos em santidade. Ele diz: “Sede santos, porque eu sou santo”. O que disturbe a santidade é errar o alvo, é o pecado. Para Deus, não existe nem “pecadinho”, nem “pecadão”, todo pecado tem como recompensa a morte. Talvez voce pense que uma mentirinha à toa não faz mal. Querido, não existe mentirinha ou mentira grande, a mentira é uma só, e a consequência é a morte. A Biblia diz que o pai da mentira é o Diabo (João 8.44).

Muitas vezes, as pessoas não compreendem o que é ser cristão. Pensam que é somente ser abençoado com bens materiais. Deus pode dar bens, mas essa não deve ser a nossa motivação, mas viver como Cristo viveu, andar como Ele andou, ser santo como Ele é santo. Hebreus, capítulo 12, versos 1 and 2, nos ensinam a viver assim: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas”. Quais são essas testemunhas? O irmão ao nosso lado é um testemunho, os anjos do Senhor são testemunhas “[…] desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”. Peso é confusão, uma situação que sabemos que está errada, mas a aceitamos na nossa vida. Há uma diferença entre peso e pecado, diz o texto: “Desembaraçando-nos de todo do pecado que tenazmente nos assedia”.

O tempo todo o pecado no assedia, durante as 24h do dia, somos tentados. Jesus foi tentado e não foi apenas no deserto; Ele foi tentado em todas as coisas, como lemos em Hebreus 4, verso 15: “[…] Ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado”. Ele foi assediado como nós somos assediados, a única diferença é que Ele nunca cedeu a uma única tentação.

A única maneira de não pecarmos é termos a consciência, durante as 24 horas do dia, do que está escrito no verso 2, de Hebreus 12: “[…] olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual , em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.

O amor de Christo, nos constrange. Constranger significa embaraçar, deixar sem espaço. Ele está conosco em todo tempo; por isso, não precisamos pedir que Ele venha à nossa presença, como muitos oram. Mas nós é que precisamos viver na presença dEele. Na caminhada cristã, não há uma vida spiritual and otherworldly. Nao existe uma vida na igreja e outra fora da igreja. A nossa fé um relacionamento com o Senhor. Ou Jesus é tudo na nossa vida ou Ele não é nada. O coração do Senhor se alegra em se deleitar em nós, em se regozijar em nós, e isso não é possível quando pecamos. As consequências do pecado são terríveis, destroem, o pecado traz morte.

Dizendo a “grosso modo”: “Um pecado puxa outro pecado”, assim como “uma mentira puxa outra mentira”, e a vida vai se deteriorando. Quando oramos paramos de pecar, quando pecamos paramos de orar.

O propósito de Deus é que sejamos involved da sua santidade, involved da Sua natureza. Nao existe nada mais glorioso na Terra do que fazer parte da santidade de Deus. Muitas pessoas ficam impressionadas com milagres. O milagre impressiona, mas no Último Dia alguns irao chegar diante de Deus edizer: “Senhor, em teu nome eu fiz muitas coisas. Fiz um paralitico andar, um cego ver, em teu nome reali muitas curas”. E o Senhor lhes dirá: “Quem são vocês? Eu não os conheço”. Quando somos santos nos tornamos participantses da santidade de Deus. Temos visto muitos milagres e cremos em milagres, mas o que realmente precisa nos impressionar nas pessoas é a santidade na vida delas. Jesus disse: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.16).

“Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”

(I Pe 1.16)

A sociedade contemporânea, tão distanciada de Deus e da Sua Palavra, desenfreada em seus apetites perverso, demonstra desconhecer totalmente o que significa santidade.

Cabe ao povo de Deus, designado na Bíblia como “nação santa”, demonstrar ao mundo o que é santidade. Como escreve Paulo em Romanos 6.22, “agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”.

Segundo João Wesley, “a conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão”. O compromisso com a santidade é uma característica de todo verdadeiro cristão.

Em I Pedro 1.13 a 25, o apóstolo Pedro discorre sobre a santidade cristã. Esse tema deve merecer nossa atenção e deve ser analisado frequentemente para nos lembrar de que a vida cristã é uma vida de santidade. À luz desse texto biblico devemos compreender:

1. A vida de santidade é um project divino para o povo escolhido

A graça que nos foi trazida na revelação de Jesus Cristo existe na libertação da escravidão do pecado. Pedro argumenta que “não foi mediante coisas corruptiveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (vv. 18:19).

Fomos eleitos e chamados por Deus para a santidade, como escreve Paulo em II Tessalonicenses 2.13: “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”.

O project divino em relação ao mundo criado e, de maneira especial, o ser humano é em todos os aspectos um project de santidade. Após concluir as obras da criação, diz a Bíblia, “viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1.31). Deus fez essa avaliação tão positiva das obras criadas, porque pode ver nelas a perfect, isto é, a plenitude do seu project de santidade. E por isso que as obras da criação reflect a gloria de Deus.

Porém, a queda de nossos primeiros pais, no Éden, desencadeou um processo de deturpação e opposição à ordem santa e perfeita estabelecida por Deus. Essa rebelião teve como consequência a manifestação da ira divina contra o homem. Por meio do dilúvio, Deus derramou o seu juízo (Gn 7:21-23).

A destruição da terra e o recomeço, a partir de Noé e os que com ele estavam, sinaliza novamente que a santidade é um project idealizado na mente e no coração de Deus. Esse projeto tem continuidade no povo eleito por Deus para ser santo, compliant or registro biblio de Levítico: “Não profanareis o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor, que vos santifico, que vostirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 22.32,33). Esse projeto tem continuidade ainda no Novo Testamento, quando indivíduos de todas as nações, povos e raças são chamados em Cristo Jesus, separate and santificados para integrar a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus. Por fim, quando olhamos para os relatos do Apocalipse, contemplate a consolidação do project divino de santidade na Nova Jerusalem, descrita como a cidade santa. A Nova Jerusalem é o símbolo da restauração de todas as coisas e a concretização plena e definitiva do project divino de santidade.

2. A vida de santidade é um imperativo divino aos que foram regenerados em Cristo

É notável nesse texto a forma imperativa Acerca da vida de santidade: “tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos…” (vv. 15 e 16). Deus exige de seu povo vida de santidade! O conteúdo do v. 16 é extraído de Levítico 11.44 e 45, quando Deus disse a Israel: “Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo”.

Fica evidente que a santidade de vida é uma exigência divina. Convictos disso, devemos nos sentir motivados a obedecer a Deus e à Sua Palavra, buscando dia a dia a santidade pessoal. Instruindo a igreja sobre isso, em I Tessalonicenses 4.1 a 3, Paulo escreve: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação”.

Na vida cristã, a santificação pessoal não é algo optional: é uma exigência divina. Mais do que isso, é condição para desfrutar da vida com Deus (Hb 12.14 and 15. Segundo o ensino de Jesus, são “bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8).

3. A vida de santidade é determinada pela santidade divina

No. vv. 15 and 16, Pedro escreve: “segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”.

A santidade é um atributo divino. A santidade de Deus é enfaticamente afirmada no Antigo Testamento e reiterada no Novo Testamento. É como registrou, por exemplo, o profeta Isaías: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua gloria” (Is 6:3).

O caráter santo de Deus se reflete em seus filhos. É evidente que a manifestação dos atributos morais de Deus em nós, como a santidade, por example, não se da na mesma proporção que se manifestam em Deus. Isso, porque nós sofremos a interferência do pecado. Contudo, pela graça de Deus e sob a assistência do Espírito Santo, somos habilitados a desenvolver a santidade pessoal. A santificação é uma obra iniciada pelo Espírito Santo na vida do pecador, o que o leva à conversão; e essa obra não cessa, pois é o espírito que nos assiste dia a dia, até chegarmos ao estágio final da glorificação (II Co 3.17,18.

Consideremos o chamado divino registrado em Levítico 20.7 e 8: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico”.

Pr. Eneziel Peixoto de Andrade

[email protected]

Related searches to sede santos porque eu sou santo estudo

Information related to the topic sede santos porque eu sou santo estudo

Here are the search results of the thread sede santos porque eu sou santo estudo from Bing. You can read more if you want.


You have just come across an article on the topic sede santos porque eu sou santo estudo. If you found this article useful, please share it. Thank you very much.

Leave a Comment